Dicas para não fracassar com a dieta

Para não fracassar com a dieta devemos percebê-la como uma mudança em nosso estilo de vida, não como algo temporário que podemos deixar quando atingirmos o peso desejado.

A seguir, forneceremos algumas diretrizes que facilitarão o processo. O mais importante é que eles o ajudem a melhorar a longo prazo. Pronto? Preste atenção e, mais importante, tome atitudes.

1. Pare de ver a dieta como uma punição e perceba como uma mudança a longo prazo

Mulher comprando alimentos saudáveis para não fracassar com a dieta

Uma das principais razões que fazem você falhar com a dieta é vê-la como uma consequência negativa para o seu estilo de vida. Se você cair nesse erro, se encontrará pensando o tempo todo no momento em que poderá deixá-la de lado.

O problema com este aspecto é que, mesmo se você perca quilos, poderá recuperá-los assim que o regime terminar. É importante que mentalize a ideia de que a dieta é uma mudança que busca melhorar a sua vida, e não apenas uma maneira de perder o número “X” de quilos.

Desta forma, você deixará de ver o novo regime como algo negativo. Lembre-se:

  • Pare de marcar uma data como o último dia da dieta.
  • Recompense-se sempre que atingir um novo objetivo, e crie novas metas a cada vez.

2. Evite dietas restritivas

Embora as dietas restritivas sejam frequentemente muito famosas, nem sempre são uma boa ideia. Se o seu médico não a indicou, e se não houver um motivo real para segui-la, não a faça. Essas dietas apresentam dois problemas:

  • Eles não ensinam como comer bem. Devido à deficiência nutricional que tais dietas costumam ter, elas não deixam bons hábitos alimentares. Em alguns casos, podem até deixar você com o efeito oposto. Ou seja, você pode perder quilos, mas não gordura; perder músculos e nutrientes.

A melhor maneira de não falhar com a dieta é seguir uma dieta projetada especialmente para você. Uma boa opção é procurar aconselhamento de um nutricionista que ensine a organizar um prato bem equilibrado de acordo com os seus gostos. Outra opção é que ele organize os menus para que você somente os prepare.

  • Eles são muito limitados a períodos de tempo. Como as dietas restritivas eliminam os nutrientes, você nunca as encontrará recomendadas para um longo período de tempo. A maioria é recomendada para de 3 a 7 dias. Isso significa que você não verá resultados a longo prazo. Embora possa aplicá-las regularmente, isso não é recomendado, porque você se sentirá cansado e de mau humor.

3. Eduque-se sobre o que é um estilo de vida saudável

Eduque-se com uma dieta saudável para não fracassar com dietas

Em vez de seguir dietas que prometem perdas de quilos milagrosas é aconselhável que você entenda como seu corpo funciona, e por que ele requer certos nutrientes. O mais importante é que aprenda sobre esses nutrientes, de onde eles vêm, e quais são as melhores maneiras de incluí-los.

Desta forma, você não verá a dieta saudável como um castigo. Ao ficar mais informado, você terá menos risco de cair na tentação de sempre comer o que não deveria. Ocasionalmente, você pode permitir-se algum desejo, mas estará mais consciente de como funciona em seu corpo, e os valores corretos para evitar danos a longo prazo.

Se você tiver dúvidas e não quiser mais fracassar com a dieta, procure o conselho de um nutricionista. A maioria deles explica como os alimentos agem, e ensinam você  a tomar decisões corretas. Caso sua nutricionista ainda não o tenha feito, peça-lhe que explique ou ajude você a entender como funcionam as porções indicadas.

Veja também: 6 cereais integrais saudáveis que vale a pena incluir na dieta

4. Deixe um espaço em sua dieta para os alimentos que você gosta, mas que não são tão saudáveis

Alimentos que ajudarão não fracassar com a dieta

A falha com a dieta é menos provável quando você fica aberto para incluir alimentos não saudáveis ​​de vez em quando. Alguns nutricionistas geralmente deixam um dia ou uma refeição por semana, para ajudá-lo no processo.

Em qualquer caso, se você não quiser, ou não puder pagar a um especialista, certifique-se de que pelo menos 80% de sua dieta seja baseado em vegetais, frutas, carnes, laticínios e vegetais frescos. O resto, você pode deixar para alimentos menos saudáveis.

Idealmente, prepare-os em casa. Por exemplo, em vez de pedir a pizza de sempre, aprenda a preparar massa de pizza e crie algumas variedades caseiras que incluam vegetais e alimentos saudáveis.

Você pode pensar em outro conselho para não fracassar com a dieta?

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