Conheça a dieta ideal para cada tipo de corpo

30 Dezembro, 2019
Conhecer nosso tipo de corpo nos ajudará a escolher os alimentos mais adequados para uma dieta ideal que nos levará a perder peso.

Você quer atingir o seu peso ideal? Você já reparou que tende a acumular gordura em certas partes do seu corpo? Se a sua resposta for sim, você deve saber que existe uma dieta ideal, dependendo do tipo de corpo que você possui; nem todos nós ganhamos peso da mesma maneira.

Embora seja verdade que os nossos hábitos influenciam nosso peso, às vezes podemos ter mais dificuldade em perder peso devido ao tipo de corpo que temos. O tipo de constituição corporal nos é dado em parte, pois o herdamos de nossos pais e ancestrais.

O psicólogo americano William Herbert Sheldon classificou o corpo em três tipos:

  •  Ectomorfo
  •  Mesomorfo
  •  Endomorfo

Desde então, e de acordo com dados da Universidade de Houston (Estados Unidos), nutricionistas, treinadores e médicos levaram essas informações em consideração para projetar planos de refeições individualizados.

Se identificarmos o tipo de corpo que possuímos, teremos uma das chaves para tornar a nossa dieta um sucesso.

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Corpo ectomorfo ou “tipo tubo”

Uma das principais características desse tipo de corpo é que ele é fino. Este grupo inclui aqueles que têm dificuldade em ganhar peso.

É importante consultar o médico para descartar qualquer doença que possa ser a causa da dificuldade em ganhar peso. Embora, geralmente, o corpo esteja com pouca gordura, apresenta dificuldades para ganhar massa muscular.

Dieta ideal

A dieta ideal neste caso é a que consiste nas seguintes proporções dos grupos de alimentos:

  • Carboidratos: 55%
  • Proteína: 25%
  • Gordura: 20%

É importante que você inclua na sua dieta:

  • Leguminosas.
  • Carnes magras.
  • Laticínios e ovos.
  • Legumes e frutas (abacate).
  • Oleaginosas.
  • Azeite de oliva.
  • Cereais integrais.
Dieta ideal

Exercício físico

Quanto ao exercício físico, esse tipo de corpo é bom para a prática de exercícios de musculação mais frequentes. Exercícios com pesos ou alta demanda física são os mais adequados para o desenvolvimento muscular.

Corpo mesomorfo ou “formato de maçã”

As mulheres com corpo mesomórfico, também conhecido como “corpo em forma de maçã”, têm como característica principal que a gordura tende a se acumular na região da cintura. Quando há um aumento de peso, as irritantes “pochetes” serão formadas na área abdominal.

Dieta ideal

Se você pertence a esse grupo de mulheres, é recomendável que a sua dieta contenha as seguintes proporções:

  • Carboidratos: 40%
  • Proteínas: 30%
  • Gordura: 30%

Os alimentos que você deve incluir em sua dieta são:

  • Frutas e vegetais.
  • Carnes magras.
  • Laticínios com pouca gordura.
  • Oleaginosas e sementes.
  • Grãos integrais e legumes.

Além disso, os alimentos que você deve evitar ou diminuir seu consumo são:

  • Junk food ou alimentos processados.
  • Refrigerantes.
  • Produtos de panificação e enlatados.
  • Farinha refinada.

Exercício físico

Este grupo é considerado “geneticamente afortunado” porque eles têm mais facilidade para perder peso e moldar o corpo. Com a prática de exercícios regulares, combinando atividades cardiovasculares e de força, será suficiente para manter o peso adequado e tonificar os músculos.

Exercício físico

Corpo endomorfo ou “corpo tipo pêra”

Este grupo é caracterizado por ter um metabolismo lento. Podem ser pessoas propensas a sofrer com excesso de peso, obesidade e outros distúrbios metabólicos. O aconselhável nesses casos é diminuir o número de calorias diárias.

Dieta ideal

Se você faz parte deste grupo, tente incluir no seu dia a dia:

  • Gorduras saudáveis, como o azeite de oliva e abacate.
  • Frutas e vegetais ricos em água.
  • Cereais integrais.
  • Carnes magras e peixe.

Minimize o consumo de:

  • Junk food e processados.
  • Alimentos ricos em sódio.
  • Açúcar ou refrigerantes.
  • Doces e produtos de panificação.

Exercício físico

Para suplementar a dieta, os endomorfos devem gastar cerca de 30 minutos por dia com exercícios aeróbicos com ritmo moderado.

  • Caminhar, correr ou andar de bicicleta são algumas das atividades ideais para ajudar a equilibrar o peso corporal.
  • Quando começar a perder peso, é indicado incluir exercícios de força na rua rotina, duas ou três vezes por semana.

Em muitos casos, não é fácil reconhecer nosso tipo de corpo, porque percebemos que temos características de mais de um tipo, embora a verdade seja que, em geral, temos mais tendência a pertencer a um em particular.

  • Sillero, M. (2010). Composición Corporal. Nutrición y Dietética.

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  • FAO. (2015). Macronutrientes y micronutrientes. Organización de Las Naciones Unidas Para La Alimentación y La Agricultura.