A dieta detox do arroz vermelho

O arroz vermelho é uma variedade de arroz integral com muitas propriedades nutricionais. Ajuda a reduzir o colesterol e os triglicérides, e a perder peso sem grandes sacrifícios.
A dieta detox do arroz vermelho

Última atualização: 06 dezembro, 2018

O arroz vermelho é o componente principal de uma dieta detox que vem dando o que falar. Promete eliminar toxinas e dar um “reset” no metabolismo para promover uma verdadeira limpeza interna e restaurar os níveis de equilíbrio do corpo.

As dietas detox surgiram da necessidade de limpar o organismo, já que diariamente estamos expostos a toxinas indesejáveis e perigosas para a saúde.

Essas estão presentes no meio ambiente, na água e na comida, transportadas por pesticidas, hormônios e outras substâncias químicas.

A maioria das dietas detox é feita somente à base de sucos feitos de frutas e vegetais, mas a dieta do arroz vermelho oferece uma maneira de desintoxicar o organismo sem passar tanta fome e aproveitando os diversos benefícios deste alimento.

Quais os benefícios do arroz vermelho?

1. É rico em fibras

O arroz vermelho é rico em fibras, que são importantíssimas para regular o funcionamento do intestino e previnem a prisão de ventre e inflamações.

Além disso, alimentam os probióticos presentes nas paredes intestinais, que são capazes de aumentar os níveis de imunidade.

2. Possui baixo índice glicêmico

O índice glicêmico indica a velocidade com a qual um determinado alimento é absorvido pelo sangue. Um alimento com alto índice glicêmico pode provocar picos de insulina no sangue, bem como promover o acúmulo indesejado dos carboidratos ingeridos em forma de gordura.

Por isso, o baixo índice do arroz vermelho significa que é absorvido lentamente pelo organismo; prevenindo picos e normalizando o nível de açúcar no sangue.

ervas-arroz-vermelho

3. Reduz o colesterol

Este poderoso alimento pode tanto reduzir o colesterol mau quanto aumentar os níveis de colesterol bom. Esta redução é fundamental para a saúde, já que diminui significativamente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

4. Contém antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres, combinando-se a eles e neutralizando sua ação prejudicial ao organismo. Dessa forma, estas moléculas conseguem prevenir a degeneração celular, a incidência de diversas doenças e até o envelhecimento precoce.

5. Oferece saciedade

O consumo de carboidratos complexos, entre eles o arroz vermelho, oferece uma sensação de saciedade mais duradoura quando comparada aos carboidratos simples.

Além disso, por serem absorvidos de forma mais lenta, oferecem gradualmente a energia que o corpo precisa para desenvolver suas funções vitais.

Ademais, mais saciedade significa menos fome, e uma menor chance de exagerar na próxima refeição consumindo alimentos muito calóricos ou gordurosos.

A dieta do arroz vermelho

Esta dieta detox é baseada unicamente em dois alimentos: o arroz vermelho e o gomásio. O gomásio também é conhecido como sal de sésamo, e pode ser feito em casa de forma rápida e fácil.

Como fazer gomásio?

Simplesmente torre um pouco de sal marinho em uma frigideira até os cristais ficarem opacos. Em seguida, usando um pilão, comece a moer o sal até virar um pó.

Faça o mesmo com as sementes de gergelim, torrando-as na frigideira (sem azeite) e moendo-as.

Sal de sésamo no arroz vermelho

Logo depois, misture os dois pós obtidos no processo e pronto: já temos o gomásio a ser usado na dieta.

O que comer na dieta do arroz vermelho?

A dieta permite comer 250 g de arroz vermelho por dia, polvilhando o gomásio por cima como acompanhamento. É importante seguir alguns pontos para obter todos os benefícios:

  • Siga a dieta por um período de 3 a 10 dias, geralmente não mais do que isso; pois o corpo pode começar a sentir falta de outros nutrientes como proteínas e gorduras saudáveis.
  • O arroz vermelho (250 g por dia) deve ser cozido normalmente e consumido em quatro refeições diferentes, polvilhando apenas o gomásio por cima. Não deve se adicionar azeite ou temperos.
  • É importante mastigar 80 vezes cada garfada, até o alimento virar uma pasta líquida na boca.
  • Não beba durante as refeições. Nos outros horários, pode-se beber somente água fervida.
  • Ferver a água abre e polariza as moléculas, aumentando sua capacidade detox; já que assim essa consegue atrair e arrastar mais resíduos e toxinas.
  • Ao final da dieta, comece aos poucos com sua alimentação normal, para que o organismo possa se adaptar novamente aos alimentos, evitando mudanças muito bruscas.

Este cardápio simples permite promover uma verdadeira limpeza interna no corpo; fazendo um “reset” no metabolismo, reduzindo o cansaço e proporcionando mais vitalidade, relaxamento e energia.

Se você está buscando mais bem estar físico, mental e emocional, aposte na dieta do arroz vermelho para se sentir melhor, equilibrar o organismo e obter diversos benefícios para a saúde.

Pode interessar a você...
5 batidas deliciosas que você pode incluir em sua dieta detox
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 batidas deliciosas que você pode incluir em sua dieta detox

Se você planeja desintoxicar ou melhorar sua saúde digestiva, essas batidas são uma opção perfeita para complementar sua dieta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.