Dependência à nicotina: as 3 melhores terapias

A dependência à nicotina pode ser superada com remédios naturais? Hoje vamos descobrir algumas alternativas.
Dependência à nicotina: as 3 melhores terapias

Última atualização: 17 Junho, 2019

A dependência à nicotina é um problema grave. Muitos fumantes querem deixar esse hábito tão prejudicial, no entanto, a dependência causada pela substância contida no tabaco torna o abandono do mesmo algo bastante complicado.

Atualmente, não temos apenas adesivos de nicotina e outros recursos para abandonar gradualmente esse hábito, mas também temos terapias naturais. Estas podem ser uma opção que pode nos ajudar a atingir nosso objetivo.

Terapias naturais para superar a dependência à nicotina

As terapias naturais são uma excelente alternativa para superar a dependência à nicotina. Em seguida, veremos algumas opções, porque existem plantas e outros compostos que têm uma grande eficácia.

1. Supere a dependência à nicotina com a citisina

Remédio para superar a dependência à nicotina

O artigo “O que os cardiologistas devem saber sobre o tratamento farmacológico para parar de fumar?" destaca que a citisina é uma opção natural para lidar com a dependência à nicotina. Isto foi apoiado por um ensaio clínico.

A citisina é um extrato das sementes da planta Cytisus laborinum, que já era usado pelos países soviéticos para que as pessoas parassem de fumar. Uma opção natural que é tomada da seguinte forma:

  • A citisina é adquirida sob a forma de comprimidos.
  • Durante os primeiros dias, 6 comprimidos devem ser dados.
  • Após o terceiro dia, a dose deve ser gradualmente reduzida.

O extrato desta planta só deve ser tomado por 25 dias. Esse é o tempo estimado para superar a dependência à nicotina. Recomendamos que seja constante nas ingestas, conforme indicado. Além disso, é importante que, antes de iniciar o seu consumo, consultemos o médico.

2. Como superar a dependência à nicotina graças ao kudzu

O kudzu (Pueraria Lobata) é outra opção para superar a dependência à nicotina. A parte que é usada para esse propósito é a raiz desse arbusto. Suas propriedades inibem o circuito de recompensa, favorecendo a redução do consumo de nicotina.

Existem diferentes maneiras de consumir este remédio natural para superar a dependência que podemos ter ao tabaco. Recomendamos que escolha a opção que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

  • Comprimidos: deve começar com uma dose entre 5 e 6 comprimidos por dia e depois reduzir gradualmente a ingestão.
  • Pó: desta forma, pode ser adicionado às refeições ou dissolvido em um copo de suco. Nós não recomendamos um copo de água, porque o sabor pode ser desagradável.
  • Extrato: na forma de gotas, estas podem ser dissolvidas em um copo de água ou consumidas diretamente. Por exemplo, duas gotas que colocaremos em uma colher de sobremesa.

3. Recorrer à homeopatia

Deixar de fumar

O último conselho para superar a dependência à nicotina é uma terapia natural conhecida como homeopatia. Como indicado no artigo “Aplicação de homeopatia a fumantes da localidade de Enrique Varona", esta é uma opção que oferece ótimos resultados.

A homeopatia é um remédio complementar. Isso significa que podemos nos submeter a ele, ao mesmo tempo em que escolhemos algumas das opções mencionadas acima.

Neste tipo de medicamento, os comprimidos são normalmente prescritos, sem qualquer contraindicação para a saúde. Além disso, você também pode usar elementos como flores de Bach, por exemplo.

Nota: Os medicamentos alternativos para a cessação do tabagismo não foram totalmente verificados por estudos científicos, portanto, todos eles exigem a supervisão de um especialista médico para nos orientar.

A intenção também ajuda

Acreditar que essas opções naturais por si só nos ajudarão a superar a dependência à nicotina é um grande erro. É importante ter intenção, fazer com vontade e estar ciente de que haverá muitos momentos em que a ansiedade surge.

Nesses casos, devemos recorrer a nossa força de vontade e nos apoiar nos recursos mencionados. Acreditar que, graças a eles, poderemos superar a dependência é algo vital para que isso realmente aconteça.

Parar de fumar não é fácil. Por isso, também recomendamos evitar os locais que possam fazer com que você caia de novo nesse hábito com facilidade. Por exemplo, quando for a um bar, não vá para a área de fumantes. Isso pode te ajudar.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e confiamos que, em breve, você supere sua dependência à nicotina para parar de fumar por completo. O que mais está te atrapalhando? Você chegou a fumar, mesmo sem perceber?

Pode interessar a você...
Mudanças positivas que acontecem ao parar de fumar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mudanças positivas que acontecem ao parar de fumar

Está em nossa mão parar de fumar cigarro para melhorar nossa saúde. Conhecer algumas mudanças positivas que ocorrem ao fazê-lo, ajudará a tomar a decisão.



  • Beck, A., Newman, C. F., & Wright, F. D. (1999). Terapia cognitiva de las drogodependencias. Barcelona: Paidós.
  • Guangcheng, Z., & Siming, F. (1997). Antioxidation of Pueraria lobata Isoflavones (PLIs)[J]. Journal of Chinese Medicinal Materials7.
  • Pérez Cruz, Nuvia, Pérez Cruz, Hayvin, & Fernández Manchón, Eduardo J.. (2007). NICOTINA Y ADICCIÓN: UN ENFOQUE MOLECULAR DEL TABAQUISMO. Revista Habanera de Ciencias Médicas6(1) Recuperado en 01 de mayo de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-519X2007000100006&lng=es&tlng=es.