Exercícios para treinar todo o corpo e perder peso
Embora o verão nos motive a ficar em forma, qualquer época do ano é o momento ideal para começar a pensar nos melhores exercícios para treinar todo o corpo e, claro, perder peso. Afinal, quem não deseja ter um corpo esbelto e tonificado, além de melhorar a saúde?
Não há dúvida de que a aparência física se transformou em uma parte muito importante da vida de todos. Trata-se de uma parte da nossa carta de apresentação ao mundo.
É por isso que, tanto pensando na aparência física quanto na saúde, devemos cuidar do corpo por meio de uma série de exercícios. Da mesma forma, é importante seguir uma dieta saudável e balanceada.
Exercícios para treinar todo o corpo
Os exercícios a seguir vão proporcionar um salto de qualidade em sua rotina de trabalho físico.
1. Abdômen
Para trabalhar o abdômen, é necessário seguir uma série de rotinas e exercícios. Para começar, devemos nos posicionar de barriga para baixo no chão, com os braços flexionados e os joelhos esticados, bem como com os cotovelos e antebraços apoiados no chão. Para fazer esse exercício, é necessário se manter completamente em linha reta.
Nessa mesma posição, flexionamos a perna direita para cima e a mantemos ali durante 30 segundos. Depois, fazemos o mesmo com a outra perna.
O próximo exercício para o abdômen é realizado de lado com os pés, o cotovelo e o antebraço apoiados. Você deve manter uma postura de flexão durante 30 segundos. Em seguida, faça o mesmo do outro lado. A ideia é trabalhar o corpo dos dois lados: direita e esquerda.
Depois, na mesma posição do primeiro exercício, você deve levantar cada braço durante 30 segundos e manter o peso do seu corpo em um único braço. Enquanto faz isso, mantenha o core firme.
Lembre-se de que o core tem uma função estabilizadora muito importante. Se você o fortalecer bem, depois poderá realizar exercícios intervalados de alta intensidade com menos risco de lesões. Foi comprovado que são os melhores para estimular a perda de peso.
Veja também: Maneiras perigosas de perder peso
2. Pernas e glúteos
Para tonificar e treinar pernas e glúteos, você pode começar fazendo exercícios de agachamento (em séries de 20). Ao fazê-los, mantenha os braços esticados e as costas totalmente retas. Você também pode fazer flexão de pernas em séries de 15 repetições, flexionando cada joelho esse mesmo número de vezes.
Quando tiver terminado essa rotina, deite-se no chão com as costas apoiadas em posição reta e as pernas flexionadas. Ao mesmo tempo, levante as coxas (o máximo que puder) e repita este exercício com séries de 20 repetições.
3. Braços e peito
Para tonificar os braços e o peito você pode usar pesos ou halteres. Eles são ideais para os exercícios de repetição giratória, em séries de 45, e os alongamentos, em séries de 50 repetições.
Fazer os exercícios com esses pesos e halteres ajudarão você a ganhar força nos braços e nas mãos também, ao mesmo tempo que tonificam os braços e o peito. Para isso, exercite ambos os braços e combine os movimentos e as repetições em cada um deles. Você também pode fazer flexões com os joelhos apoiados no chão em séries de 20 repetições.
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o jejum intermitente
4. Para queimar gordura
Para queimar a gordura acumulada nas pernas, nos glúteos e no abdômen você pode experimentar fazer diferentes exercícios e rotinas. Um deles é se colocar na mesma posição dos atletas antes da largada em uma corrida. Nessa postura, você deve mover as pernas como se fosse correr, mantendo o peso apoiado nos braços. Esse exercício costuma ser chamado de mountain climbing.
Outra alternativa é realizar uma rotina de pulos e flexões combinada com repetições de 15 vezes. Além disso, as rotinas de cardio são muito eficazes, pois ajudam a queimar a gordura acumulada no corpo, nádegas, pernas, braços e abdômen. Preste atenção em como fazer:
- Abra as pernas na largura dos ombros e as mãos na mesma posição das pernas.
- Pule enquanto abre e fecha as pernas de forma simultânea.
- Repita quantas vezes tiver estipulado em seu programa de treinamento.
Uma variável desse exercício é realizar saltos dobrando a perna para cima. Para fazer isso, você deve levar a perna o mais alto possível com os joelhos flexionados. A ideia é manter o outro pé no chão, na ponta, e fazer esse exercício em séries de 20 repetições.
Lembre-se de que é positivo priorizar os exercícios de força em relação aos exercícios de resistência para melhorar a composição corporal. De acordo com um estudo publicado em Medicine and Science in Sports and Exercise, perder muito peso pode afetar a massa magra. Para protegê-la, é necessário trabalhar com pesos.
A dieta é fundamental
Não se esqueça de que para atingir os objetivos é necessário aliar o trabalho físico a uma boa alimentação. Nesse sentido, existem alguns suplementos, como a cafeína, que contam com evidências para reduzir a gordura corporal. No entanto, devem ser introduzidos no âmbito de uma alimentação equilibrada e saudável.
Treine para perder peso
Como você viu, esses exercícios para treinar todo o corpo são simples e rápidos, o que os torna uma maneira ideal de tonificar os músculos e perder peso. Siga essa rotina periodicamente e você alcançará os resultados esperados em um período muito mais curto do que o desejado. Faça o teste!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wewege M, van den Berg R, Ward RE, Keech A. The effects of high-intensity interval training vs. moderate-intensity continuous training on body composition in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2017 Jun;18(6):635-646.
- Weiss EP, Jordan RC, Frese EM, Albert SG, Villareal DT. Effects of Weight Loss on Lean Mass, Strength, Bone, and Aerobic Capacity. Med Sci Sports Exerc. 2017 Jan;49(1):206-217.
- Icken D, Feller S, Engeli S, Mayr A, Müller A, Hilbert A, de Zwaan M. Caffeine intake is related to successful weight loss maintenance. Eur J Clin Nutr. 2016 Apr;70(4):532-4.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.