É melhor praticar ioga em vez de levantar pesos?

22 Fevereiro, 2019
A ioga e o levantamento de pesos são duas ótimas maneiras de se manter em forma. Embora sejam bem diferentes, as duas atividades auxiliam no desenvolvimento muscular e no bem-estar geral.

A ioga e o levantamento de peso são duas maneiras bem diferentes de manter o corpo em forma. O recomendável é fazer algum tipo de treinamento de força pelo menos duas vezes na semana, então, ambas as opções são boas para manter um bom estado físico.

Por isso, a ioga pode exigir mais destreza, tempo e determinação do que o levantamento de peso. A seguir, vamos ver qual das atividades é a mais saudável.

É melhor praticar ioga em vez de levantar pesos?

Por que perder tanto tempo na academia trabalhando cada parte do seu corpo quando você pode trabalhar todos os pontos de uma vez com a ioga? A seguir, vamos mostrar os pontos fortes que indicam que é melhor praticar ioga do que levantar peso. Tome nota!

1. Benefícios físicos da ioga

Em primeiro lugar, há algo que você precisa saber: nenhuma quantidade de peso vai fazer com que seus braços fiquem tão fortes quanto a prática de sustentar o peso do seu próprio corpo, como acontece na ioga.

Para praticar ioga precisa de flexibilidade

Além disso, praticamente tudo o que você faz na ioga está relacionado com você mesmo, desde as posturas voltadas para o núcleo, como o movimento de uma postura à outra. A ioga permite aumentar os batimentos cardíacos, fortalecer os músculos e alongá-los ao mesmo tempo.

2. A ioga não é um esporte competitivo!

Enquanto algumas pessoas prosperam tentando ser as mais rápidas na aula de spinning, na ioga não importa o que os outros estão fazendo.

Não existe comparação e nem competição: você só está competindo com você mesmo.

Não deixe de ler: Ioga em casa: confira as dicas mais importantes

3. Você economiza dinheiro

Tudo o que você precisa para praticar ioga é você mesmo. Você pode usar qualquer peça de roupa que viabilize seus movimentos e não precisa nem comprar um colchonete de ioga, já que a grama ou um tapete funcionam bem. E, se quiser algum tipo de inspiração, há muitos vídeos disponíveis gratuitamente online.

E não importa se você está em casa, no escritório ou até mesmo na rua.

“A ioga é um caminho para a liberdade. Com sua prática constante, podemos nos libertar do medo, da angústia e da solidão.”

–Indra Devi–

4. A ioga vai ajudá-lo a perder peso

Praticar ioga muda a sua mente: ela renova a maneira de encarar a vida, o corpo e a alimentação. Certamente, a ioga mostra como apreciar seu corpo por todas as coisas incríveis que ele pode fazer por você. E ajudará, também, a preenchê-lo com o melhor combustível possível em vez de ficar ingerindo calorias vazias.

  • O fato de mudar de opinião e tomar consciência sobre uma alimentação correta é uma ferramenta de perda de peso muito mais eficaz do que queimar um monte de calorias em qualquer aula de ginástica ou de levantamento de peso.

5. Sem lesões

Sem dúvida, com a ioga, você aprenderá a unir corpo e mente. Isso permite se mover com mais facilidade e prestar atenção em como o corpo se sente a cada momento.

Por outro lado, a ioga oferece uma forma de força mais funcional que o levantamento de peso tradicional. Você pode se fortalecer com a prática de ioga, mas o levantamento de peso também tem seus próprios benefícios.

Confira também: 5 coisas imprescindíveis em uma aula de ioga

Para praticar ioga precisa de determinação

6. A ioga proporciona flexibilidade e mobilidade

A ioga é uma maneira divertida de aumentar a flexibilidade e a mobilidade do corpo. O levantamento de peso, por outro lado, concentra-se apenas no levantamento e não na flexibilidade do corpo.

  • É importante saber que a flexibilidade é um fator essencial para a boa postura e para aumentar o bem-estar corporal.
  • A ioga, sem exercer uma grande pressão no corpo, também pode fazer com que você supere seus limites e aumente gradualmente a flexibilidade.

Em conclusão, o mais importante é que você encontre uma maneira de trabalhar com o seu corpo, com o objetivo de se tornar mais forte e flexível. Lembre-se de que você não precisa escolher. Você pode combinar o treinamento de ioga e o levantamento de peso para obter ainda mais benefícios.

Recomendamos que você não tenha pressa para explorar e encontrar seus exercícios prediletos. Assim, poderá transformá-los em um hábito para a sua vida.