Como eliminar os calos das mãos e dos pés de forma natural
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Eliminar os calos das mãos e dos pés naturalmente pode ser o objetivo de muitas pessoas. É um problema estético comum que, embora geralmente não leve a complicações graves, pode prejudicar a imagem.
Os calos são o espessamento da camada mais externa da pele. Geralmente são produzidos como resultado do atrito e da fricção, como quando usamos sapatos novos ou muito apertados.
Embora seja verdade que, quando se trata de eliminá-los, o mais adequado é procurar um podólogo, existem alguns truques que podemos usar para nos livrar deles e ter mãos e pés saudáveis e bonitos.
Preste atenção aos seguintes truques que vamos ensinar para que você os considere se tiver calos nos pés. Pronto para conhecê-los? Vamos lá!
1. Creme hidratante, uma opção para eliminar os calos
Pegue um recipiente onde você consiga colocar a mão ou o pé afetado. Coloque água fervente e a camomila no recipiente. Uma vez que o líquido atinja uma temperatura suportável para que você possa hidratar a área afetada, coloque o pé ou a mão no recipiente e mantenha ali por 10 minutos. Assim, o calo vai soltar e, em seguida, poderá ser removido com a ajuda de uma pedra-pomes.
2. Ácidos naturais
Pegue um limão e corte-o em rodelas. Coloque-os na área afetada e envolva com uma gaze estéril. De acordo com crenças populares, o ácido das frutas cítricas ajudará a amolecer o calo e facilitar sua remoção.
O ácido cítrico também atua como uma espécie de esfoliante natural da pele. Ajudaria a remover as células mortas e fazer com que a pele pareça macia e saudável novamente.
Esse remédio demora um pouco mais do que o mencionado anteriormente. Portanto, recomenda-se manter a região enfaixada a noite toda.
Leia também: Como reduzir os calos dos pés com 5 remédios naturais
3. Mistura de água e bicarbonato de sódio
Para eliminar os calos, você também pode preparar uma pasta com água morna e bicarbonato de sódio.
Normalmente, você só deve usar três colheres de chá de bicarbonato de sódio e um copo de água para a mistura. Depois de obter a consistência necessária, aplique-a no calo como se fosse um creme. Deixe agir por alguns minutos e depois seque bem.
Nota: há pessoas que, em vez de bicarbonato de sódio e água, usam uma pasta feita com aspirina em pó e um pouco de água ou mel para tirar calosidades dos pés.
4. Pomada de alho
Se você tem alho e azeite, pode fazer outro remédio caseiro para eliminar os calos das mãos e dos pés de forma natural.
Pegue um dente de alho e misture-o em uma pequena porção de azeite para criar uma pomada caseira. Como na explicação sobre o limão, o alho tem um efeito um pouco mais lento, então você deve mantê-lo durante toda a noite.
5. Cebola
A cebola é um alimento que possui propriedades anti-inflamatórias. Portanto, considera-se que ela pode ser útil para o cuidado da pele com calos. Supostamente, ao esfregá-la na pele, as células mortas poderiam ser eliminadas e, com ela, o calo.
Esse é um remédio possível, mas ainda mais lento que os anteriores, por isso é necessário ser paciente.
6. Vinagre branco
O vinagre é um líquido ácido que, de acordo com as crenças populares, poderia ser usado para reduzir os calos das mãos e pés. Em particular porque se considera que possa ajudar a suavizar a pele endurecida.
Misture com água e umedeça o calo na solução. Mantenha a região coberta durante a noite e, na manhã seguinte, repita o procedimento e passe a pedra-pomes suavemente. Por fim, enxágue bem a área com água e sabão em abundância.
Veja também: Como remover os calos de forma natural
7. Urtiga
A urtiga é mais uma planta à qual são atribuídas propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se que o preparo de uma pasta com seus caules e flores possa ajudar a remover os calos mais facilmente.
Aprenda a prevenir os calos e se esqueça dos incômodos
Para evitar o aparecimento dos calos, você pode seguir algumas medidas muito simples. Por exemplo, passar hidratante regularmente em todo o corpo, enfatizando as áreas que são mais propensas a ressecar, como cotovelos, joelhos, pés.
E quando você for comprar um sapato, experimente e se certifique de que ele não vai ficar apertado nem incomodar. Lembre-se de que, a princípio, pode não parecer um problema, mas afetará a área mais cedo ou mais tarde.
Por sua vez, você deve evitar o uso de calçados inadequados (desconfortáveis, duros, quentes, apertados, etc.) para que os calos nos pés não piorem ou apareçam de novo No caso das mãos, vale o mesmo, mas em relação às luvas.
Por fim, não se esqueça de que, como os calos também podem aparecer nas mãos, é recomendável cuidar diariamente dessa área. Para isso, use cremes hidratantes regularmente e procure lavar a louça usando luvas, já que os detergentes costumam ressecar em excesso a pele.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Berardinelli, J. M. T., & Sampayo, H. I. C. (2005). Remisiones de médicos generales a dermatólogos. Revista de la Asociación Colombiana de Dermatología y Cirugía Dermatológica, 13(2), 116-120. https://revista.asocolderma.org.co/index.php/asocolderma/article/download/522/481
- Jiménez, S. G. Cuidado de pies y manos en la edad adulta. Disponible en: https://www.elfarmaceutico.es/uploads/s1/18/64/ef554-especial-cuidado-pies.pdf
- Marrassini, C., & Anesini, C. A. (2018). Urtica Urens: una planta medicinal Argentina. Disponible en: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/87427
- Pérez-López, E. (2019). Ácido salicílico: una hormona vegetal que nos ha ahorrado más que un dolor de cabeza. Revista de Biología Tropical, Blog-Blog. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/rbt/article/view/39590
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.