Descubra 10 benefícios do figo

O figo é um alimento que, além de possuir um sabor agradável, apresenta algumas propriedades medicinais confirmadas pela ciência. Descubra-as a seguir!
Descubra 10 benefícios do figo

Última atualização: 28 Novembro, 2021

O figo é uma fruta de sabor adocicado que muitas pessoas saboreiam com frequência, durante um lanche ou como sobremesa. No entanto, outras pessoas nem mesmo tentaram integrá-lo à dieta, por desconhecer seus benefícios.

A seguir apresentaremos os benefícios do figo e outras informações importantes para te incentivar a comê-lo com mais regularidade. Anote!

Valor nutricional do figo

De acordo com os especialistas da Associación 5 al día, assim como a banana, o figo é uma fruta rica em carboidratos. Portanto, consumi-lo no café da manhã pode ajudar a obter energia para realizar as várias tarefas matutinas.

Além disso, eles esclarecem que “embora o teor de proteínas não seja alto (não chega a 1 grama de proteína por 100 gramas de fruta), o figo possui todos os aminoácidos essenciais“. E comentam que essa fruta se destaca por seu teor de cálcio.

Além disso, o figo se destaca sobretudo por seu conteúdo de fibras, necessárias para manter uma boa digestão e saúde cardíaca.

De acordo com um estudo da Universidade de Cuenca, “uma fruta de 250 gramas apresenta cerca de 1.300 calorias e aproximadamente 12 gramas de proteína”.

Além disso, o estudo indica que “a fruta fresca é composta por 80% de água e 12% de açúcar. Uma vez seca, essas proporções variam de forma contundente para menos de 20% e mais de 48%, respectivamente. Suas características são potencializadas uma vez que o fruto é seco”.

Por essa razão o figo é uma fruta capaz de oferecer diversos benefícios à saúde. Além disso, costuma-se dizer que ele contribui para a perda de peso quando combinado a uma alimentação saudável e a um estilo de vida ativo.

Benefícios do figo para a saúde

O figo pode ser consumido cru, seco, em conserva ou como geleia. Conforme já mencionamos anteriormente, ele oferece uma certa quantidade de cálcio e fibra alimentar.

1. Ajuda a reduzir a pressão alta

Por seu conteúdo de fibras, o consumo de figo é recomendado para complementar a alimentação de forma geral, assim como para dietas orientadas ao controle da hipertensão.

2. Contribui para a perda de peso

Um dos benefícios do figo é que ele ajuda a substituir sobremesas e desejos por doce, evitando o exagero. Isso é possível graças ao fato dele apresentar em sua composição açúcares naturais que permitem acalmar o desejo de comer algo doce. Esses açúcares que o figo fornece (glicose, frutose e sacarose), não são açúcares adicionados e, portanto, não fazem mal à saúde.

Além disso o figo contém fibra, que facilita o processo de digestão e contribui para a perda de peso. Uma dissertação acadêmica da Universidade Tecnológica do Chile – ICANAP confirma que o figo é um alimento capaz de saciar, por isso é conveniente incluí-lo como sobremesa, embora o consumo não seja recomendado no café da manhã para pessoas que desejam perder peso.

3. Aumenta os níveis de energia

Menina correndo em uma trilha ao ar livre.

Consumir frutas que contêm açúcares naturais ajuda a aumentar os níveis de energia e melhorar o humor. O figo é uma boa fonte de açúcares naturais.

Comer alguns figos todas as manhãs, frescos ou secos, é uma forma de combater o cansaço. Eles podem nos dar aquele impulso necessário para começar o dia da melhor maneira possível.

Durante uma entrevista, o Dr. Francisco Pérez Jiménez, doutor em Medicina, professor da Universidade de Córdoba, chefe de serviço da Clínica Médica do Hospital Reina Sofia e diretor científico do Instituto Maimonides de Pesquisa Biomédica de Córdoba, confirmou a propriedade do figo como um alimento energético.

4. Fornece antioxidantes

Além de fornecer uma certa quantidade de cálcio e fibra, o figo também fornece uma certa quantidade de antioxidantes, que não apenas ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, como também contribuem para manter a saúde de todos os órgãos e sistemas.

