Exercícios para depois do verão

· 27 de dezembro de 2018
Para ajudá-lo a evitar o estilo de vida sedentário, aqui estão exercícios para depois do verão, que você pode implementar facilmente.

Quando o verão chega ao fim, precisamos voltar à rotina, não somente no trabalho, mas também devemos cuidar da saúde e do nosso corpo, por isso recomendamos esses exercícios para depois do verão

Com a atmosfera festiva, a ingestão de álcool e alimentos ricos em gordura que as férias trazem consigo, o corpo pode sofrer algumas mudanças desfavoráveis. Para reverter isso é essencial voltar a ativar o corpo após o verão, com uma boa rotina de exercícios.

Para atingir seu objetivo você não precisará recorrer a dispositivos sofisticados ou contratar personal trainers. E no caso de você precisar, sempre poderá recorrer a alguns exercícios de forma complementar, ou como base sobre a qual desenvolver um programa físico.

A seguir, recomendamos as melhores maneiras de retornar à atividade física de maneira simples e eficaz após o verão.

Exercícios para depois do verão

Abdominais

Os abdominais clássicos são muito fáceis de fazer, e reativam o movimento de toda a parte superior do corpo. É importante fazê-los de modo correto para obter bons resultados, e não se arriscar a sofrer lesões ou contraturas.

A maneira correta de implementá-los é deitar-se no chão virado para cima. As costas são apoiadas na superfície, e as pernas são mantidas flexionadas.

Em seguida, encaixe os dedos de ambas as mãos ao redor do pescoço, para elevar a parte cervical. Sempre a parte lombar permanece apoiada no chão. Você pode repetir este exercício em 3 séries de dois minutos.

Leia também: 9 dicas para eliminar toxinas e preparar o corpo para o verão

Agachamentos

Exercícios para depois do verão: Agachamentos

Os agachamentos são um excelente complemento para qualquer rotina. Especialmente se for necessário um trabalho integral de todo o corpo. É um exercício que não só fortalece as pernas, mas promove o fortalecimento de todos os músculos.

A maneira correta de fazê-los é na posição vertical, com os braços estendidos para a frente. Desça e suba com os joelhos dobrados, sem que estes se movam. Além disso, devemos garantir que a respiração seja correta.

Tenha em mente que o peso deve ser levado para trás, de modo que a cintura não tenha que suportar a carga total do peso do corpo.

Trabalhamos principalmente os quadríceps e as nádegas. Além disso, este exercício melhora a postura, uma vez que são trabalhados os músculos abdominais, espinhais, e o equilíbrio.

Flexões de braços

Estes exercícios trabalham os peitorais, os tríceps, e os músculos dos ombros. Se for muito difícil, é melhor começar com os joelhos apoiados no chão. Desta forma a intensidade é reduzida. Mais tarde, quando a força for obtida, os joelhos devem ser levantados, para obter melhores resultados.

Exercícios lombares

A maneira correta de abordar esse tipo de exercício é deitar-se com a barriga para baixo. Depois você precisa levantar e abaixar a parte superior do corpo, enquanto a parte inferior das costas permanece apoiada no chão. Ter um músculo lombar fortalecido previne, entre outras coisas, possíveis contraturas e lesões na parte superior do corpo.

Prancha abdominal

Exercícios para depois do verão: prancha

A prancha é um exercício postural no qual todo o corpo é treinado de maneira isométrica. Consiste em deitar-se no chão, apoiando-se apenas com os pés e os cotovelos.

O resto do corpo deve estar completamente reto. Recomenda-se manter esta posição por cerca de 30 segundos por série.

A região abdominal e lombar são as mais fortalecidas neste exercício, mas também os músculos das pernas e braços são trabalhados. Trabalhamos o corpo de forma integral. Você também pode executar a prancha lateral, para exercitar os abdominais oblíquos.

Veja também: 6 exercícios que você pode fazer em casa para melhorar a sua saúde

Caminhadas

Depois do verão, uma boa maneira de começar a exercitar o corpo novamente é fazer uma caminhada. Este é um exercício saudável, de ótimo desempenho, e bom para a saúde cardiovascular. Além disso, ajuda a limpar a mente e a liberar a tensão.

Caminhar a bom ritmo, pelo menos trinta minutos por dia, trabalha o corpo de forma integral. Melhora muito os níveis cardiovasculares, ajuda a manter o peso corporal sob controle, e proporciona uma boa noite de sono. O ideal é andar ao ar livre.

Entre outros benefícios, você também pode encontrar a tonificação das pernas, glúteos e abdômen. É um hábito muito saudável, ideal para ser adquirido após o verão, e para a depuração das toxinas.

Alongamento

É essencial terminar uma série de exercícios saudáveis ​​com uma boa rotina de alongamento. Quando trabalhamos um músculo ele tende a encurtar-se, porque as fibras se contraem de maneira concentrada.

Quando nos esticamos, devolvemos o comprimento original ao músculo, para manter o alcance da mobilidade e dar-lhe sua elasticidade inicial.

Dicas Complementares

Depois do verão a melhor coisa que podemos fazer é retomar à atividade física progressivamente. Se você está há algum tempo sem realizar exercícios, os músculos se encontram em um estado de relaxamento, e podem facilmente ficar sobrecarregados.

Recomenda-se incorporar, pouco a pouco, a rotina de exercícios saudáveis. Desta forma, você vai acostumando o corpo de maneira gradual. Caso contrário, lesões ou contraturas podem ocorrer.

É importante acompanhar este processo com uma boa dieta, além do aumento do consumo de água. Trata-se de conseguir um processo completo de reativação saudável na rotina.

 

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