7 remédios caseiros para eliminar as pedras nos rins

05 Janeiro, 2020
Alguns remédios naturais podem ajudar a eliminar as pedras nos rins. Além disso, recomenda-se seguir as orientações de alimentação adequadas e, é claro, consultar um especialista sempre que necessário.

As pedras nos rins são massas sólidas de sais e minerais que se formam dentro dos rins. Podem afetar qualquer parte das vias urinárias, desde os rins até a bexiga, e surgem quando a urina está concentrada, o que permite que os minerais se cristalizem e se aglutinem.

Eliminar as pedras nos rins pode ser algo bastante doloroso quando o paciente não se hidrata corretamente e não segue um tratamento adequado. Ou então quando não mantém um estilo de vida saudável. No entanto, quando são detectadas e tratadas a tempo, podem ser expelidas sem causar muitos incômodos ou danos permanentes.

Geralmente, o tratamento consiste em beber água (para dissolver as pedras e assim facilitar sua eliminação através da urina), seguir uma dieta equilibrada, evitar excessos e, em alguns casos, tomar analgésicos para aliviar possíveis desconfortos.

Se o médico o diagnosticou com pedras nos rins, siga suas instruções. Dependendo do tipo de pedra, você deverá fazer alguns ajustes na sua alimentação. Os pacientes com pedras nos rins geralmente são aconselhados a evitar os seguintes alimentos:

  • Sal
  • Açúcar
  • Ovos
  • Vísceras
  • Mariscos
  • Carne vermelha
  • Laticínios
  • Farinhas refinadas
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebidas industriais (águas aromatizadas, infusões, chás, sucos, refrigerantes e afins)

Remédios naturais para eliminar as pedras nos rins

A seguir, listamos alguns remédios naturais que podem ajudá-lo a eliminar as pedras nos rins com mais facilidade.

1. Água

A água é o remédio mais simples e eficaz quando se trata de eliminar as pedras nos rins

A água é o remédio mais simples e eficaz quando se trata de eliminar as pedras nos rins. Certifique-se de beber com base na sua sede. Se você perceber que não consome nem dois copos por dia, considere colocar alguns alarmes no seu celular para começar a beber pelo menos 4 ou 5 copos por dia.

2. Cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal com propriedades diuréticas que estimulam a função renal e ajudam a combater a inflamação e os incômodos associados à retenção de líquidos.

Para desfrutar de seus benefícios, você pode consumi-la por longos períodos de tempo, a modo de infusão (que é a opção mais recomendada) ou em comprimidos.

3. Sucos naturais mistos

Os sucos naturais preparados com vegetais e frutas ricas em água, como a melancia, o tomate, o melão, a toranja, podem te hidratar e, ao mesmo tempo, favorecer sua função renal. Experimente várias combinações para encontrar a que você mais gosta e faça suas próprias versões.

A mistura de maçã, aveia, espinafre e pepino pode ser uma boa combinação para começar.

Não deixe de ler: 4 sucos para eliminar as pedras nos rins

Os sucos naturais preparados com vegetais e frutas ricas em água, como a melancia, o tomate, o melão, a toranja, podem te hidratar e, ao mesmo tempo, favorecer sua função renal

4. Bebidas vegetais

Outra opção para garantir uma boa hidratação é consumir bebidas vegetais (de preferência naturais, sem adição de açúcar), pois são leves e fornecem nutrientes que beneficiam a saúde de todo o organismo, não favorecendo apenas o aparelho renal.

5. Alimentos com vitamina C

A vitamina C é uma vitamina que não pode faltar em uma alimentação equilibrada

A vitamina C é uma vitamina que não pode faltar em uma alimentação equilibrada. Ela previne a solidificação das pedras e facilita sua remoção gradual. Alguns alimentos que a contém são:

  • Kiwi
  • Salsa
  • Acerola
  • Goiaba
  • Frutas vermelhas.
  • Rosa Mosqueta

6. Avelã

Esse fruto seco possui propriedades que ajudam a prevenir a formação das pedras nos rins. Portanto, o consumo de avelãs é muito adequado para evitá-las, principalmente se você já sabe que está sofrendo desse de problema.

Você pode consumir avelã preparando receitas de creme de avelã com cacau. Ao contrário das vendidas já prontas, você pode prepará-la sem adicionar laticínios ou açúcar. Dessa forma, será um alimento muito saudável.

Leia também: Os benefícios das avelãs e seus nutrientes

7. Calor local

Para facilitar a eliminação de pedras nos rins e aliviar qualquer desconforto ou dor, você pode aplicar calor de forma local de qualquer uma das formas possíveis.

Além disso, você ficará surpreso com o grande efeito relaxante desse remédio simples, que você pode aplicar todas as noites antes de dormir.

Nota final

Tenha em mente que o processo de eliminação das pedras nos rins pode demorar um pouco, por isso você deve ter paciência. Siga as recomendações do médico, beba bastante água e, acima de tudo, mantenha um estilo de vida saudável. Você verá como é possível obter uma melhora e alcançar bem-estar a longo prazo.

  • Renal, F. (2010). Fisiologia Renal. In Fundamentos da Circulação Extracorpórea. https://doi.org/10.1016/j.quaint.2012.05.025

  • Quiroga, B., Rodríguez-Palomares, J. R., & De Arriba, G. (2015). Insuficiencia renal crónica. Medicine (Spain). https://doi.org/10.1016/j.med.2015.06.004

  • Gustot, T., & Moreau, R. (2010). Renal failure in cirrhosis. In Ascites, Hyponatremia and Hepatorenal Syndrome: Progress in Treatment. https://doi.org/10.1159/000318992