Erros mais comuns ao iniciar uma conversa

Você já percebeu que comete alguns erros ao iniciar uma conversa? Você pode não estar ciente deles. Por isso, hoje vamos fazer um trabalho de autocrítica para detectá-los e resolvê-los.
Erros mais comuns ao iniciar uma conversa

Última atualização: 23 agosto, 2022

A comunicação com outras pessoas é algo que fazemos regularmente. No entanto, normalmente não paramos para analisar se estamos fazendo certo ou errado. Isso pode nos dar pistas de por que às vezes nossos relacionamentos com outras pessoas são bem-sucedidos, enquanto em outras vezes acabam sendo um desastre. Afinal, quais erros cometemos ao iniciar uma conversa?

Talvez devêssemos nos lembrar de uma frase que o filósofo Platão nos deixou para refletir sobre os possíveis erros que cometemos ao iniciar uma conversa. Ele disse que “os sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos, porque têm que dizer algo”.

A importância da comunicação adequada

Embora tenhamos uma ferramenta valiosa na capacidade de nos comunicarmos com palavras, dificilmente prestamos atenção a ela. Portanto, podemos cometer muitos erros ao iniciar uma conversa.

Comunicar-se bem é positivo para as relações de trabalho, para os relacionamentos amorosos e para transmitir informações de forma eficaz. Podemos imaginar um vendedor que não sabe se comunicar bem?

É muito provável que, com o tempo, ele tivesse que mudar de emprego, pois não teria os resultados esperados. Nos relacionamentos, quantas discussões seriam evitadas?

Alguns dos erros mais comuns ao iniciar uma conversa

Agora que entendemos como é importante melhorar a maneira como nos comunicamos, devemos começar a estar cientes dos erros mais comuns que cometemos. Certamente nos sentiremos identificados com alguns deles, e este é o primeiro passo a ser dado.

Erros de comunicação no trabalho
A comunicação é muito importante no trabalho. Sem uma atitude assertiva, os objetivos não serão alcançados.

Não ouvir a outra pessoa

Podemos pensar que o que dizemos é muito importante e ficamos tão entusiasmados que não ouvimos a outra pessoa. Isso cria um problema no qual a comunicação não flui, não é bidirecional.

Poderíamos estar conversando com uma parede e o resultado seria o mesmo. Aprender a ouvir exige muito esforço, se esta é uma arte que ainda não dominamos.

Escolher tópicos inadequados

Neste ponto não estamos nos referindo a temas que podem ser considerados tabu, mas sim a escolher temas que não cabem em um determinado momento, como aqueles controversos ou muito negativos.

Isso pode não agradar aqueles que estão interagindo conosco. Podemos até acabar criando silêncios constrangedores. Para evitar isso, você deve adaptar o tema à situação comunicativa.

Interromper a outra pessoa

Este é um erro comum ao iniciar uma conversa. Às vezes, não esperamos que a outra pessoa termine de falar para dizer o que pensamos.

Fazemos isso com antecedência e isso não é nada agradável. Se nunca estivemos do outro lado, a verdade é que pode ser incômodo conversar com alguém que não te ouve e que não te deixa terminar as frases.

A linguagem corporal não é correta

A comunicação não verbal é tão relevante quanto as palavras. Na verdade, pesa muito sobre o que dizemos.

Não olhar nos olhos do nosso interlocutor, gesticular excessivamente, mover-se de um lugar para o outro sem parar. Tudo isso pode causar desconforto.

Dicas para se comunicar com sucesso

Agora que sabemos a importância de evitar alguns erros comuns ao conversar, como podemos começar a nos comunicar melhor a partir de agora? Estas são algumas recomendações que serão muito úteis se as colocarmos em prática.

1. Mostre interesse

Para ter sucesso numa conversa com outra pessoa, é essencial mostrar interesse. Faça perguntas sobre suas as experiências de trabalho se estiver em um ambiente de trabalho, por exemplo. Aqui, podemos aplicar a escuta ativa.

2. Seja você mesmo

Outra dica para iniciar uma conversa bem-sucedida é ser você mesmo. Isso significa que devemos ser naturais, sem pretender passar uma imagem de uma pessoa com a qual não nos sentimos realmente identificados.

O outro perceberá que estamos tentando fingir, e isso será negativo para a comunicação. Portanto, a sinceridade é muito importante.

3. Cuide da comunicação não verbal

Como a comunicação não verbal é de grande relevância quando conversamos com outras pessoas, devemos cuidar dela. Se você gesticula muito, tente controlar isso com uma caneta na mão ou cruzando os braços, por exemplo. Se você não souber onde colocar as mãos, segurar um objeto pode ajudá-lo.

Gestos na comunicação
A gesticulação exagerada é um erro comum. Podemos controlá-la ao segurar objetos enquanto falamos.

4. Mantenha-se relaxado e calmo

Finalmente, devemos estar relaxados e calmos ao iniciar uma conversa com alguém. Muitas vezes acreditamos que o outro não vai gostar de nós e essa insegurança será perceptível quando estivermos frente a frente.

Portanto, é essencial relaxar, ser natural e não se esforçar tanto. Dessa forma, tudo vai fluir de forma mais natural.

Aos poucos, podemos evitar estes erros ao iniciar uma conversa

Não é fácil iniciar uma conversa com alguém e levar em consideração todos estes conselhos. Às vezes há problemas de insegurança e autoestima por trás que devem ser tratados com um profissional.

No entanto, estar ciente do que acontece conosco quando estamos na frente de outras pessoas é fundamental para começar a fazer certas mudanças. Todos os pontos mencionados agirão a seu favor a partir de agora.


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