9 dicas naturais, simples e caseiras para melhorar o hipotireoidismo
14 de janeiro de 2018
Fazer exercício também é muito importante para quem sofre de hipotireoidismo, já que além de acelerar o metabolismo, favorece a queima de gordura e aumenta a vitalidade.
Saiba como melhorar o hipotireoidismo, uma doença que se caracteriza por uma diminuição da função da glândula da tireoide.
Como consequência, uma menor secreção de hormônios da tireoide provoca sintomas como a queda do metabolismo basal, ganho de peso, cansaço, hipersensibilidade ao frio, prisão de ventre, anemia, etc.
Descubra nesse artigo algumas dicas naturais, simples e caseiras que podem ajudá-lo a melhorar o hipotireoidismo naturalmente.
O hipotireoidismo pode ser curado?
O hipotireoidismo é uma doença que, a princípio, não tem cura. No entanto, uma vez diagnosticada, pode ser bem controlada com a medicação adequada.
Apesar do tratamento com medicação, muitas pessoas seguem sofrendo com essa doença, o que faz com que elas também procurem remédios naturais.
Estas soluções alternativas também são muito efetivas quando começamos a sofrer com os primeiros sintomas de hipotireoidismo, mas ainda não demos início ao tratamento. Elas poderiam prevenir que a doença se agravasse.
Dicas para reduzir os sintomas e melhorar o hipotireoidismo
1. Sucos verdes
Os sucos verdes são uma maneira deliciosa, cômoda e saudável de consumir uma boa porção de frutas e hortaliças diariamente, inclusive para aquelas pessoas que têm dificuldade em comer vegetais.
Os sucos verdes, que podemos preparar com uma grande variedade de ingredientes frescos e da estação, oferecem muitos nutrientes, melhoram ofuncionamento do organismo e eliminam toxinas, o que é benéfico para prevenir todo tipo de sintomas.
Além disso, os sucos ajudam a manter um peso equilibrado, combater a prisão de ventre, aumentar os níveis de energia e melhorar o estado de ânimo.
2. Especiarias estimulantes
Algumas especiarias aromáticas e culinárias têm propriedades medicinais curativas para muitas doenças, apesar de serem conhecidas apenas por sua capacidade de potencializar o sabor dos alimentos.
No caso da tireoide hipofuncionante, recomendamos estas três especiarias nas nossas refeições e infusões:
Pimenta caiena
Gengibre
Canela do ceilão
Podemos adicioná-las tanto a receitas como a sobremesas, vitaminas ou sucos.
3. É imprescindível fazer exercício físico
Fazer exercício físico é uma recomendação para todos. Quem sofre de hipotireoidismo pode notar uma grande melhoria com o esporte, já que ele acelera o metabolismo e previne o sobrepeso.
Ativar o metabolismo não ajuda apenas a queimar mais calorias, mas também a aumentar a vitalidade e a combater a hipersensibilidade ao frio.
4. Óleo de coco
O óleo de coco extravirgem é um alimento cada vez mais popular entre quem busca alimentos nutritivos para enriquecer sua dieta.
Esse óleo vegetal tem a virtude de estimular a produção do hormônio da tireoide, acelerar o metabolismo e combater o sobrepeso, apesar de ser uma gordura.
Podemos tomar duas colheres diariamente, uma em jejum e outra à noite, embora também seja possível começar com uma quantidade menor e ir aumentando se nos sentirmos bem.
5. Massagem na tireoide
Não devemos menosprezar o simples exercício de massagear a área do pescoço onde está a tireoide com um pouco de óleo de coco. Isso pode ser feito por alguns minutos diariamente.
Qualquer automassagem tem propriedades benéficas para a saúde, sempre que não for incômoda ou dolorosa.
6. Ácidos graxos essenciais
Um dos sintomas do hipotireoidismo é a pele seca. Para melhorar esta condição da pele devemos oferecer os nutrientes para que ela esteja nutrida e fique luminosa, e para que possamos também prevenir as rugas precoces.
Podemos consumir diariamente os seguintes alimentos:
Sementes de linhaça
Sementes de chia
Óleo de krill
Abacate
Ghee ou manteiga clarificada
Peixes gordurosos
7. Sementes de chia
As sementes de chia que comentamos no tópico anterior também podem ser muito eficazes no tratamento de quem sofre de prisão de ventre.
Para consumi-las devemos deixá-las de molho durante várias horas (a noite toda, por exemplo) e ingeri-las depois junto com a água.
Também podemos misturá-las com sucos e vitaminas.
8. Aprenda a cantar
Não é necessário ter um grande talento para cantar em um ambiente privado da nossa casa.
Esse hábito pode ser muito útil para regular a tireoide, já que a vibração se situa justamente na área onde está a glândula. Inclusive a nível energético, pode ser uma terapia muito benéfica para o nosso bem-estar.
9. Beber água
Beber água é um hábito simples que melhora o funcionamento dos nossos órgãos, nos ajuda a ativar o metabolismo, combater a prisão de ventre, a pele seca e a perder peso.
Por todos esses motivos é recomendável em qualquer tratamento e, em especial, para melhorar o hipotireoidismo.
Chakera, A. J., Pearce, S. H. S., & Vaidya, B. (2012). Treatment for primary hypothyroidism: Current approaches and future possibilities. Drug Design, Development and Therapy. https://doi.org/10.2147/DDDT.S12894
Krassas, G. E., Poppe, K., & Glinoer, D. (2010). Thyroid function and human reproductive health. Endocrine Reviews. https://doi.org/10.1210/er.2009-0041
Os relaxantes musculares de uso tópico podem ser preparados a partir de ingredientes naturais. Ainda que na farmácia estejam disponíveis várias opções efetivas, a combinação de alguns óleos e ervas se torna mais benéfica. Interessado? As dores musculares podem aparecer por várias…
A hipertensão arterial é conhecida como a doença da “morte silenciosa”, pois muitas vezes passa desapercebido, apesar de sua gravidade. Baixar a pressão alta pode ser um desafio, porém incluir tomates na dieta pode contribuir significativamente. Entre 90 e 95%…
Foi demonstrado que os sintomas da gota estão ligados a problemas de hipertensão e obesidade. Inclusive a má alimentação e o consumo de álcool também podem contribuir para o seu desenvolvimento.
A neurite vestibular é uma inflamação produzida em um nervo do ouvido interno, cuja função é o equilíbrio. Por isso, quando um vírus proveniente de uma infecção do sistema respiratório ou do gastrintestinal o danifica, são produzidas tonturas, vertigem e náuseas. Quer…
A menta é uma planta muito refrescante e tem propriedades muito benéficas. No entanto, hoje focaremos em algumas soluções com menta para os problemas digestivos, que permitirão lidar com eles de maneira efetiva. Os inconvenientes digestivos são bastante frequentes. Muitas pessoas…
Como fazer uma infusão de folhas de manga para tratar a diabetes, um remédio natural e de sabor agradável? Em suma, é um remédio muito econômico e fácil de preparar, além disso, traz resultados efetivos em curto prazo. A diabetes,…