Dor lateral no abdômen durante o exercício: tudo que você precisa saber

Não há evidências de que esta dor lateral no abdômen represente um problema de saúde, mas ela impede o desenvolvimento normal das atividades físicas e esportivas. A ciência ainda não determinou a causa exata desse desconforto.
Dor lateral no abdômen durante o exercício: tudo que você precisa saber

Última atualização: 01 Julho, 2021

Provavelmente, a maioria das pessoas já sentiu uma dor lateral no abdômen durante o exercício. É uma sensação muito desconfortável que incomoda quem faz atividade física, seja em um nível competitivo ou por prazer. Essa dor torna impossível continuar, pois ela só se acalma se o atleta parar.

Trata-se de uma dor latejante na lateral, bem entre o peito e o abdômen. Muitos se perguntam se ela é um sinal de algo perigoso ou o sintoma de que algum tipo de lesão ocorreu ou pode ocorrer. Não há nada a temer, mesmo que a dor se torne muito intensa.

Atualmente, a ciência não tem uma resposta definitiva para o que motiva esta dor. O que existe é um conjunto de teorias que podem explicar essa dificuldade. Falaremos mais sobre isso a seguir.

O que é a dor lateral no abdômen durante o exercício?

Como dissemos esta é uma dor aguda e latejante localizada na área lateral da região abdominal. Aparece repentinamente quando é realizado algum tipo de exercício físico repetitivo, e impede a continuidade da atividade com normalidade.

Também é conhecida como dor no flanco ou, em termos médicos, dor abdominal transitória (DAT). Acredita-se que não obedeça a um único fator, mas que seja provocada por várias causas ou circunstâncias combinadas.

O mais comum é que apareça durante a realização de atividades vigorosas, mas principalmente ao correr. Tradicionalmente, isso tem sido associado à ingestão de alimentos antes do exercício, mas o caso de ciclistas – que comem durante a corrida – parece refutar essa teoria.

Homem com dor provocada pelos gases
As causas exatas da dor lateral no abdômen durante a prática de exercício não são totalmente conhecidas.

Talvez você possa se interessar: 5 hábitos saudáveis para prevenir a dor no peito

Por que essa dor surge?

Não há uma conclusão definitiva sobre os motivos por trás desta dor. Nenhum dos estudos disponíveis até o momento estabeleceu uma causa definitiva. No entanto, uma das teorias mais amplamente aceitas ressalta que ela surge após a atrito ou tensão contínuos nos ligamentos que conectam o diafragma ao estômago. Este atrito levaria à irritação do peritônio, que é uma membrana que reveste a cavidade abdominal.

Outros pensam que essa dor aguda é um efeito do mau hálito. Quando há respiração irregular e inconsistente, há uma falta de oxigênio no corpo e o diafragma fica restrito.

Estudos indicam que esportes que requerem um alto uso de energia em um curto período de tempo – como todos aqueles em que os atletas competem em velocidade – tendem a causar dor lateral no abdômen com mais frequência. Em ordem, as atividades físicas em que esse problema ocorre com mais frequência são:

  • Natação: 75%.
  • Atletismo: 69%.
  • Equitação: 62%.
  • Exercícios aeróbicos: 52%.
  • Basquete: 47%.
  • Ciclismo: 32%.

Os fatores agravantes

A experiência clínica detectou que existem alguns fatores que aumentam o risco desta dor surgir e se tornar mais intensa, sem que sejam causas diretas. Esses fatores são os seguintes:

  • Comer ou beber muito antes do exercício: isso leva a um maior acúmulo de peso no estômago e os movimentos desse órgão aumentam, gerando mais atrito com o diafragma.
  • Rigidez e hipertonia: atletas com rigidez excessiva nos músculos estabilizadores da coluna tendem a sentir mais dor.
  • Intensidade do exercício: quanto mais intenso, maior o risco.

Homens e mulheres parecem sofrer deste problema sem grandes diferenças. O que foi detectado é que as pessoas mais jovens também têm uma maior probabilidade de apresentá-lo, enquanto é menos frequente nas pessoas mais velhas.

Mulher malhando na academia
A dor no abdômen que surge durante a prática de exercícios força a pessoa a parar a atividade por causa da sua intensidade.

O que fazer para tentar evitar a dor dor lateral no abdômen durante o exercício?

Embora as razões pelas quais esta dor ocorre não sejam totalmente conhecidas até esse momento, algumas práticas demonstraram ser eficazes na prevenção. Recomenda-se o seguinte:

  • Mantenha uma dieta saudável: problemas digestivos aumentam o risco de a dor aparecer.
  • Evite balançar agressivamente o tronco.
  • Respire de maneira compassada e uniforme.
  • Fortaleça a região abdominal e treine a respiração.
  • Não coma exageradamente antes de praticar atividades físicas intensas.
  • Beba apenas pequenas quantidades de líquido várias vezes durante o exercício, não muito líquido de uma vez.

Por fim, se a dor aparecer, é melhor desacelerar e pressionar com as mãos a área do abdômen onde ela é sentida. Além disso, se o desconforto continuar, o mais correto a fazer é parar, regular o ritmo da respiração e alongar a região abdominal.

Pode interessar a você...
Infusão de hortelã e anis para aliviar as flatulências
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Infusão de hortelã e anis para aliviar as flatulências

Além de aliviar as flatulências, tanto a hortelã como o anis como  podem ajudar a evitá-las, por isso também podemos tomá-lo como preventivo



  • Pérez, C. Ayán. “Dolor abdominal transitorio vinculado al ejercicio: causas y soluciones.” Revista Andaluza de Medicina del Deporte 3.3 (2010): 103-109.
  • Domínguez, R. “Aproximación al dolor abdominal transitorio.” Apuntes del Máster de Fisiología del Ejercicio. Universidad de Barcelona–Editorial Médica Panamericana (2013).