Aprenda a eliminar os pensamentos negativos

Neste artigo, vamos ensinar a eliminar os pensamentos negativos para que você possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

É comum que o estilo de vida da sociedade ocidental nos cause muito estresse. O ritmo da vida pode se tornar tão avassalador, que muitas vezes os pensamentos negativos se tornam um mantra capaz de nos prejudicar de uma maneira incrível. Neste artigo falaremos sobre como aprender a eliminar os pensamentos negativos do seu dia a dia.

Embora seja difícil acreditar, os pensamentos têm poder. Portanto, se a nossa mente está carregada de emoções negativas e palavras destrutivas, nós nos sabotaremos de mil e uma maneiras ao longo do dia. Nosso desconforto será grande e a vida parecerá uma batalha sem trégua. Por outro lado, se nossos pensamentos estiverem cheios de emoções que podem nos fazer crescer, nos completar e nos elevar, os resultados serão muito diferentes.

Para aprender a tirar proveito de nossos pensamentos e manter um estilo de vida saudável, que reforça o melhor de nós mesmos, devemos prestar atenção a certos detalhes, corrigir certas ações e fazer algumas coisas a mais. Nesse sentido, a chave é saber como abraçar as mudanças que nos trarão bem-estar a curto, médio e longo prazo.

As dicas a seguir se destinam a ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias para impedir a autossabotagem para que você comece a ser mais feliz. Não é uma questão de evitar a negatividade a todo custo, mas de aprender a administrá-la de modo que ela não fique ancorada em sua vida. Pronto para eliminar os pensamentos negativos da sua vida? Vamos lá!

Dicas para eliminar os pensamentos negativos

1. Mude sua linguagem corporal

Se você tende a ficar com a coluna curvada, cruzar os braços e as pernas constantemente e, em geral, manter a linguagem corporal hostil para os outros e também para si mesmo, recomendamos que você faça alguns ajustes. O primeiro passo será corrigir sua postura. Mantenha as costas sempre retas. Seu corpo vai agradecer e isso lhe proporcionará conforto suficiente para melhorar o seu humor.

Por outro lado, quando estiver sentado, evite cruzar os braços e as pernas, principalmente se estiver conversando com alguém. Em vez disso, tente manter as costas retas, os pés apoiados no chão e os braços relaxados (na mesa, no colo ou onde quiser); isso irá ajudá-lo a ter mais confiança em si mesmo, abrir-se ao diálogo e passar uma impressão melhor.

Amigos conversando

2. Conversa

Para eliminar os pensamentos negativos, é sempre bom conversar com alguém de sua confiança. Mesmo que você não acredite, também funciona falar em voz alta consigo mesmo.

De fato, os psicólogos recomendam praticar um exercício em períodos de maior tensão e desconforto. Ele consiste em pegar um gravador e expressar todas as nossas preocupações em voz alta, como se estivéssemos na companhia daquela pessoa de confiança ou do próprio psicólogo. Ao terminar, apague a gravação. Não há necessidade de guardá-la ou ouvi-la.

Ao não sermos julgados por outra pessoa, podemos desabafar à vontade e, com isso, nos sentiremos mais aliviados e prontos para olhar as soluções a partir de uma perspectiva mais objetiva.

Existem outras estratégias que podemos colocar em prática para que seja mais fácil desabafar. A questão é não guardar nada e tentar seguir em frente.

3. Relaxe a sua mente

Hoje em dia é essencial aprender a relaxar e se permitir um momento para fazê-lo. O primeiro passo é reservar pelo menos alguns minutos para parar o que estamos fazendo e apenas respirar profundamente.

A ideia é concentrar a atenção na qualidade da respiração por vários minutos (aproximadamente 5 a 10) para o corpo diminuir sua proteção e liberar a tensão acumulada. Desta forma, os pensamentos negativos vão desaparecer por um tempo. Isso nos ajuda a ganhar uma vantagem sobre eles, com a finalidade de recuperar o controle da situação e substituir as emoções negativas pelas positivas.

4. Transforme os pensamentos negativos

Como mencionamos anteriormente, aprender a eliminar os pensamentos negativos não é ignorar a realidade, mas mudar a maneira como a percebemos. Por exemplo, se vemos uma dificuldade como uma derrota, nós estaremos nos privando da oportunidade de crescer e de nos fortalecermos.

Diante dos conflitos, não devemos deixar que pensamentos negativos se apoderem de nós e nos impeçam de ver a solução. Para fazer isso, você tem que fazer pausas (quantas vezes forem necessárias) para transformar esses pensamentos e aquilo que não nos proporciona nada além de preocupações.

5. Use sua criatividade a seu favor

Crie ideias para ajudá-lo a sair do foco negativo onde você está. Lembre-se de que não podemos esperar que a mesma solução resolva tudo sempre. Precisamos encontrar novas maneiras e mudar um pouco os procedimentos.

Naturalmente, as atividades que lhe oferecem bem-estar irão ajudá-lo a desenvolver o pensamento criativo. Por essa razão, muitas pessoas recorrem à pintura, desenho, escrita, dança e muito mais. O importante é se manter dinâmico.

6. Vá passear

Às vezes sair um pouco do ambiente ao seu redor ajuda a liberar sua mente e a pensar com mais clareza. Um passeio em um parque ou lugar ao ar livre irá ajudá-lo a se distrair e a colocar suas ideias em ordem. Claro, não deixe para fazer os passeios apenas quando estiver sobrecarregado. As viagens nos finais de semana também podem ajudá-lo a evitar níveis extremos de estresse e ansiedade.

Amigas caminhando juntas

7. Faça uma lista com tudo de bom em sua vida

Muitas vezes nos concentramos tanto nos problemas que minimizamos tudo de bom em nossas vidas. Portanto, quando se trata de eliminar os pensamentos negativos, é bom fazer uma lista das coisas boas. Desta forma, vamos nos lembrar de tudo que temos de positivo e do grande peso que essas coisas têm. Controlar os pensamentos é uma tarefa diária que pode ser facilitada se nos esforçarmos um pouco.

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