Dieta adequada para paciente hipotensos

· 1 de abril de 2018

O que é hipotensão? É o termo médico dado à pressão arterial baixa. Refere-se à diminuição do ritmo normal dos batimentos cardíacos.

Quando a pressão do sangue que flui através das artérias diminui, os órgãos do corpo deixam de receber a quantidade de sangue que precisam para funcionar.

Qual é a dieta adequada para pacientes hipotensos? O que eles devem comer e o quais alimentos não devem ingerir? Descubra aqui!

Sintomas de hipotensão

A baixa pressão arterial geralmente gera alguns sintomas como:

  • Desmaios
  • Tontura
  • Visão turva
  • Confusão ou desorientação
  • Sonolência
  • Sudorese
  • Náusea
  • Palidez
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Zumbido nos ouvidos
  • Hipotermia (mãos e pés frios)

Leia também: 7 sintomas de um nível alto de açúcar no sangue

Causas de hipotensão

A hipotensão pode provocar dor de cabeça

A diminuição da pressão arterial tem várias causas. Algumas das mais comuns são:

  1. Alterações na postura. Levantar-se bruscamente pode causar hipotensão muito curta.
  2. Desidratação. Ingestão insuficiente de líquidos.
  3. Constituição física. Algumas pessoas com uma contextura magra podem sofrer de hipotensão constante. É uma condição relacionada à sua constituição física.
  4. Consumo de fármacos. Ingestão de diuréticos, analgésicos, psicotrópicos e medicamentos para tratar doenças circulatórias.
  5. Doenças cardiovasculares. Como, por exemplo, arritmias cardíacas.
  6. Doenças endócrinas. O funcionamento incorreto da glândula tireóidea, pituitária, pâncreas ou glândulas suprarrenais pode ter como sintoma a hipotensão.

Dieta adequada para pacientes hipotensos 

Uma dieta adequada para paciente hipotensos pode melhorar significativamente os sintomas de hipotensão.

Ingestão de líquidos

Uma vez que a desidratação é uma das causas da pressão arterial baixa, deve beber 2 a 3 litros por dia. A mesma recomendação se aplica à hipotensão causada por golpes de calor. A bebida recomendada é principalmente água, pois ajuda no funcionamento correto de todos os órgãos do corpo.

Também são recomendados sucos de frutas naturais diluídos, chás ervas e infusões. É aconselhável ingerir todas as bebidas sem açúcar, para evitar o aumento de peso e outros problemas de saúde.

O café é recomendado em pequenas doses. No caso de hipotensão, pode ajudar a aliviar temporariamente os sintomas. No entanto, um excesso pode produzir taquicardia e nervosismo.

As bebidas alcoólicas estão contraindicadas. O álcool altera o sistema circulatório de diferentes maneiras e estimula a eliminação de fluidos corporais que causam desidratação.

Distribuição de alimentos ao longo do dia

Paciente hipotenso internado

Na dieta adequada para pacientes hipotensos, recomenda-se a ingestão diária de pequenas porções várias vezes ao dia. A razão para tal é evitar que o fluxo sanguíneo se concentre na área abdominal ao ingerir grandes quantidades e cause uma baixa da pressão.

Comer pequenas porções, seis vezes ao dia, também mantém os níveis de glicose no sangue estáveis. E isso diminui as chances de sofrer de hipotensão.

Visite este artigo: Alimentos para tratar a hipotensão

Aumento de sódio na dieta

O sal favorece a retenção de líquido no corpo, o que estimula o aumento da pressão arterial. Por esse motivo, recomenda-se alimentos ricos em sódio.

Frutos secos, como avelãs, pistácios, amêndoas, sementes de girassol e amendoim, contêm quantidades significativas de sódio. Além disso, eles são ricos em vitamina B, que traz múltiplos benefícios para a saúde, como contribuir para o sistema nervoso.

Os queijos e peru são outra boa opção na dieta adequada para pacientes hipotensos devido ao seu teor de sódio.

Embora possa aliviar os sintomas de um episódio de hipotensão, a ingestão de sódio não é recomendada em todos os casos. Durante a gravidez é contraindicada, pois pode causar retenção de líquidos na mulher.

Também não é recomendado se a hipotensão estiver relacionada à insuficiência renal, uma vez que o sódio é prejudicial para este tipo de pacientes. Finalmente, é necessário ter cuidado com a ingestão de sal no caso de doença cardíaca.

ALIMENTOS A EVITAR

dieta inadequada para pacientes hipotensos

A dieta adequada para pacientes hipotensos exclui todas as refeições que representam calorias vazias, isto é, sem nutrientes essenciais para o organismo. É o caso de:

  • Doces e sobremesas em excesso.
  • Bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes ou enlatados.
  • Farinhas refinadas.
  • Gorduras saturadas contidas em alimentos fritos ou processados.
  • Alimentos ricos em produtos químicos e conservantes são prejudiciais para a saúde em todos os casos.

Recomendações gerais

A dieta adequada para pacientes hipotensos deve seguir os critérios básicos de qualquer dieta saudável. Recomenda-se o consumo de alimentos balanceados: proteínas e carboidratos equilibrados que devem ser consumidos em horários regulares.

Também é importante reduzir os alimentos nocivos para a saúde, reduzir a porcentagem de sal, produtos ricos em açúcares, gorduras, produtos químicos, corantes e conservantes.

A dieta adequada para pacientes hipotensos deve ser acompanhada por uma rotina de exercícios que estimule a ativação do sistema circulatório.