5 dicas para se hospedar em um hostel

A hospedagem em um hostel pode ser uma das melhores experiências na sua viagem. Vamos te dar as melhores dicas para que a sua estadia seja incrível.
5 dicas para se hospedar em um hostel

Última atualização: 27 maio, 2022

Existem muitas razões pelas quais alguns viajantes optam por um hostel para a hospedagem durante as suas viagens. Embora esta seja uma das opções mais baratas do mercado, também é verdade que ela possui algumas características muito peculiares que fazem com que ela não seja adequada para todas as pessoas. A seguir, vamos te mostrar em que consiste um hostel e dar as melhores dicas para se hospedar em um deles.

Características de um hostel: por que sim e por que não

De acordo com um glossário de termos turísticos, um hostel ou albergue é um tipo de alojamento que dispõe de serviços básicos. Por serviços básicos entendemos limpeza, segurança, privacidade (até certo ponto) e conforto.

Porém, o hostel tem um custo muito menor do que o de um hotel normal porque os serviços básicos oferecidos nem sempre são como se poderia esperar. Também é justo dizer que os hostels mudaram com o passar do tempo e se tornaram uma opção de hospedagem para todas as idades e não apenas para jovens viajantes, como os mochileiros.

Neste contexto, os hostels oferecem quartos compartilhados, assim como banheiros. Os espaços comuns se caracterizam por serem amplos e contam com bar e televisões. A maioria oferece uma cozinha e sala de jantar de uso comum, o que é uma ótima maneira de economizar dinheiro com a comida.

Em um hostel ou albergue tudo é pensado para que aquele que se hospedar nele faça parte de uma comunidade fraterna e amigável na qual surgem amizades entre pessoas que nunca se viram antes. Esta é justamente a sua principal característica: dividir o quarto com estranhos e experimentar a adrenalina de conhecer gente nova o tempo todo. Porém, também vale a pena esclarecer que há cada vez mais hostels que oferecem o serviço de quarto privativo.

Quem diz sim para um hostel? Em geral, esta é a acomodação preferida das pessoas que viajam sozinhas ou com um grupo de amigos. Além disso, das pessoas que tem um orçamento apertado, mas, acima de tudo, querem conhecer gente nova e fazer amizades.

Quem prefere outro tipo de acomodação? As famílias e as pessoas que viajam a trabalho procuram um tipo de hospedagem mais tradicional. Da mesma forma, se você é introvertido e prefere a privacidade acima de tudo, sugerimos que opte por outro tipo de acomodação.

Viagem de mochila para ficar em hostel.
De forma tradicional, os hostels funcionavam como uma opção de hospedagem para mochileiros.


Dicas para se hospedar em um hostel

Conforme já dissemos, um hostel pode ser a acomodação perfeita para uns e um pesadelo para outros. Se você vai experimentar porque acredita que esta possa ser uma experiência única, veremos algumas dicas para se hospedar em um hostel que vão te ajudar.

1. Escolha um bom hostel

São muitas as opções e nem sempre a mais cara será a melhor. Cada uma terá seus prós e contras.

A melhor maneira de saber com antecedência sobre a qualidade do hostel é ler os comentários sobre ele. Existem muitos sites dedicados ao envio de comentários sobre acomodações. Inclusive, na própria ferramenta de busca do Google, é possível encontrar comentários sobre o hostel que você tiver em mente. Considere que existem hostels badalados que não seriam muito apropriados se você quiser descansar ou ficar tranquilo.

Preste atenção especial à limpeza, segurança e localização. Este último fator é fundamental para quem viaja sozinho, já que as hospedagens em locais centrais são as mais adequadas.

2. Selecione o tipo de quarto

Já mencionamos que os hostels oferecem quartos compartilhados, mas também há alguns que possuem quartos privativos e banheiros exclusivos. Caso opte por um quarto compartilhado e este ofereça beliches, não hesite em escolher a cama de cima. Assim, a pessoa que for dormir na cama de cima não vai te acordar ao subir. Sugerimos que leve protetores ou fones de ouvido e uma máscara para dormir.

Dependendo do destino, há quem aconselhe levar a própria toalha e roupa de cama, pois pode haver um custo adicional. Se o local tiver temperaturas baixas, um saco de dormir pode ser uma boa solução. Não se esqueça dos chinelos para tomar banho, principalmente se o banheiro for compartilhado. Finalmente, se você for mulher, reserve um quarto apenas para mulheres.

3. Leve um cadeado

Os hostels possuem armários nos quais você pode colocar os seus objetos de valor e trancá-los com um cadeado. A atmosfera nesse tipo de hospedagem é muito descontraída. No entanto, recomendamos que você faça uso desses armários para que possa descansar com tranquilidade e sair para passear sem levar todos os seus pertences.



4. Respeite as regras de convivência

Certifique-se de estar ciente das regras básicas do hostel escolhido. Por exemplo, se você usar a cozinha ou qualquer outra área comum, deve deixá-la limpa e arrumada. Procure não fazer barulhos que incomodem os outros hóspedes.

Outra coisa que você pode fazer é deixar a sua bagagem pronta na noite anterior para não ter que fazer isso de manhã cedo e atrapalhar o descanso. Use uma lanterna de cabeça para não ter que acender as luzes durante a noite.

5. Aproveite a oportunidade para conhecer pessoas

A possibilidade de conhecer pessoas do mundo todo é a coisa mais interessante que um hostel pode te oferecer. De fato, muitas das atividades organizadas neles são pensadas para que os hóspedes possam se socializar. São feitas reuniões lúdicas, passeios gratuitos e talvez você possa até mesmo conseguir um companheiro ou companheira de viagem.

Viaje em companhia depois de se hospedar em um hostel.
Muitas viagens continuam em conjunto depois que duas pessoas se conhecem em um hostel.

A ideia das dicas para se hospedar em um hostel é ter uma experiência inesquecível

Achamos que vale a pena experimentar os hostels . Você pode economizar uma boa quantia de dinheiro, principalmente se o alojamento tiver uma cozinha de uso comum, já que você poderá preparar as suas refeições. Os serviços extras oferecidos são muito completos e vão desde café da manhã, roupa de cama e lavanderia até internet.

Ressaltamos o capital humano que você encontrará em um hostel. As pessoas que se hospedam neles costumam ser muito amigáveis e sempre estão prontas para fazer novas amizades. Por isso, encorajamos que você escolha o hostel que mais se adapta às suas necessidades e aproveite as suas férias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Soria, L. (2005). Los hostales, el Punto G de la ciudad. Revista Quehacer, (155), 84-94.
  • Huertas Berro, A. B. (2020). Perfil y características específicas de los hostales en el contexto de la oferta hotelera en España.
  • Horak, S., & Weber, S. (2000). Youth tourism in Europe: Problems and prospects. Tourism Recreation Research25(3), 37-44.
  • Busch-Geertsema, V., & Sahlin, I. (2007). The role of hostels and temporary accommodation. European Journal of Homelessness _ Volume.
  • Conte, V. G. (2009). Hostels en Argentina (Doctoral dissertation, Universidad Nacional de Mar del Plata).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.