5 coisas imprescindíveis em uma aula de ioga

· 17 de fevereiro de 2019
Existem alguns implementos que te ajudarão a aperfeiçoar a técnica e melhorar algumas posturas fundamentais da ioga e permitirão assim que a prática seja muito mais efetiva

A ioga implica disciplina e constante prática das posturas. Para melhorar podemos empregar alguns objetos imprescindíveis usados na aula de ioga para que o treinamento seja realizado de maneira eficiente.

Em suma, estes objetos ajudarão a desenvolver as destrezas como a flexibilidade, resistência e execução correta das posturas. yogui poderá usá-los de acordo com o tipo de ioga que é praticado e o nível de destrezas desenvolvido.

Assim então, ao se inscrever em um estúdio onde se pratica a disciplina, encontrará 5 coisas imprescindíveis na sala que te ajudarão a desenvolver destrezas e técnicas nas posturas.

1. Colchonete ou tapete para a aula de ioga

Sem dúvida, das coisas imprescindíveis em uma aula de ioga o tapete é o mais importante, porque é sobre ele que se realizam a maioria das posturas. No colchonete colocará seu corpo e se deitará no momento de meditar. O tapete é seu espaço pessoal na ioga e recomendamos ter um próprio.

Os estúdios devem contar com vários deles caso alguns alunos o necessitem. Se for usar um tapete do estúdio, recomenda-se levar uma toalha para a prática e limpá-lo ao finalizar a aula.

  • Definitivamente, o tempo de duração de um tapete pode se estender até os 3 anos se for bom e receber os cuidados necessários. Faça um bom investimento comprando um tapete de boa qualidade.
  • Sem dúvida, o material deve ser antideslizante para que tenha um bom agarre e preferivelmente com uma grossura de 3 a 5 mm. Não deve ser muito grosso nem muito suave para que te permita estabilidade em todas as posturas.
5 coisas imprescindíveis em uma aula de ioga: flexibilidade

2. Cordas ou correias

As cordas ou correias são utilizadas para facilitar o alongamento e adaptar algumas posturas. São de grande ajuda para os principiantes ou para os que iniciam posturas mais difíceis. No Iyengar ioga, onde se foca muito na técnica correta, costumam usar este elemento com frequência.

  • As posturas mais comuns nas quais são utilizadas cordas de ioga são as que requerem o alongamento dos membros inferiores.
  • As cordas são feitas de algodão suave e flexível, mas muito resistente. O náilon também é um bom material porque é muito resistente.

3. Blocos

São blocos de espuma, cortiça ou madeira que permitem ajustar as posturas e torná-las mais simples, além de conseguir um melhor apoio. São usados como extensão das mãos quando o aluno não pode tocar o piso nas posturas de pé que requerem fazê-lo.

Também são de grande ajuda nas posturas nas quais se abre o peito e para pessoas que tenham se lesionado ou tenham limitações físicas. Graças ao uso dos blocos poderão evitar lesões ou que estas se compliquem no treinamento.

Recomendamos que leia também: Que exercício de ioga é bom para a dor lombar?

4. Almofada para meditação

É utilizada comumente na meditação ao fazer a posição da lótus. É um elemento frequente na prática da Raja ioga, onde predomina a meditação. Assim como o tapete, recomenda-se que a almofada de meditação seja um espaço pessoal e um elemento primordial de cada yogui.

Serve para manter uma boa postura ao meditar, o que evitará incômodos na coluna, pernas, ombros, quadris e pescoço.

Ao utilizar uma almofada, a pélvis se eleva para que os quadris fiquem no nível dos joelhos: isso permitirá manter a postura por mais tempo sem sentir câimbras.

Assim, existem vários tipos de almofadas adaptadas a determinadas posturas e as características anatômicas dos yoguis. Podem ser redondas, quadradas, ovaladas ou com forma de meia-lua.

5 coisas imprescindíveis em uma aula de ioga: relaxamento

5. Joelho de espuma

O joelho de espuma é um implemento macio que se utiliza para esquentar a musculatura antes de começar a prática ou para liberar tensão ao terminar a aula. Serve também para massagear a coluna e alongar os músculos profundamente.

Não perca: Exercícios divertidos e eficazes para praticar ao ar livre

Certamente, utilizar o joelho de espuma é simples porque somente requer que a pessoa rode com cuidado sobre o mesmo com a parte do corpo que deseja trabalhar.

Em conclusão, na aula da ioga, estes elementos ajudarão todos os dias para melhorar as posturas. Foque em praticar diariamente e, usando estes objetos imprescindíveis de uma aula de ioga, notará uma grande mudança. Anime-se e faça da ioga uma forma de vida!

  • Hartfiel, N., Havenhand, J., Khalsa, S. B., Clarke, G., & Krayer, A. (2011). The effectiveness of yoga for the improvement of well-being and resilience to stress in the workplace. Scandinavian Journal of Work, Environment and Health. https://doi.org/10.5271/sjweh.2916
  • Ross, A., Friedmann, E., Bevans, M., & Thomas, S. (2013). National survey of yoga practitioners: Mental and physical health benefits. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2013.04.001
  • Bilderbeck, A. C., Farias, M., Brazil, I. A., Jakobowitz, S., & Wikholm, C. (2013). Participation in a 10-week course of yoga improves behavioural control and decreases psychological distress in a prison population. Journal of Psychiatric Research. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2013.06.014