Alimentos que ajudam a melhorar a função renal

Existem uma série de alimentos que podem ajudar a melhorar a função renal. Principalmente por terem propriedades depurativas e evitarem a formação de cálculos renais.
Alimentos que ajudam a melhorar a função renal

Última atualização: 19 Junho, 2019

As doenças renais crônicas constituem um importante problema de saúde atual. Felizmente, existem alimentos capazes de melhorar a função renal.

Estima-se que sua prevalência será duplicada nos próximos 10 anos, devido ao envelhecimento progressivo da população e ao aumento de outros processos crônicos como a diabetes e a obesidade.

A importância de uma correta alimentação para melhorar a função renal

Localização dos rins
o.

Os rins são os órgãos que se encarregam de eliminar as substâncias residuais do organismo. O sangue passa através deles e é filtrado, os rins, então, retêm os produtos que serão eliminados. Além disso, também regulam os líquidos e eletrólitos do corpo.

Nas doenças renais graves, os rins deixam de fazer estas funções com normalidade. É por isso que, nestes casos, os pacientes devem controlar a ingestão de líquidos e alguns alimentos.

Modificar a alimentação com a finalidade de melhorar a função renal não só é uma recomendação saudável, como também, junto com os medicamentos e a diálise, é uma parte fundamental do tratamento.

A alimentação é fundamental para uma correta evolução da doença e para prevenir o aparecimento de outras doenças associadas como podem ser a diabetes, a hipertensão ou a obesidade.

A dieta das pessoas que têm problemas renais deve ser:

  • Variada.
  • Equilibrada.
  • Adequada em energia.
  • Ordenada.
  • Adaptada.
  • Complementada.

A seguir, falaremos sobre 5 frutas e vegetais que ajudam a melhorar a função renal.

1. Escarola

A escarola é um alimento delicioso e ideal para as pessoas que desejam melhorar a função renal porque contém um alto teor de água e um baixo conteúdo calórico. De fato, cerca de 95% de sua composição é de água; ainda que seja um alimento leve, é saciante por seu conteúdo de fibras.

Do ponto de vista nutricional, além de seu elevado conteúdo de água, também é especialmente rica em minerais e vitaminas. Entre os primeiros, pode-se incluir em sua composição o cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Com relação as vitaminas, é rica nas vitaminas A, C e nas do complexo B.

2. Cebola

Cebola protege os rins

Trata-se de uma das verduras mais utilizadas nas refeições de todo o mundo. Esconde, camada a camada, muitos benefícios. No entanto, o principal benefício para melhorar a função renal é sua propriedade diurética, ou seja, que favorece a expulsão de urina.

Um estudo científico do Journal ou Medical Food comprovou as capacidades da cebola para ativar eficientemente a função dos rins e facilitar a eliminação de líquidos no corpo.

Além disso, é um alimento, como dissemos, com outros benefícios como:

  • Aliada contra a diabetes.
  • Favorece a digestão.
  • Melhora o sistema imune.
  • Alivia algumas doenças respiratórias.

3. Cenoura

Trata-se de um vegetal conhecido por seus benefícios na hora de melhorar a visão. No entanto, também conta com outras numerosas propriedades, e nesse caso, o importante é sua propriedade diurética.

Assim como os anteriores, contém um grande conteúdo de água que melhora a função renal, já que facilita a formação e a expulsão de urina ajudando, por outro lado, na desintegração dos cálculos renais.

E, além disso, a cenoura também é boa para a visão. Por trás dessa antiga recomendação se esconde a autêntica essência das cenouras. Os betacarotenos são poderosos protetores que evitam o envelhecimento prematuro. Nesse sentido, seu consumo protegerá a retina e evitará o aparecimento de cataratas.

4. Mirtilos

Mirtilos na tigela para melhorar a função renal

Os mirtilos são particularmente ideais para combater infecções e para melhorar a circulação periférica. O suco de mirtilos da variedade vermelha exerce uma surpreendente ação antisséptica e antibiótica sobre as bactérias causadoras das infecções urinárias, especialmente da Escherichia coli.

Ademais, os mirtilos contêm ácido quínico, uma substância que é eliminada e acidifica a urina, de modo que evita que sejam formados cálculos ou litíase renal de fosfato cálcico. De fato, melhoram a função renal.

Talvez te interesse ler também: Incrível dieta depurativa para limpar os rins

5. Outros alimentos para melhorar a função renal

As frutas e verduras mencionadas no artigo não são os únicos alimentos recomendados para as pessoas que querem melhorar a função renal. São muitos os alimentos com propriedades para esta função e entre estes outros pode-se mencionar, por exemplo:

  • Tangerina.
  • Limão.
  • Pepino.
  • Aspargos frescos.
  • Ervilhas.
  • Champignons e cogumelos.

No entanto, caso sofra com algum tipo de problema renal, não hesite em procurar um profissional para que tenha um bom tratamento e um guia de alimentação adequado para reverter o problema.

Pode interessar a você...
Conselhos para limpar e cuidar dos rins
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Conselhos para limpar e cuidar dos rins

Não existe uma forma de saber se os rins estão precisando de uma limpeza, mas é sempre bom estar precavido e limpar e cuidar dos rins.



  • Carr AC., Maggini S., Vitamin C and immune function. Nutrients, 2017.
  • Abouzed TK., Contreras MM., Sadek KM., Shukry M., et al., Red onion scales ameliorated streptozotocin induced diabetes and diabetic nephropathy in wistar rats in relation to their metabolite fingerprint. Diabetes Res Clin Pract, 2018. 140: 253-264.
  • Saari JC., VItamin A and vision. Subcell Biochem, 2016. 81: 231-259.