5 fantásticos benefícios do pólen de abelha

28 Dezembro, 2019
O pólen tem propriedades incríveis para melhorar a saúde, por isso não devemos ignorá-lo. Conheça todos os seus benefícios neste artigo.

Você conhece os benefícios do pólen de abelha? Você já experimentou? A verdade é que este granulado é menos consumido e usado do que o mel, embora tenha muitas propriedades benéficas para a saúde.

Isso não é de estranhar se considerarmos que o mel é doce e fácil de incorporar em quase qualquer preparação que desejarmos, desde produtos de beleza a alimentos.

O que é o pólen de abelha?

Antes de falar sobre os benefícios do pólen de abelha, é importante saber o que é. As abelhas coletam pólen de plantas como parte de seu trabalho diário. Ao fazer esta coleta, o pólen é misturado com o néctar, ou a secreção de suas glândulas salivares.

Posteriormente, o pólen coletado é armazenado em algumas partes do favo de mel, onde é coberto com um pouco de mel e cera. Esta cobertura provoca uma fermentação que melhora o pólen nutricionalmente. Depois de um tempo, o pólen fermentado serve como alimento para as abelhas.

O processo de fermentação melhora as propriedades do pólen de plantas comuns. O resultado é um granulado enriquecido com até 250 elementos entre lipídios, vitaminas, micronutrientes, aminoácidos e flavonoides.

Os benefícios do pólen de abelha

Agora que você sabe de onde vem o pólen de abelha, é hora de falar sobre seus benefícios. Você descobrirá que eles são diversos e bastante interessantes:

1. Melhora sua energia

Casal fazendo exercícios

O primeiro benefício do pólen de abelha é que ele é energizante. Isto é afirmado neste estudo realizado pela Universidade de Nijmegen (Holanda). Isso é especialmente benéfico para as pessoas que passam o dia todo ocupados e, quando a tarde chega, já não têm forças para continuar.

Esta qualidade do pólen é devido à sua grande quantidade de:

  • Proteínas
  • Vitaminas B
  • Carboidratos

Embora você possa escolher outras fontes de proteína e carboidratos, considere que o pólen de abelha não adiciona calorias extras. Isso o torna uma escolha melhor do que as barras de cereais, pães ou cereais comerciais.

2. Melhora a aparência da sua pele

Você está cansado de tentar todos os tipos de sabonetes, máscaras e qualquer produto que promete uma pele mais saudável e bonita? Você sofre de irritações constantes como eczema ou psoríase?

Neste caso, você deve saber que outro dos benefícios do pólen de abelha é melhorar significativamente sua pele, de acordo com este estudo da Universidade de Lublin (Polônia).

Na verdade, é provável que você tenha usado produtos que contenham esse pólen como ingrediente básico.

A razão pela qual esse ingrediente é tão benéfico para sua pele é a presença de vitaminas e aminoácidos que protegem a derme, como sugere este estudo da Universidade da Frontera (Chile). Para aproveitar esses benefícios, você pode escolher incluir pólen de abelha em sua dieta ou com esta máscara:

Ingredientes

  • ½ xícara de iogurte natural
  • 1 colher de chá de pólen de abelha natural

Preparação

  • Lave o rosto com água morna e sabão neutro.
  • Misture o iogurte e o pólen.
  • Aplique no seu rosto fazendo movimentos circulares.
  • Deixe agir por 30 minutos.
  • Enxágue com água morna.

3. Protege o sistema respiratório

Mulher com dor de garganta

Você tem problemas de asma? As pessoas que têm ou tiveram asma em algum momento de sua vida enfrentam a mesma situação: inflamação e complicações pulmonares frequentes.

Costuma-se dizer que um dos benefícios do pólen de abelha é que os antioxidantes que ele contém impedem a inflamação do trato respiratório. No entanto, isso não é verdade. Este estudo da Universidade Hallym (Coréia) alerta para os problemas que os suplementos de pólen podem causar, como anafilaxia em pessoas com problemas respiratórios ou alergia ao pólen.

4. Combate alergias

Em nossa vida diária, estamos expostos a uma grande quantidade de produtos que podem causar alergia. Às vezes é uma alergia transitória que é fácil de combater, enquanto outras são um problema crônico.

Outro benefício do pólen de abelha é que a histamina que ele contém ajuda a reduzir o desconforto alérgico.

No entanto, a evidência que existe é inconclusiva e, como mencionamos anteriormente, pode ser perigosa.

Basta lembrar de seguir as instruções do médico para evitar que a situação piore, porque a histamina não resolve o problema por completo.

5. É um excelente antioxidante

Mulher medindo açúcar no sangue

Em um estudo realizado em 2015, foi comprovado que as enzimas presentes no pólen de abelhas são de grande ajuda no combate a doenças graves, tais como:

  • Câncer
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Problemas cardiovasculares

Também, de acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da província de Chubut (Argentina), o pólen tem uma importante atividade antioxidante.

Atua capturando radicais livres e inibindo a peroxidação lipídica, está associado à presença de vitaminas C e E, β-carotenos e uma variedade de compostos fenólicos.

Por outro lado, devido ao efeito da glicose, sua ação energética é importante para a musculatura cardíaca. Estudos recentes mostram que o mel e o pólen estimulam a produção de fosfatos orgânicos, responsáveis ​​pela regulação do ritmo e pela irrigação coronariana. Portanto, o mel é indicado para problemas cardíacos.

Sabe-se que alimentos fermentados como missô, queijo ou vinagre oferecem os mesmos benefícios. No entanto, pode ser mais fácil obter os benefícios do pólen de abelha, pois basta adicioná-lo à sua lista de hábitos matinais.

Como obter os benefícios do pólen de abelha?

Embora o consumo de pólen de abelha não seja tão comum, também não é complicado. As formas mais comuns são:

  • Granulado natural. Você pode comprar pólen de abelha na sua loja natural preferida e misturar com seu iogurte natural ou suco verde. Esta mistura não terá nenhum sabor, ou talvez apenas um leve toque amargo.
    • Para melhorar o seu sabor, você pode adicionar metade de uma colher de chá de mel.
  • Em cápsulas. No caso de você não consumir o granulado natural, adquira pólen de abelha em cápsulas. Estas geralmente são bastante baratas, mas você deve se certificar de que são realmente naturais.
    • Para isso, procure em estabelecimentos reconhecidos e verifique se eles possuem o registro na agência de saúde do seu país.

Você sempre deve ir ao seu médico antes de consumir qualquer medicamento ou composto natural ou não, isso porque muitas vezes alguns medicamentos podem reagir inesperadamente se tomados com outros elementos.