Dicas infalíveis para remover cera de velas de roupas, pisos e móveis

À medida que as velas derretem, a cera termina aderida às superfícies, dificultando, por vezes, sua limpeza. Contamos como eliminá-la sem deixar rastros.
Dicas infalíveis para remover cera de velas de roupas, pisos e móveis

Última atualização: 18 fevereiro, 2023

Retirar a cera da vela quando ela estiver seca é fundamental para evitar manchas e resíduos do produto. Embora o material pareça se misturar com as superfícies, existem truques simples para implementar.

Mas por que dar tanta importância à cera derretido? Geralmente, está condicionado ao aspecto antiestético de um objeto impregnado de cera e pouco se fala sobre as reações que o contato com esse elemento pode causar à saúde.

Sim, as velas são lindas, decorativas e muitas delas com cheirinho delicioso. No entanto, é preciso ter cuidado com elas, mesmo depois de usá-las. Vamos aprender a limpar os seus resíduos.

O que é a cera de vela?

As ceras são substâncias sólidas e fáceis de derreter, cuja composição é de origem vegetal, animal ou mineral. É maleável e não solúvel em água. Aplica-se para usos múltiplos; um dos mais comuns é a fabricação de velas.

Admitindo diversidade de formas, cores e aromas, as velas são constituídas por um pavio e um combustível, que neste caso é a cera; embora também possa ser gordura ou parafina. Esta última é a mais frequente, devido a sua semelhança com a secreção sintética produzida pelas abelhas.

Como explica a Associação Nacional de Velas, as ceras para vela de qualidade oferecem uma queima limpa e segura, graças às misturas escolhidas pelos fabricantes. No entanto, uma das consequências da ignição é o que se derrama.

Por que é importante remover a cera da vela das superfícies?

Além do desconforto de um tecido, piso ou móvel banhado com pedaços de vela derretida, é fundamental retirar o excesso para evitar situações relacionadas à saúde.

Ao derreter e aderir às superfícies, a pessoa fica propensa a tocar na cera. E se for alguém alérgico aos ingredientes ou à cor, poderia experimentar uma reação apenas por tocar no material, como relata o Medline Plus.

Os efeitos incluem sintomas como os seguintes:

  • Olhos lacrimejantes.
  • Inchaço.
  • Vermelhidão.
  • Bolhas ou erupções cutâneas.

Se você sofre dessas alergias, é necessário remover a cera com luvas.

Dermatite nas mãos.
Se você tem histórico de alergias na pele, tenha cuidado ao manusear a cera das velas.

Dicas para remover cera de vela de roupas, pisos e móveis

Principalmente na época do Natal, as velas costumam ser usadas como parte da decoração. São colocadas perto dos móveis, contornando prateleiras ou locais onde complementam a decoração. Em todos os casos, as medidas de segurança recomendadas pela Associação Latino-Americana de Fabricantes de Velas são imprescindíveis.

Enquanto estes elementos estão acesos, é quase inevitável que a cera manche a zona onde você colocou a vela ou, movendo-a, caia uma gota na sua roupa, no carpete ou em um móvel.

Se a cera for deixada em algum desses objetos, antes de tentar qualquer método para limpá-lo, o principal é revisar as instruções do fabricante. É provável que haja algum conselho específico. Caso não tenha indicações, é viável executar as dicas que veremos a seguir.

Nunca toque na cera se estiver quente! A advertência básica para removê-la é esperar que esfrie.

Raspagem seca

Raspar com a ponta de um cartão de plástico ou uma faca de manteiga funciona se a cera estiver em roupas ou móveis. Procure não esfregar nas fibras, pois isso dificulta o processo.

Usar aguarrás

O aguarrás ou terebentina é uma fórmula de solvente comumente usada na indústria de tintas e limpeza a seco, conforme observado pela Administração Nacional de Combustível, Álcool e Portland. É utilizado para limpar cera de vela em pisos vinílicos, enxugando com um pano levemente umedecido na substância.

Por se tratar de um químico poderoso, não se esqueça de proteger as mãos e usar máscara. Os Arquivos Argentinos de Dermatología apontam que a dermatite causada por essa substância é rara, mas não diminui a probabilidade de sofrer dessa condição, por contato direto ou por seus derivados.

Submeter ao calor

O calor é o recurso adequado para remover a cera derretida do piso. Uma das formas é molhar com um pouco de água quente para dissolver a cera e que suba à superfície. Em seguida, limpe com água e sabão.

Outra opção é passar o secador de cabelo. Ative o nível de calor máximo do aparelho e deixe o ar apontar diretamente para o piso manchado, até que a cera fique líquida. À medida que se transforma, você limpa com um pano.

O ferro de passar também ajuda a remover a película de cera em roupas, toalhas de mesa e guardanapos de pano. O procedimento consiste em cobrir a cera com papel absorvente e passar a ferro em fogo médio, trocando o papel enquanto ele fica de molho.

Não use lenços com estampas coloridas, pois altas temperaturas farão com que eles se transfiram para o tecido.

Aproveitar o frio

O congelamento da cera de vela se destaca entre as estratégias para removê-la, pois o frio a endurece e facilita a limpeza. Se a cera cair em um pequeno pedaço de pano ou em um objeto de tamanho moderado, você pode colocá-la no freezer por um tempo, esperar que congele e depois raspar.

Quando os restos estiverem sobre um móvel, a sugestão é pegar cubos de gelo envoltos em um pano absorvente e colocá-los sobre a cera. Depois de uma hora, você deve desgrudá-la sem problemas. Se ainda houver pedaços, recorra à raspagem.

Colocar o gelo em saquinhos plásticos e esfregar a cera grudada nos tapetes é um passo antes de lavá-los com xampu, secá-los ao sol e aspirar para deixá-los totalmente limpos.

Lavar com detergentes

Os detergentes ajudam a remover a cera de vela de pisos de tijolos, concreto e azulejos. A primeira coisa a fazer é raspar e, no final, lavar com uma mistura de água e detergente.

Da mesma forma, lavar roupas manchadas de cera na máquina de lavar é uma dica infalível para remover o resíduo após lixar ou congelar a cera.

Decoração com velas.
É muito difícil que uma decoração com velas não termine com cera derramada. Portanto, siga essas dicas para solucionar o problema.

Limpadores especiais

Sprays de limpeza multiuso ou fluidos de limpeza para estofados são ideais para essa tarefa. O que corresponde é borrifar o limpador na cera e passar uma esponja ou um pano de microfibra umedecido com água.

Vinagre ou álcool

Ambos os líquidos são eficazes quando a cera a remover é bastante antiga. Vinagre branco e água, em partes iguais, são úteis em pisos vinílicos e de madeira, pois limpam e fixam a cor. Passe um pano até que não haja vestígios da vela.

O álcool apaga a cera que é difícil de sair dos tecidos. A receita pede 2 partes de álcool isopropílico para 2 partes de água, esfregue com uma toalha e enxágue com água fria. O procedimento é repetido até que a roupa esteja completamente limpa.

Fato bônus: recicle a cera de vela que você consegue remover

A cera de vela que resulta da raspagem é útil em artesanato ou bricolagem. Guarde o produto em um pote de vidro e tenha à disposição quando precisar.

A forma de reciclar a cera é derretendo-a novamente e incorporando um pavio para fazer outra vela. Também é um recurso eficaz na hora de encerar dobradiças e portas ou como carimbo vintage para cartas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.