Mejor con Salud
 

Dicas para facilitar a tarefa de cozinhar

Cozinhar é uma arte, se é daquelas pessoas que gosta de acolher os convidados, preste atenção nestas dicas para ser o melhor chef.

Dicas para facilitar a tarefa de cozinhar

Última atualização 08 Janeiro, 2019

Se você for um apaixonado pela comida e quiser testar seus dotes para cozinhar, contamos algumas dicas para facilitar a tarefa de cozinhar.

Cozinhar requer certa técnica e habilidade para manipular os alimentos. Deve-se seguir algumas dicas de higiene básicas e saber combinar bem os sabores. Ainda que isso seja determinado pelo gosto e pelo conhecimento.

Hoje em dia, nada impede de colocar as mãos à obra e desfrutar dos próprios pratos em casa; mas antes, é importante conhecer certos truques que serão de grande ajuda para se organizar melhor na cozinha.

Conselhos para facilitar a tarefa de cozinhar

Cozinhar é um prazer. Caso goste, pode obter sabores novos, cuidar da saúde com os melhores ingredientes e conhecer diferentes técnicas para preparar os alimentos.

Coloque-se a prova e conheça os melhores truques para desfrutar 100% da arte de cozinhar!

Leia também: Como cozinhar as verduras corretamente?

1. Não se estresse com a cozinha

Não há razão para se estressar na cozinha. Pode fazer dessa obrigação algo divertido e lúdico; não só se trata de cobrir a necessidade de alimentar, é uma oportunidade para criar.

Muitos dizem que o humor e o ânimo são transmitidos aos pratos, por isso, tente cozinhar de bom humor. Assim todos desfrutarão de cada mordida.

A tarefa de cozinhar tem que ser feita com bom humor

2. Seja realista

Se está começando na cozinha, talvez queira copiar e preparar pratos de seus cozinheiros favoritos.

Saiba que muitas técnicas precisam de precisão, alta qualidade nos alimentos e certa destreza.

Não mire muito alto, nem seja muito ambicioso quando começar a cozinhar. É melhor começar com pratos básicos que ofereçam bons resultados, para pegar confiança no fogão.

3. Cozinhe para outros e para você

Não há nada mais gratificante do que cozinhar e compartilhar a comida. Sentar-se ao redor da mesa e desfrutar de uma refeição com os familiares é um dos melhores prazeres da vida.

Com as técnicas para facilitar a tarefa de cozinhar poderá fazê-lo com mais frequência. Verá que seu esforço será recompensado.

4. Assegure-se de estar bem fisicamente

Cozinhar requer um certo estado físico, já que é possível ficar muitos minutos ou até mesmo horas de pé preparando um prato.

É necessário um espaço adequado de trabalho e estar tanto físico como mentalmente saudável para obter um bom resultado.

5. Seja paciente

Se está seguindo uma receita ao pé da letra, não se preocupe com o tempo, faça as coisas com calma e deixe repousar os tempos que são marcados.

A melhor técnica para facilitar a tarefa de cozinhar é a que não sofre com os tempos e a que faz as coisas devagar. Por outro lado, tente ser flexível, não importa se não segue os tempos como dito na receita; cozinhar pode ser uma tarefa muito maleável nesse sentido.

6. Não se aborreça

Se algo não sai como deveria, não se aborreça, nem jogue tudo para o alto. Os acidentes acontecem na cozinha também.

Pode ser que cozinhar pareça uma tarefa simples, no entanto, pode dar tudo errado.

Por isso, é bom ter uma mente aberta e optar por um plano B, caso as coisas não tenham saído como planejado.

Ensine aos seus filhos a tarefa de cozinhar

7. Cozinhe em família

A cozinha e as crianças podem ser muito compatíveis. Tente fazer com que os pequenos estejam sempre sob supervisão, porque estarão utilizando materiais cortantes e fogo.

Além disso, as crianças desfrutam muito cozinhando e sujando as mãos. Podem descascar, misturar massas ou moldar biscoitos. Deixe que sua imaginação voe sem limites.

8. Cozinhe em equipe

Cozinhar pode ser uma tarefa em grupo, é possível organizar uma receita e pedir que te ajudem a realizá-la.

Ademais, quanto mais mãos melhor sairá e de forma mais eficiente. Somente separe as funções e organize as tarefas a serem realizadas.

9. Seja limpo e bem-cuidado na cozinha

A higiene é muito importante no momento de cozinhar, seja das mãos, como a dos próprios ingredientes, facas e tábuas.

Além disso, é necessário bons materiais e certa organização na cozinha para ter os ingredientes a mão e organizados.

Por outro lado, quando falamos de limpeza também nos referimos a limpar o que se suja. Pode-se usar muito bem o tempo se enquanto cozinhar, for limpando os utensílios sujos.

Veja também: 7 Truques que farão de você um especialista na cozinha

Conselhos rápidos

Mostramos certas dicas para facilitar a tarefa de cozinhar, já que não só é importante nosso humor e nossas habilidades, como também a zona de trabalho deverá ser apta e estar bem organizada.

  • Tente buscar uma cozinha funcional, onde os móveis não estejam bloqueados e seja fácil pegar os produtos e os utensílios necessários.
  • Tem que ser segura. Por exemplo, o forno tem que estar a uma altura prudente para que as crianças não tenham nenhum acidente.
  • Faça uma cozinha confortável e prática. Coloque o lava-louças próximo da pia da cozinha e tenha o lixo próximo.
  • Consiga uma cozinha iluminada para ver bem o que está fazendo.
  • Busque uma distribuição que se adapte ao espaço de sua casa.

Em conclusão, cozinhar pode ser uma arte, mas não é uma ciência exata. Divirta-se cozinhando e coloque em ação nossos conselhos para que cozinhar se converta em um novo hobby.

13 truques de cozinha que te darão vontade de cozinhar mais vezes

13 truques de cozinha que te darão vontade de cozinhar mais vezes

Cozinhar com mais frequência será um prazer com estes truques de cozinha para facilitar o seu dia a dia. Não deixe de experimentar!



  • Garcia, F. I. (2012). Alimentos Seguros. REVISTA DIGITAL DE AGRICULTURA, PESCA Y MEDIO AMBIENTE.
  • Encuentra, M., Busto, D. E. P., Begoña, M., Sanidad, S. D. E., Consumo, A. Y., Ayuntamiento, D. E. L., … Bilbao, P. (2010). Recopilación de normas microbiológicas de los alimentos y asimilados (superficies, aguas piscinas, aire, subproductos, etc.) y otros parámetros físico-químicos de interés sanitario. Osanet.
  • Organizacion Mundial de la Salud. (2012). Higiene de las manos: ¿por qué, cómo, cuándo? OMS.