A dieta alcalina e o nosso corpo

· 8 de abril de 2018
Descubra quais são os benefícios dos alimentos alcalinos e como você pode incluí-los em sua dieta para aproveitá-los ao máximo.

Tendo em vista o fato de que o corpo tende à acidez, é importante saber como uma dieta alcalina pode ajudar a promover o equilíbrio no organismo. Embora possa não parecer, isso é fundamental para ter uma boa saúde e prevenir doenças como a diabetes e o câncer.

Certamente você já ouviu falar sobre os benefícios da dieta alcalina. Médicos e pesquisadores destacam a importância de consumir alimentos alcalinos para equilibrar o pH do corpo. Afinal, o pH ácido é o ambiente ideal para muitas doenças.

Antes de apresentar quais são os alimentos alcalinos e os benefícios gerados pelo seu consumo, precisamos de esclarecer alguns pontos importantes para entender a importância da dieta alcalina.

De acordo com o dicionário do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), a alcalinização é o processo que reduz as altas concentrações de ácido no sangue ou na urina, que podem ser causadas por certos medicamentos ou doenças.

O que é o pH do corpo?

Exercícios na academia

O acrônimo pH significa “potencial de hidrogênio”. Todas as soluções, incluindo o nosso sangue e tecidos, possuem níveis de íons de hidrogênio. Estes níveis são medidos em uma escala de 0 a 14.

O 7 é neutro, tudo o que mede menos de 7 é ácido e tudo o que mede mais do que 7 é alcalino. No corpo humano, o nível de pH varia em cada órgão. Nos intestinos, pele e vagina, o equilíbrio é mais ácido porque é assim que as bactérias são eliminadas. Na saliva, o equilíbrio é mais alcalino.

Os processos vitais, como a respiração, o metabolismo e o exercício, também geram ácidos contra os quais nosso corpo “se esforça” para conseguir um equilíbrio.

Então, o que é ideal para a nossa saúde: que o pH seja alcalino ou ácido? Não é tão simples como dizer que o alcalino é bom e o ácido é ruim.

O trabalho que nosso corpo faz para alcançar um pH equilibrado é um processo complexo ao qual podemos contribuir positivamente através dos alimentos que comemos diariamente.

O que são os alimentos alcalinos?

Muitos alimentos são altamente acidificantes: carnes, laticínios, açúcar branco, farinhas refinadas, alimentos industrializados. Os alimentos alcalinos são o que ajudam a alcalinizar o equilíbrio do corpo.

O aumento da acidez (acidose crônica leve) inflama os tecidos e os torna o lugar perfeito para doenças. A dieta alcalina fornece os minerais necessários para equilibrar o pH acidificado.

As principais características dos alimentos alcalinos são:

  • Altas proporções de potássio e menores quantidades de proteína.
  • Subprodutos metabólicos, que são gerados a partir da ingestão desses alimentos, contêm a proporção de íons de hidrogênio que reduz a carga ácida do organismo.

Quais alimentos compõem uma dieta alcalina?

Espinafre

  • Frutas e vegetais de folhas verdes são aqueles que contêm maiores proporções de minerais que combatem o pH ácido. Eles podem ser consumidos em quantidades generosas.
  • Sementes, brotos, leguminosas e oleaginosas, que possuem maiores quantidades de proteínas.
  • Ervas, especiarias, algas e alimentos probióticos.

Os alimentos alcalinos mais importantes

  • Espinafre
  • Couve
  • Pepino
  • Brócolis
  • Abacate
  • Aipo
  • Pimentão

Quais são os benefícios de uma dieta alcalina?

Diabetes

Uma dieta alcalina pode reverter a diabetes tipo 2Este tipo de diabetes está intimamente relacionado com os hábitos de alimentação e estilo de vida.

Em todos os tipos de dieta, é essencial não cair na monotonia. Portanto, é recomendável variar o consumo de alimentos alcalinos. Os benefícios a curto e médio prazo são uma notável melhora nos níveis de glicose e insulina no sangue.

Se você precisa seguir uma dieta rica em anti-inflamatórios, a solução é consumir alimentos alcalinos. A inflamação crônica é muito comum em doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Deve-se notar que a resposta do corpo à inflamação é um sistema imunológico hiperativo que danifica os órgãos gradualmente.

Os 5 hábitos para alcalinizar o nosso organismo

  • Comece o dia com dois copos de água morna e um quarto de xícara de suco de limão. O limão é um alcalino poderoso.
  • Evite o consumo de açúcar branco. Este é o principal agente inflamatório dos diferentes órgãos do corpo.
  • Coma mais vegetais crus e sucos verdes. As células cancerígenas odeiam o oxigênio que vem dos vegetais verdes.
  • Faça exercícios. Nada como uma boa rotina diária de exercícios para liberar o estresse, já que este último produz hormônios ácidos, como cortisol e adrenalina.
  • Evite produtos químicos, como adoçantes e medicamentos desnecessários. Sempre consulte o seu médico se tiver alguma dúvida.