Envoltórios de cera de abelha: usos e benefícios

A substituição do plástico e de outros itens descartáveis é possível por um produto ecológico, reutilizável e fácil de fazer em casa. Hoje falaremos sobre os envoltórios de cera de abelha.
Envoltórios de cera de abelha: usos e benefícios

Última atualização: 19 junho, 2022

Com a intenção de contribuir para a redução da poluição, muitas pessoas optam por práticas e produtos mais sustentáveis para o uso diário. Sem dúvida, os recipientes de plástico e tudo o que esse material representa estão entre os objetos que devem ser substituídos com mais urgência. Nesse sentido, os envoltórios de cera de abelha são uma ótima alternativa.

Este é um envoltório feito de algodão e cera de abelha, que funciona para armazenar todos os tipos de objetos. É também ecológico, durável e adaptável.

Este item tem vários benefícios. É fácil de conseguir nas lojas, mas também é possível fazer em casa.

O que são envoltórios de cera de abelha?

Os envoltórios de cera de abelha são um tecido feito de algodão orgânico e uma mistura de resina de pinheiro, óleo de jojoba e o produto feito pelas abelhas. O resultado é um tecido com propriedades particulares, o que o torna adequado para armazenar todos os tipos de objetos. Ele ainda funciona muito bem com alimentos.

Embora existam há vários anos, os envoltórios de cera de abelha só recentemente se tornaram populares. Isto deve-se, para além da sua versatilidade e funcionalidade, ao fato de representarem uma solução ecológica para os recipientes de plástico. Esse material leva décadas para se degradar, fazendo com que seus resíduos invadam a terra e o mar.

Os envoltórios de cera de abelha aparecem como uma alternativa para esse problema, já que o uso de plásticos é muito comum em centenas de objetos do cotidiano. De origem ecológica e com materiais reutilizáveis, estes tecidos adaptam-se à forma desejada. Portanto, eles se tornam adequados para quase qualquer item que você deseje armazenar.

Mar poluído de plástico.
O plástico é um material que está gerando um grande problema ambiental. Soluções alternativas são urgentemente necessárias.

Vantagens dos envoltórios de cera de abelha

Esse material traz benefícios para quem busca estratégias para ser mais sustentável na cozinha. Desde seus múltiplos usos até seu caráter ecológico, os envoltórios de cera de abelha tornam-se ideais para aplicar em várias instâncias diárias:

  • Alimentos: uma das principais vantagens é que eles são adequados para armazenar alimentos. É possível colocá-los na geladeira, mantendo o frescor das frutas e legumes.
  • Umidade: são capazes de proteger a umidade dos alimentos já preparados; algo essencial para quem cozinha em quantidade e distribui sua dieta semanal. Desta forma, elementos como papel alumínio ou filme plástico são substituídos.
  • Substituem algumas sacolas: Além dos recipientes, as sacolas são outros dos itens de plástico amplamente usados e nocivos. Os envoltórios de cera de abelha podem ser usados para transportar diversos objetos, utensílios de cozinha e acessórios de higiene.
  • Proteção bacteriana: a própria cera de abelha possui propriedades antibacterianas, que impedem temporariamente a formação de mofo e a ação de outros fungos.
  • Reutilizável: Os envoltórios de cera de abelha são adequados para lavagem e reutilização. Um grande benefício, considerando as estratégias de sustentabilidade. Com higienização e armazenamento adequados, o mesmo tecido pode durar até 1 ano.
  • Ecologicamente corretos: esses envoltórios surgem como uma alternativa ecológica aos recipientes plásticos e sacolas descartáveis, objetos responsáveis por gerar uma quantidade de resíduos altamente nociva ao planeta.
  • Compostável: seus materiais orgânicos permitem que, uma vez finalizado o uso, possam ser utilizados para compostagem.

Como fazer envoltórios de cera de abelha em casa?

É possível obter esses envoltórios em várias lojas. Especialmente aquelas dedicadas a produtos naturais. No entanto, eles também podem ser feitos em casa, seguindo estes passos.

