6 dicas para iniciar uma dieta com baixo teor de gordura

Uma dieta com baixo teor de gordura não só pode nos ajudar a perder peso, mas também pode ser nossa grande aliada para ter uma saúde melhor e prevenir doenças.

O consumo excessivo de gorduras é uma das principais causas do excesso de peso, doenças cardíacas e outros distúrbios metabólicos. Todos estes problemas podem causar complicações de saúde e diminuir a qualidade de vida, mas podemos evitá-los com uma dieta com baixo teor de gordura.

Embora existam gorduras saudáveis ​​que servem ao corpo como fonte de energia, a maioria das pessoas consome o tipo saturado ou trans. Infelizmente, isso provoca efeitos negativos na saúde.

O mais preocupante é que os consumidores desconhecem sua presença em muitos produtos alimentícios no mercado. Portanto, eles não controlam as porções, nem o modo de prepará-las.

Como consequência, há dificuldades em manter um peso equilibrado e saudável, mesmo que outros hábitos saudáveis, como o exercício físico, sejam adotados.

Como começar a limitar o consumo de gorduras? O que fazer para ter uma dieta mais saudável? Embora não seja fácil modificar a alimentação da noite para o dia, existem algumas dicas simples que podem facilitar o processo.

Coloque-as em prática!

Dicas para iniciar uma dieta com baixo teor de gordura

1. Reduza o consumo de carnes

Carne vermelha

Não se trata de eliminar completamente a carne de sua alimentação. De fato, esse alimento é recomendado como uma das principais fontes de proteína.

O problema é que muitas pessoas tendem a comê-las em porções exageradas. Além disso, escolhem cortes que contêm gorduras prejudiciais ao corpo.

Recomendações

  • Opte por cortes magros, livres de grandes porções de gordura.
  • Evite consumir porções muito grandes.
  • Ao preparar a carne, escolha métodos de cozimento livres de óleos ou gorduras.

2. Evite os molhos

Os molhos comerciais podem ser úteis para melhorar o sabor de muitas receitas; no entanto, o uso excessivo é desencorajado, pois eles contêm muita gordura e aditivos químicos.

Nós concordamos que eles dão um toque muito saboroso aos pratos. No entanto, seu conteúdo calórico é alto e pode arruinar completamente a sua dieta.

Recomendações

  • Evite comprar esses produtos quando estiver no mercado.
  • Se você quiser adicionar molho às suas refeições, prepare molhos caseiros com ingredientes orgânicos.
  • Escolha receitas de molho que não contenham óleos adicionados.

3. Substitua ingredientes

Gorduras saudáveis

Muitos dos produtos que contêm muitas gorduras saturadas e trans podem ser substituídos por alternativas mais saudáveis e com menos calorias.

Por que não substituí-los agora? Embora o sabor e o modo de preparo possam variar, essas opções são uma boa maneira de melhorar a alimentação.

Recomendações

  • Substitua a manteiga de origem animal por margarina vegetal, preferencialmente “baixa em gordura” ou “light“.
  • Verifique os rótulos dos produtos que você come e evite aqueles que contêm óleos hidrogenados, como palma ou soja.
  • Escolha cozinhar com óleo de girassol, canola ou azeite.
  • Consuma leite desnatado ou leite vegetal em vez de leite integral.

4. Aumente o consumo de frutas e vegetais

As gorduras trans são geralmente encontradas em produtos de origem animal. Por esta razão, para ter uma dieta mais equilibrada e pobre em calorias, o ideal é aumentar o consumo de frutas e vegetais.

Estes alimentos estão cheios de nutrientes essenciais que beneficiam o corpo. Eles são bastante saciantes e podem controlar aqueles lanchinhos fora de hora que fazem a dieta não funcionar.

Recomendações

  • Consuma 5 ou 6 porções de frutas e vegetais por dia.
  • Tente consumi-los crus para aproveitar ao máximo todas as suas propriedades.
  • Coma as frutas e vegetais em substituição aos snacks comerciais.

5. Escolha um método saudável para cozinhar

Cozinhar refeições saudáveis

O método de cozimento também tem muito a ver com a qualidade do prato. Quando há demasiados alimentos fritos, o consumo de gordura aumenta e, portanto, há uma grande interferência nos efeitos da dieta.

Recomendações

  • Em vez de fritar suas refeições, prepare-as cozidas no vapor ou assadas.
  • Se você for preparar carnes ou vegetais, também pode fazê-los grelhados.

6. Elimine os alimentos processados

Carnes recheadas, bolinhos e pães industrializados são alguns exemplos de alimentos processados ​​que devem ser excluídos da alimentação regular.

Eles são deliciosos e geralmente estão frescos a maior parte do tempo; no entanto, eles contêm muitas gorduras saturadas e possuem compostos adicionados que prejudicam a saúde e o peso.

Recomendações

  • Substitua os processados ​​por alimentos orgânicos (frutas, legumes ou cereais integrais).
  • Se você quiser um lanche saudável e energético, consuma um punhado de nozes.
  • Aumente a ingestão de água e bebidas saudáveis ​​para manter a sensação de saciedade.

Você está consumindo muita gordura? Você quer começar a melhorar seu peso? Siga todas essas dicas e comece a ter uma alimentação mais leve e saudável.

Recomendados para você