5. Reduz o risco de problemas cardiovasculares

De acordo com algumas hipóteses o figo contêm ômega 3 e 6 que, juntamente com o cálcio e o potássio, ajudam a manter a saúde do sistema cardiovascular.

Em um documento acadêmico da Escuela Superior Politécnica del Chimborazo, os pesquisadores apontam que esta fruta contribui para o fortalecimento cardiovascular, mas o estudo não indica ou evidencia como exatamente isso acontece ou qual o grau de eficácia.

O figo também contém uma quantidade significativa de fibras solúveis que são facilmente absorvidas pelo organismo. A mais importante delas é a pectina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Um documento acadêmico da Universitat de les Isllas Ballears aponta que o alto teor de fibras do figo contribui para a redução nos níveis de colesterol, mas de forma indireta. 

6. Protege contra a degeneração macular

De acordo com algumas crenças, o consumo regular de figo – combinado a uma dieta balanceada – previne a degeneração macular e outras doenças oculares.

Por isso, há quem recomende consumir de 2 a 3 porções de figo por dia para diminuir e combater esses problemas, que afetam principalmente os adultos com mais de 60 anos.

7. Ajuda a prevenir o diabetes

O consumo de figo ajuda a prevenir o diabetes

É fato que o figo é um alimento que apresenta açúcares naturais em sua composição. No entanto, as pessoas que o consomem regularmente tendem a exibir níveis de açúcar no sangue mais controlados, em comparação com aqueles que não o consomem.

De forma geral essa fruta, junto com suas folhas, reduz a necessidade de insulina. No entanto, pessoas diabéticas devem consultar um médico antes de incluir o figo na dieta.

Uma pesquisa apresentada no Encontro Nacional de Pesquisa sobre Recursos Bióticos em Zonas Áridas atesta as propriedades do figo para a prevenção do diabetes.

8. Atua como um laxante natural

Assim como acontece com outras frutas, o figo promove uma boa digestão. Isso se deve ao conteúdo de fibra que ele apresenta, além do seu efeito levemente laxante. Nesse sentido, este é um alimento bastante eficaz na prevenção da prisão de ventre.

Um artigo publicado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Central da Venezuela, corrobora a propriedade laxante do figo.

9. Previne a anemia

Benefícios do figo

O figo se tornou popular como um bom alimento para prevenir e reduzir a anemia. Há quem afirme que a cor escura da fruta se deve em grande parte ao seu alto teor de ferro, componente essencial no tratamento dessa doença. No entanto, nenhuma pesquisa científica foi encontrada para comprovar o efeito do figo na prevenção da anemia.

É importante que as pessoas com anemia sigam a dieta indicada pelo médico e evitem a introdução de novos alimentos sem a orientação de um profissional.

10. Reduz a inflamação

Por fim, o figo também possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a dor em diferentes áreas do corpo. Ele também pode ajudar a tratar úlceras estomacais.

Um estudo da Universidade de Messina, na Itália, reconhece propriedades anti-inflamatórias do figo, embora não mencione possíveis efeitos positivos em úlceras.

Muitos acreditam que o efeito anti-inflamatório é muito visível na pele. Recomenda-se aplicar um figo fresco na área afetada para reduzir as inflamações na pele de forma simples e natural. Não existem evidências científicas que confirmem a eficácia desse procedimento.

Figo: uma fruta muito útil

O figo é uma fruta de sabor agradável e que pode fornecer vários nutrientes e fibra alimentar, que juntos proporcionam vários benefícios para a saúde. Portanto, esperamos que você se sinta encorajado a incluir alguns figos de forma regular na sua dieta.

Lembre-se que o consumo de qualquer alimento deve sempre ser feito com moderação e aliado a uma dieta balanceada.

Pode interessar a você...
10 benefícios da berinjela para a saúde
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
10 benefícios da berinjela para a saúde

São muitos os benefícios da berinjela para a saúde. Reunimos 10 deles neste artigo. Não deixe de conferir e incluí-la em seu plano alimentar.