1. Prepare o espaço

Fazer envoltórios de cera de abelha não é uma tarefa complexa, mas requer muito cuidado e atenção, pois são manuseados materiais quentes. Para isso, é aconselhável escolher um espaço confortável, longe do alcance das crianças, a fim de evitar acidentes.

O processo inicia com um pedaço de pano de algodão natural que depois é coberto com cera líquida, usando calor. Mais tarde, quando esfria, fica pronto o pano,  que serve para ser usado no armazenamento de diversos objetos.

2. Misture os componentes

Antes de realizar o processo, uma mistura de 2 substâncias deve ser preparada. Por um lado, o óleo de jojoba, produto derivado de um arbusto que gera cera líquida. Caracteriza-se por conter nutrientes como a vitamina E e é muito útil para a pele, graças às suas propriedades antioxidantes. Se o óleo de jojoba não estiver disponível, o óleo de amêndoa também pode ser usado.

Por outro lado, a cera de abelha derretida é colocada no mesmo recipiente. A cera de abelha está disponível em forma sólida, geralmente em lojas especializadas, e se transforma em líquida quando exposta ao calor.

3. Aplicação do produto

Pegue uma bandeja ou recipiente adequado para expandir a mistura. Coloque papel manteiga na referida superfície e, em seguida, um pouco de algodão limpo. Despeje a mistura de óleo de jojoba e cera. Por fim, espalhe-os bem.

Óleo de jojoba para envoltórios de cera de abelha.
O óleo de jojoba é aquele que se mistura com a cera, mas pode ser substituído por óleo de amêndoa.

4. Cubra e deixe esfriar

Assim que a mistura estiver espalhada, cubra-a com outro pedaço de papel manteiga e deixe esfriar por algumas horas. Após esse tempo, os envoltórios caseiros de cera de abelha podem ser usados instantaneamente.

Por que escolher envoltórios de cera de abelha?

Para além de todas as vantagens já mencionadas, relacionadas com a sua eficácia e o seu carácter ecológico, existem outras razões para escolher estas embalagens. É um material moldável que pode ser adaptado a todos os tipos de formas, tornando-o útil para alimentos e objetos de qualquer tamanho.

Eles têm um cheiro agradável. Outra vantagem sobre o plástico e outros materiais de armazenamento é que eles são mais estéticos. Existem opções com diferentes padrões que podem ser combinados com potes e elementos de cozinha.

Pode interessar a você...
3 ideias engenhosas para reciclar latas de alumínio
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 ideias engenhosas para reciclar latas de alumínio

Com essas idéias para reciclar latas de alumínio, você não vai querer se livrar de nenhuma delas. Ensinaremos como criar diferentes objetos



  • Marrero-Delange, David, González-Canavaciolo, Víctor L., Rodríguez-Leyes, Eduardo A., Sierra-Pérez, Roxana C.,  ESTUDIOS DE ESTABILIDAD DEL D002, MEZCLA DEALCOHOLES GRASOS PURIFICADOS DE LA CERA DEABEJAS, INGREDIENTE ACTIVO Y TABLETAS. Revista Cubana de Química [Internet]. 2011;XXIII(3):46-51. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=443543724006
  • Corra, V. Gustavo, and Gerardina Umaña. “Efecto de Ceras Como Complemento a La Inmersión Hidrotérmica Sobre La Calidad En La Fruta de Papaya ( Carica Papaya L. Híbrido Pococí).” Agronomía Costarricense (2015). Disponible en: https://doi.org/10.15517/rac.v39i1.19548
  • Espinosa Montaño, Laura G. , Correa Benítez, Adriana , Guzmán-Novoa, Ernesto , Guzmán Novoa, Guadalupe ,  Colonización, impacto y control de las abejas melíferas africanizadas en México. Veterinaria México [Internet]. 2011;42(2):149-178. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42319744005
  • Arteaga Crespo, Yasiel ,  Casal Vigueiras, Ada,  Carballo Abreu, Leila, Tacoronte Morales, Juan E. , Cruz Suárez, Rolando , Tiomno Tiomnova, Olinka ,  RESINA DE PINO: QUÍMICA VERDE Y POTENCIALIDADES BIOLÓGICAS. Revista Cubana de Química [Internet]. 2007;XIX(1):91-93. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=443543706028