A dieta da maçã para perder barriga

Embora os especialistas em saúde e nutrição não recomendem seguir esse tipo de dieta, há quem decida correr o risco e experimentá-la. Você tem alguma dúvida? Continue lendo para saber mais.
A dieta da maçã para perder barriga

Última atualização: 14 Janeiro, 2021

A dieta da maçã para perder barriga é muito restritiva. Por isso, os especialistas indicam que não é aconselhável mantê-la por muito tempo. Em princípio, foi pensada para ser um plano de refeições para uma semana no máximo.

Pessoas que têm dificuldade para perder peso e precisam fazer isso pela saúde, por estarem expostas a vários riscos imediatos, costumam seguir dietas por períodos de tempo determinados para que consigam realizá-las. Tudo isso controlado e acompanhado por um médico e um nutricionista.

Não comer uma dieta suficientemente saciante, completa, variada e equilibrada pode fazer com que o organismo fique descompensado rapidamente de várias maneiras e fique vulnerável a doenças.A mesma coisa acontece quando uma pessoa com obesidade decide adotar uma dieta sem acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Portanto, se você deseja perder peso de maneira eficaz, mas saudável, o ideal é seguir as recomendações do médico ou nutricionista responsável. E se eles recomendarem a dieta da maçã, lembre-se de que ela não é uma forma de alimentação para a vida toda, apenas para um momento específico.

Dieta da maçã, apenas por 1 semana

Maçãs de várias cores

Dia 1

O primeiro dia da dieta da maçã para perder barriga consiste em comer maçãs junto com alguns acompanhamentos. No entanto, atualmente, os nutricionistas não validam esse tipo de dietas tão extremas. Portanto, para não passar fome, você pode preparar refeições leves, como um filé de merluza grelhado com salada.

Café da manhã

  • 2 maçãs + 1 torrada com um omelete de claras de ovos + 1 chá de hortelã ou menta.

Almoço

  • 1 filé de merluza grelhado com limão + 1 porão de salada mista + 1 maçã (sobremesa).

Jantar

  • 3 maçãs.

* Possíveis acompanhamentos: iogurte sem açúcar e desnatado, cenouras cruas, saladas mistas com molho de vinagre, sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite.

Dia 2

No segundo dia da dieta da maçã para perder barriga, você adicionará algumas saladas de vegetais que vão ajudar a diminuir a fome. Para temperá-los, o ideal é usar vinagre, sal e azeite, em vez de maionese.

Nos temperos e preparações, lembre-se de que o azeite fornece gorduras saudáveis, mas sempre deve ser usado com moderação.

Café da manhã

  • 1 maçã + 1 torrada com tomate, azeite e sal + 1 copo de leite de soja, sem açúcar (250 ml).

Almoço

  • 2 peitos de frango grelhados + 1 salada (2 cenouras, 1 beterraba pequena, folhas de hortelã, azeite, sal e pimenta) + 1 maçã (sobremesa).

Jantar

  • 2 maçãs

Dia 3

No terceiro dia da dieta da maçã para perder barriga, seu corpo começará a receber proteína magra de boa qualidade. Aqui você pode fazer algumas alterações se for vegetariano, como queijo ou presunto por tofu.

* Se você não for vegetariano, mas quer outras alternativas, use iogurte em vez de presunto ou queijo.

Tofu

Café da manhã

  • 1 maçã +  2 ovos mexidos + 1 fatia de pão integral com abacate e pimenta-do-reino.

Almoço

  • 1 maçã + salada (1 pepino + 1 tomate + ½ abacate + folhas de manjericão + 30 g de queijo de cabra + sal + pimenta + azeite).

Jantar

  • 1 maçã + salada (2 fatias de presunto de peru + 2 cenouras + ½ xícara de brócolis cozido + sal + pimenta).

Dia 4

No quarto dia da dieta da maçã para perder barriga, você já pode consumir carboidratos complexos em maior quantidade.

As batatas e as lentilhas fornecerão fibras e prepararão o estômago para quando você começar a comer uma variedade de alimentos novamente. Você pode trocá-las por outras leguminosas, se preferir.

Café da manhã

  • Vitamina de 1 maçã + 2 talos de aipo + ½ beterraba pequena + ½ copo de leite de soja sem açúcar (125 ml).

Almoço

  • 1 maçã + sopa de lentilha + 1 copo de suco de laranja ou limonada (250 ml).

Jantar

  • 1 maçã + sopa de vegetais + ½ batata cozida + 1 copo de água (250 ml).

Dia 5

O último dia da dieta da maçã para perder barriga é aquele que considera a maior quantidade e variedade de alimentos. A ideia é deixar seu corpo “pronto" para começar a adotar uma dieta mais saudável a partir de agora. 

Se você não gosta de batatas, troque-as por batatas doces, lentilhas ou feijões.

Café da manhã

  • 1 maçã + 2 ovos cozidos + vegetais assados.

Almoço

  • 1 maçã + peixe assado + ½ batata cozida + legumes cozidos no vapor.

Jantar

  • 1 maçã + 5 oleaginosas + ½ copo de leite de amêndoas (125 ml).

Algumas considerações

Ao seguir a dieta da maçã para perder barriga, lembre-se de não negligenciar a sua hidratação. Portanto, tente beber uma quantidade suficiente de água durante o dia.

  • Comece o seu dia bebendo um copo de água para refrescar e hidratar seu corpo logo cedo. Mesmo que você não acredite, isso também ajudará a ter mais energia.
    • Evite consumir refrigerantes e bebidas industrializadas (águas aromatizadas, sucos, chás, etc.), pois são ricas em açúcares mesmo quando são lights.
    • Se você for consumir sucos e vitaminas, tente fazê-los em casa e preparados com ingredientes frescos e saudáveis. Evite também adicionar açúcar e adoçantes.
  • Priorize o consumo de alimentos saudáveis, orgânicos e frescosTente evitar os ultraprocessados ​​e os congelados, porque não trazem benefícios à saúde.
  • Faça lanches entre as refeições principais. As melhores opções serão alimentos ricos em fibras e com pouca gordura, como frutas, legumes frescos, iogurte, leite e oleaginosas.

Você quer uma dieta para perder peso de maneira saudável?

Você se atreve a experimentar a dieta da maçã para perder barriga? Nesse caso, lembre-se de que é necessário ter muito cuidado, pois não é a opção mais recomendada, de acordo com especialistas.

Se você tiver dúvidas sobre como seguir uma dieta saudável, consulte um nutricionista. O profissional oferecerá opções personalizadas saudáveis ​​e seguras, que também vão ajudar você a atingir os seus objetivos (e depois mantê-los).

Pode interessar a você...
8 benefícios incríveis da maçã verde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 benefícios incríveis da maçã verde

A maçã verde estala em nossa boca com seu inconfundível sabor ácido e uma crocância deliciosa, além de oferecer diversos benefícios para a saúde.