9 dicas naturais, simples e caseiras para melhorar o hipotireoidismo

· 14 de janeiro de 2018
Fazer exercício também é muito importante para quem sofre de hipotireoidismo, já que além de acelerar o metabolismo, favorece a queima de gordura e aumenta a vitalidade.

Saiba como melhorar o hipotireoidismo, uma doença que se caracteriza por uma diminuição da função da glândula da tireoide.

Como consequência, uma menor secreção de hormônios da tireoide provoca sintomas como a queda do metabolismo basal, ganho de peso, cansaço, hipersensibilidade ao frio, prisão de ventre, anemia, etc.

Descubra nesse artigo algumas dicas naturais, simples e caseiras que podem ajudá-lo a melhorar o hipotireoidismo naturalmente.

O hipotireoidismo pode ser curado?

O hipotireoidismo é uma doença que, a princípio, não tem cura. No entanto, uma vez diagnosticada, pode ser bem controlada com a medicação adequada.

Apesar do tratamento com medicação, muitas pessoas seguem sofrendo com essa doença, o que faz com que elas também procurem remédios naturais.

Estas soluções alternativas também são muito efetivas quando começamos a sofrer com os primeiros sintomas de hipotireoidismo, mas ainda não demos início ao tratamento. Elas poderiam prevenir que a doença se agravasse.

Dicas para reduzir os sintomas e melhorar o hipotireoidismo

1. Sucos verdes

Suco verde

Os sucos verdes são uma maneira deliciosa, cômoda e saudável de consumir uma boa porção de frutas e hortaliças diariamente, inclusive para aquelas pessoas que têm dificuldade em comer vegetais.

Os sucos verdes, que podemos preparar com uma grande variedade de ingredientes frescos e da estação, oferecem muitos nutrientes, melhoram o funcionamento do organismo e eliminam toxinas, o que é benéfico para prevenir todo tipo de sintomas.

Além disso, os sucos ajudam a manter um peso equilibrado, combater a prisão de ventre, aumentar os níveis de energia e melhorar o estado de ânimo.

2. Especiarias estimulantes

Algumas especiarias aromáticas e culinárias têm propriedades medicinais curativas para muitas doenças, apesar de serem conhecidas apenas por sua capacidade de potencializar o sabor dos alimentos.

No caso da tireoide hipofuncionante, recomendamos estas três especiarias nas nossas refeições e infusões:

  • Pimenta caiena
  • Gengibre
  • Canela do ceilão

Podemos adicioná-las tanto a receitas como a sobremesas, vitaminas ou sucos.

3. É imprescindível fazer exercício físico

Mulher correndo na estrada

Fazer exercício físico é uma recomendação para todos. Quem sofre de hipotireoidismo pode notar uma grande melhoria com o esporte, já que ele acelera o metabolismo e previne o sobrepeso.

Ativar o metabolismo não ajuda apenas a queimar mais calorias, mas também a aumentar a vitalidade e a combater a hipersensibilidade ao frio.

4. Óleo de coco

O óleo de coco extravirgem é um alimento cada vez mais popular entre quem busca alimentos nutritivos para enriquecer sua dieta.

Esse óleo vegetal tem a virtude de estimular a produção do hormônio da tireoide, acelerar o metabolismo e combater o sobrepeso, apesar de ser uma gordura.

Podemos tomar duas colheres diariamente, uma em jejum e outra à noite, embora também seja possível começar com uma quantidade menor e ir aumentando se nos sentirmos bem.

5. Massagem na tireoide

Massagem na tireoide

Não devemos menosprezar o simples exercício de massagear a área do pescoço onde está a tireoide com um pouco de óleo de coco. Isso pode ser feito por alguns minutos diariamente.

Qualquer automassagem tem propriedades benéficas para a saúde, sempre que não for incômoda ou dolorosa.

6. Ácidos graxos essenciais

Um dos sintomas do hipotireoidismo é a pele seca. Para melhorar esta condição da pele devemos oferecer os nutrientes para que ela esteja nutrida e fique luminosa, e para que possamos também prevenir as rugas precoces.

Podemos consumir diariamente os seguintes alimentos:

  • Sementes de linhaça
  • Sementes de chia
  • Óleo de krill
  • Abacate
  • Ghee ou manteiga clarificada
  • Peixes gordurosos

7. Sementes de chia

Semente de chia

As sementes de chia que comentamos no tópico anterior também podem ser muito eficazes no tratamento de quem sofre de prisão de ventre.

  • Para consumi-las devemos deixá-las de molho durante várias horas (a noite toda, por exemplo) e ingeri-las depois junto com a água.
  • Também podemos misturá-las com sucos e vitaminas.

8. Aprenda a cantar

Não é necessário ter um grande talento para cantar em um ambiente privado da nossa casa.

Esse hábito pode ser muito útil para regular a tireoide, já que a vibração se situa justamente na área onde está a glândula. Inclusive a nível energético, pode ser uma terapia muito benéfica para o nosso bem-estar.

9. Beber água

Mulher bebendo água

Beber água é um hábito simples que melhora o funcionamento dos nossos órgãos, nos ajuda a ativar o metabolismo, combater a prisão de ventre, a pele seca e a perder peso.

Por todos esses motivos é recomendável em qualquer tratamento e, em especial, para melhorar o hipotireoidismo.