Dieta vegana com a qual Beyoncé emagreceu 20 quilos em 22 dias é saudável?
Revisado e aprovado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor
’22 days nutrition’ é o nome da dieta da Beyoncé, promovida como um regime saudável à base de plantas, eficaz e fácil de seguir. Por um tempo, a artista manteve essa dieta para perder peso após o parto.
Ela fez isso para se preparar para uma apresentação no Coachella Festival em 2018. No entanto, suas declarações subsequentes questionam alguns dos benefícios dessa dieta. É saudável? Vamos ver.
A dieta da Beyoncé ou como perder 20 quilos em 22 dias
A cantora, dançarina, atriz, produtora e empresária Beyoncé Knowles rouba o visual por sua figura marcante. Daí o fato de muitos de seus seguidores se perguntarem que tipo de dietas e hábitos ela implementa para se manter radiante.
Relacionado a isso, popularizou-se um regime conhecido como ’22 days nutrition’, um tipo de dieta vegana que foi implementada pela artista após o parto de seus filhos gêmeos.
Por meio de uma série de vídeos em suas redes sociais, ela comentou que seguiu esse programa à base de plantas para perder peso de forma saudável e rápida. A cantora estava com 98 quilos após o parto, bastante para uma pessoa de 1,70 de altura.
Seu objetivo era parecer mais magra para uma apresentação que aconteceria no Coachella Valley Music and Arts Festival (Califórnia, EUA), em 2018.
A dieta da Beyoncé, como também foi divulgada em diversos meios de comunicação, foi idealizada por seu personal trainer e conselheiro, Marco Borges, cujas ideias constam do livro The 22-Day Revolution.
O marido da cantora, produtor e rapper Jay-Z, também aderiu ao desafio. E por 44 dias (um pouco mais do que o estipulado) a ex-vocalista do Destiny’s Child se manteve à base de plantas. Claro que ela conseguiu o que queria: voltar aos 79 quilos.
Assim, considerando que a tentativa tinha sido um sucesso total, eles decidiram criar uma marca com o mesmo nome para oferecer menus, produtos alimentares e serviços e promover estilos de vida saudáveis.
É preciso esclarecer que, no caso dela, a dieta da Beyoncé não consistia apenas em comer vegetais, mas também incluiu eliminar carboidratos simples, açúcares, bebidas alcoólicas, além de laticínios, carnes, peixes, entre outros.
Porém, em 2022 a artista reconheceu que tinha que relativizar um pouco sua alimentação vegana. Segundo Beyoncé, ela sentia que sua mente não estava funcionando bem. Então ela adicionou um pouco de ômega-3 e peixes aos seus pratos.
22 days nutrition: em que consiste?
O nome da dieta é baseado na crença de que um hábito pode ser formado em 21 dias. Neste caso, refere-se a comer bem. No entanto, na denominação mais um dia é adicionado.
A ideia visa consumir alimentos de origem vegetal e preferencialmente orgânicos, eliminando principalmente os alimentos industrializados. Para isso, além dos planos alimentares, a empresa oferece em seu site produtos alimentícios, como barras de proteína.
É assegurado que estes não contêm determinados ingredientes, tais como:
- Componentes de origem animal.
- Produtos geneticamente modificados.
- Glúten.
- Lactose ou laticínios.
- Sabores artificiais, cores ou adoçantes.
Além disso, existem outras restrições, como as já citadas (carboidratos simples e álcool). Nessa dieta, também recomenda-se evitar a soja, apesar de ser uma das fontes mais comuns de proteína vegana.
Por outro lado, o usuário recebe ferramentas para poder seguir uma alimentação saudável. A adesão ao serviço 22 days nutrition permite o acesso a receitas e planos personalizados, tendo como base objetivos, necessidades alimentares, presença de alergias ou outros.
Alguns exemplos de refeições propostas nos menus incluem pratos como os seguintes:
- Torrada de morango com manteiga de girassol.
- Feijão preto com milho de abóbora.
- Tempeh indonésio, acompanhado de arroz integral.
Como parte do programa, também é feita a recomendação de realizar pelo menos 30 minutos de atividaade física diariamente. No entanto, durante a dieta, Beyoncé fez muito mais do que isso, devido à exigência dos ensaios que realizou antes da sua apresentação no já referido festival Coachella.
