Qual deve ser a duração de uma dieta para perder peso?
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Quem luta contra o sobrepeso e a obesidade está consciente do papel que a alimentação desempenha no emagrecimento. Por esta razão, muitos têm dúvidas sobre qual deve ser a duração de uma dieta para perder peso para conseguir bons resultados.
Hoje em dia, existem muitas dietas que propõem perder uma determinada quantidade de quilos em questão de dias, ou no máximo em semanas. No entanto, devido às suas características, aqueles que as adotam sofrem reações indesejadas ou fracassam.
Uma boa dieta tem limite de realização? Quando tempo deve durar uma dieta? Nem todos sabem responder a estas perguntas. Por isso, no seguinte espaço queremos compartilhar alguns aspectos relevantes que ajudam a respondê-las.
Não perca!
Qual é a melhor forma de perder peso e qual deve ser a duração de uma dieta?
Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter acesso a centenas de recomendações e planos de alimentação para combater o excesso de peso. O que muitos ignoram é que várias das dietas que são recomendadas colocam a saúde em risco e não trazem os efeitos esperados.
É fundamental entender que, para combater o sobrepeso de forma efetiva, é preciso modificar 100% dos hábitos de vida. Não é suficiente seguir um programa de alimentação hipocalórico durante alguns dias, para depois voltar aos maus hábitos de sempre.
Este é, talvez, um dos grandes erros que são cometidos por quem quer emagrecer. Mesmo que existam muitas dietas que permitam perder os quilos extras em pouco tempo, suas restrições causam desequilíbrios que, mais tarde, danificam por completo os resultados obtidos.
Leia também: 6 maus hábitos que envelhecem sem você perceber
Qual é a melhor maneira de perder peso?
Há muito tempo especialistas recomendam as dietas balanceadas como a melhor via para alcança um peso saudável e estável. Esta forma de alimentação implica comer “de tudo um pouco” e levar em consideração fatores como a idade e o estado de saúde da pessoa.
Saiba mais: 5 bebidas que te ajudarão a emagrecer
Diferentemente das dietas extremas ou “milagrosas”, estes planos de alimentação são completos e se adaptam às necessidades de cada pessoa. Não se limitam a uma quantidade de tempo e propõem tornar a boa alimentação um hábito permanente.
Na verdade, depois de fracassar algumas mil vezes com as dietas hipocalóricas, muitos entenderam que a forma mais efetiva de emagrecer é com estes modelos de alimentação. Apesar dos resultados não serem imediatos, são muito mais seguros e convenientes.
Uma boa dieta para perder peso se caracteriza por:
- Incluir todos os grupos de nutrientes essenciais (macronutrientes e micronutriente).
- Respeitar as necessidades calóricas do organismo.
- Limitar ao máximo o consumo de processados, açúcares e sal.
- Substituir as gorduras saturadas por gorduras “saudáveis” ou insaturadas.
- Incluir fontes de carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico.
- Fazer entre cinco e seis refeições por dia, em porções moderadas.
Além do mencionado, toda boa dieta para perder peso vem acompanha da prática de exercício físico e demais hábitos saudáveis. Concluindo, não é um plano de dias, e sim um hábito permanente que permite melhorar tanto o peso quanto a saúde.
Qual deve ser a duração de uma dieta?
Um dos grandes problemas com o conceito errado da dieta é que ele faz muitos pensarem que temos que fazê-la durante um tempo. É verdade que se for uma dieta tradicional, daquelas restritivas, ela só pode durar poucos dias.
No entanto, considerando que a melhor forma de emagrecer é com uma dieta equilibrada e permanente, este pensamento deve mudar.
Qual deve ser a duração de uma dieta? As dietas que têm um “limite” para perder um número determinado de quilos são as que devemos evitar.
Mudanças definitivas
A primeira coisa que toda pessoa deve considerar quando não está satisfeita com seu peso é que as mudanças na alimentação devem ser definitivas, e não temporárias. O peso que se perde com uma dieta de dias ou semanas é recuperado com muita facilidade.
O pior de tudo é que em muitos casos ocorre o chamado “efeito rebote”, que leva a ganhar ainda mais peso do que tínhamos inicialmente. Além disso, aumenta o risco de deficiências nutricionais e vários problemas de saúde.
Por essa razão, ainda que seja atrativo conseguir mudanças rápidas, o recomendado é melhorar a alimentação de maneira permanente e gradual. Esta é a melhor maneira de alcançar um peso saudável sem correr riscos.
Você pensava que seguir uma dieta de dias emagrecia? Como você pode notar, uma boa dieta não tem um limite. Mesmo que possamos mudar os cardápios ou modelos de forma constante, devemos nos assegurar de que a alimentação seja de boa qualidade o tempo todo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Poti JM., Braga B., Qin B., Ultra processed food intake and obesity: what really matters for health processing or nutrient content? Curr Obes Rep, 2017. 6: 420-431.
- Lin D., Peters BA., Friedlander C., Freiman HJ., et al., Association of dietary fibre intake and gut microbiota in adults. Br J Nutr, 2018. 120: 1014-1022.
- Almenning I., Rieber Mohn A., Lundgren KM., Lovvik TS., et al., Effects of high intensity interval training and strength training on metabolic, cardiovascular and hormonal outcomes in women with polycystic ovary syndrome: a pilot study. PLoS One, 2015.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.