6 exercícios de yoga para descansar melhor
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Quem costuma ter dias longos e estressantes sabe que relaxar à noite não é fácil. Felizmente, a prática de yoga é ótima para acalmar a mente. É por isso que, neste artigo, queremos ensinar os melhores exercícios de yoga para descansar melhor.
O que é yoga?
O yoga é uma prática física, mental e espiritual com milhões de seguidores em todo o mundo. Existem muitos estudos que demonstraram os benefícios dessa técnica para o bem-estar integral da pessoa. Inclusive, a Organização das Nações Unidas a recomenda para a saúde da população geral.
Embora tenha nascido na Índia há milhares de anos, hoje é praticada de maneiras muito diferentes e variadas em muitas partes do planeta. “Yoga”, que em sânscrito significa “união”, simboliza a conexão entre corpo, mente e alma. Esta disciplina busca um benefício holístico através da meditação, da concentração e da manutenção de diferentes posturas.
Exercícios de yoga para descansar melhor
Graças aos exercícios de relaxamento e meditação, o yoga ativa o sistema parassimpático e libera ondas cerebrais alfa, serotonina e melatonina, promovendo um descanso profundo e reconfortante.
Leia também: Yoga para tonificar glúteos e pernas
1. Chandra Bhedana
A narina esquerda está associada à energia refrescante do nosso corpo, enquanto a narina direita está associada à energia térmica.
Essa respiração através do orifício esquerdo ajuda a afastar o estresse da mente. Simultaneamente, a respiração massageia os órgãos relacionados ao sono, levando-os a enviar mensagens de relaxamento para a mente e facilitando o descanso.
- Sente-se em uma postura confortável.
- Faça o mudra do cervo com a mão direita, pressione a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda.
- Pare de pressionar o orifício nasal direito com o polegar, pressione o orifício esquerdo com o dedo anelar e expire pelo orifício direito.
- Respire por 1-3 minutos.
2. Padangusthasana
- Fique em pé com os pés afastados na largura dos quadris.
- Gradualmente e sem perder o controle, incline a parte superior do corpo para a frente.
- Segure firmemente os dedões dos pés com os dedos indicador, médio e polegar de cada mão.
- Flexionando os cotovelos, puxe a parte superior do corpo para baixo, abaixando a cabeça e relaxando a cabeça e o pescoço.
- Respire profundamente e continuamente por 1-3 minutos.
3. Agnistambhasana
À medida que afrouxamos nossos quadris, nossos corpos respondem liberando a tensão de outros músculos e órgãos e preparando o organismo para o período de sono.
- Estenda a perna esquerda para a frente e dobre-a 90º no nível do joelho.
- Flexione o pé direito e coloque-o em cima do joelho esquerdo, para que a perna direita descanse em cima da esquerda.
- Se essa postura causar dor na articulação do quadril, aproxime o pé esquerdo da pelve.
- Traga as mãos para a frente enquanto expira, aumentando o alongamento.
- Mantenha a postura por cerca de 1 minuto e alterne as pernas.
4. Uttana Shishosana
Para combater os efeitos das longas horas passadas atrás de uma mesa no escritório, esse alongamento passivo das costas é ideal, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de aliviar a tensão e abrir os ombros.
A massagem suave, causada pelo contato da testa com o solo, também estimula a hipófise, que controla a melatonina e o ciclo do sono do corpo.
- Comece com a barriga virada para baixo apoiado nas mãos e nos joelhos (joelhos separados logo abaixo do quadril).
- Mantendo o quadril sobre os joelhos, leve as mãos para a frente.
- Mantenha os cotovelos erguidos (sem tocar o chão) enquanto descansa o peito e a testa levando-os para baixo.
- Massageie a testa da esquerda para a direita para aliviar a tensão facial.
- Mantenha a postura por aproximadamente 1 minuto e solte, trazendo o quadril de volta.
5. Viparita Karani
Essa postura completamente passiva permite focar no relaxamento consciente do alongamento, preparando a mente para dormir. Além disso, possui o benefício adicional de drenar o sangue das pernas e refrescar o sistema circulatório.
- Coloque um bloco de yoga ou um reforço a 10 centímetros da parede.
- Coloque o sacro em cima do reforço, para que os ossos das costas ocupem o espaço entre o reforço e a parede.
- Traga os braços para os lados, com as palmas voltadas para o céu.
- Mantenha essa postura por 5-15 minutos
Talvez você possa se interessar: Respiração para ioga: sitali pranayam ou respiração refrescante
6. Visualização
Ao longo do dia, temos que estar atentos ao nosso entorno, por isso o nosso chakra da testa fica totalmente ativado. À noite, a energia diminui e a atenção muda para a área do pescoço. Se você imaginar uma esfera dourada na altura da garganta, terá uma sensação harmoniosa de paz e tranquilidade.
- Sente-se em uma postura confortável.
- Junte as palmas das mãos na altura do peito.
- Concentre-se e deixe-se relaxar.
Esperamos que estes exercícios de yoga possam ajudá-lo a descansar melhor e a relaxar depois de um dia longo. Lembre-se de que existem muitas outras posições que podem ajudá-lo a acalmar a mente e melhorar a qualidade do seu sono.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- López González, Vivian, & Díaz-Páez Waterland, Alejandro. (1998). Efectos del Hatha-Yoga sobre la salud: Parte I. Revista Cubana de Medicina General Integral, 14(4), 393-397.
- Wood C. Mood change and perceptions of vitality: a comparison of the effects of relaxation, visualization and yoga. J Royal Soc Med 1993;86(5):254-8.
- Sing RH. Evaluation of some Indian traditional methods of promotion of mental health. Acti Nerv Sup 1999;28(1):67-9.
- Ross, A., & Thomas, S. (2010). The health benefits of yoga and exercise: a review of comparison studies. The journal of alternative and complementary medicine, 16(1), 3-12.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.