Benefícios e desvantagens da dieta da Beyoncé
Marco Borges, idealizador do sistema, afirma que na verdade se trata de eliminar os alimentos industrializados, que não fazem bem ao organismo. Além disso, ele sustenta que uma dieta à base de vegetais aumenta a energia, melhora o humor, cuida da saúde da pele e ajuda a dormir melhor.
Agora, embora não haja nenhum estudo que suporte a eficácia do plano de 22 days nutrition, a veracidade de algumas dessas ideias básicas foi comprovada. Para citar um exemplo, um estudo divulgado pela Annual Review of Nutrition reafirma que dietas abundantes em frutas, vegetais e legumes predizem resultados favoráveis de sono.
Da mesma forma, o fato de aumentar o consumo de vegetais, reduzir os açúcares adicionados ou eliminar o álcool é sem dúvida benéfico do ponto de vista da prevenção de doenças (cardiovasculares, renais, diabetes, fígado gordo), redução da obstipação, entre outras alterações.
No entanto, o que se chama de aumento de energia pode ser relativo, pois estudos indicam que alguns alimentos de origem vegetal são bastante baixos em calorias (alface: 8 kcal), enquanto outros, como batata e banana, são altos (144 e 105 kcal, respectivamente).
Agora, com base no que é observado na página de 22 days nutrition, a contagem de calorias dos planos propostos chega a cerca de 1.000 calorias por dia. Essa quantidade é bastante baixa para uma pessoa que é muito ativa fisicamente, o que pode levar à fadiga.
E enquanto uma dieta vegana pode ser saudável quando todas as necessidades nutricionais são atendidas, a dieta da Beyoncé é muito rigorosa, limitando também o consumo de soja, assim como a maioria dos carboidratos, que são uma importante fonte de energia.
Por fim, embora seja comumente aceito, não há evidências de que um comportamento se torne um hábito em 21 dias. Um estudo no European Journal of Social Psychology sugere que isso pode levar um tempo menor ou muito maior: de 18 a 254 dias.
Com base nessa ideia, não seria estranho que, depois de passar três semanas comendo apenas vegetais, muitos retornem aos hábitos anteriores.
Quando a fama guia a nutrição
Comer de maneira saudável sempre será bom, embora pareça que só lembramos disso quando uma artista famosa mostra o que faz na mídia ou em suas contas na rede, como aconteceu com a dieta da Beyoncé.
E não é que isso esteja errado. O fato de por detrás das recomendações existir também uma estratégia de marketing para vender um produto ou serviço não é sequer condenável. Se o custo de manter uma vida saudável for uma assinatura de página, talvez valha a pena pagar.
No entanto, fazer isso é ignorar uma questão fundamental. Para iniciar um plano alimentar, seja para emagrecer ou para qualquer outra finalidade, é aconselhável primeiro consultar um profissional de saúde, fazer um check-up médico e depois seguir as recomendações dadas por um nutricionista.
Portanto, o problema real com dietas como essas está na generalização. Ou seja, acreditando que podem funcionar igualmente para todas as pessoas, independente da atividade que desempenhem, e sem parar para pensar em como a saúde de cada um pode ser comprometida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Borges, M. (2017). La revolución de los 22 días. Barcelona, España: Grijalbo. https://www.casadellibro.com.co/libro-la-revolucion-de-los-22-dias/9788425354069/2985933
- Lally, P., van Jaarsveld, C., Potts, H. & Wardle, J. (2010). How are habits formed: Modelling habit formation in the real world. Eur. J. Soc. Psychol., vol. 40, pp. 998-1009. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejsp.674
- Meldgaard, K. (2019) Detoxing feels good: dieting and affect in 22 Days Nutrition and goop detoxes. Feminist Media Studies, vol. 19(5), pp. 702-716. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14680777.2018.1508050?journalCode=rfms20
- Slavin, J. & Lloyd, B. (2012). Health benefits of fruits and vegetables. Advances in Nutrition, Vol. 3(4), pp. 506–516. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2161831322010262?via%3Dihub
- Whitener, O. (2019) Farm to label: a critique of consumer activism in the sustainable food movement [Senior Tesis]. Pomona College (California, USA). Recuperado de:
https://scholarship.claremont.edu/pomona_theses/202. - Zuraikat, F., Wood, R., Barragán, R. & St-Onge, M. (2021). Sleep and diet: mounting evidence of a cyclical relationship. Annual Review of Nutrition, vol. 41(1), pp. 309-332. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34348025/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.