Dependência à nicotina: as 3 melhores terapias

17 de junho de 2019
A dependência à nicotina pode ser superada com remédios naturais? Hoje vamos descobrir algumas alternativas.

A dependência à nicotina é um problema grave. Muitos fumantes querem deixar esse hábito tão prejudicial, no entanto, a dependência causada pela substância contida no tabaco torna o abandono do mesmo algo bastante complicado.

Atualmente, não temos apenas adesivos de nicotina e outros recursos para abandonar gradualmente esse hábito, mas também temos terapias naturais. Estas podem ser uma opção que pode nos ajudar a atingir nosso objetivo.

Terapias naturais para superar a dependência à nicotina

As terapias naturais são uma excelente alternativa para superar a dependência à nicotina. Em seguida, veremos algumas opções, porque existem plantas e outros compostos que têm uma grande eficácia.

1. Supere a dependência à nicotina com a citisina

Remédio para superar a dependência à nicotina

O artigo “O que os cardiologistas devem saber sobre o tratamento farmacológico para parar de fumar?” destaca que a citisina é uma opção natural para lidar com a dependência à nicotina. Isto foi apoiado por um ensaio clínico.

A citisina é um extrato das sementes da planta Cytisus laborinum, que já era usado pelos países soviéticos para que as pessoas parassem de fumar. Uma opção natural que é tomada da seguinte forma:

  • A citisina é adquirida sob a forma de comprimidos.
  • Durante os primeiros dias, 6 comprimidos devem ser dados.
  • Após o terceiro dia, a dose deve ser gradualmente reduzida.

O extrato desta planta só deve ser tomado por 25 dias. Esse é o tempo estimado para superar a dependência à nicotina. Recomendamos que seja constante nas ingestas, conforme indicado. Além disso, é importante que, antes de iniciar o seu consumo, consultemos o médico.

Leia também: Parar de fumar: 4 regras alimentares que você deve seguir

2. Como superar a dependência à nicotina graças ao kudzu

O kudzu (Pueraria Lobata) é outra opção para superar a dependência à nicotina. A parte que é usada para esse propósito é a raiz desse arbusto. Suas propriedades inibem o circuito de recompensa, favorecendo a redução do consumo de nicotina.

Existem diferentes maneiras de consumir este remédio natural para superar a dependência que podemos ter ao tabaco. Recomendamos que escolha a opção que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

  • Comprimidos: deve começar com uma dose entre 5 e 6 comprimidos por dia e depois reduzir gradualmente a ingestão.
  • Pó: desta forma, pode ser adicionado às refeições ou dissolvido em um copo de suco. Nós não recomendamos um copo de água, porque o sabor pode ser desagradável.
  • Extrato: na forma de gotas, estas podem ser dissolvidas em um copo de água ou consumidas diretamente. Por exemplo, duas gotas que colocaremos em uma colher de sobremesa.

3. Recorrer à homeopatiaDeixar de fumar

O último conselho para superar a dependência à nicotina é uma terapia natural conhecida como homeopatia. Como indicado no artigo “Aplicação de homeopatia a fumantes da localidade de Enrique Varona”, esta é uma opção que oferece ótimos resultados.

A homeopatia é um remédio complementar. Isso significa que podemos nos submeter a ele, ao mesmo tempo em que escolhemos algumas das opções mencionadas acima.

Neste tipo de medicamento, os comprimidos são normalmente prescritos, sem qualquer contraindicação para a saúde. Além disso, você também pode usar elementos como flores de Bach, por exemplo.

Nota: Os medicamentos alternativos para a cessação do tabagismo não foram totalmente verificados por estudos científicos, portanto, todos eles exigem a supervisão de um especialista médico para nos orientar.

Também pode te interessar: Cronologicamente, isto é o que acontece quando você para de fumar

A intenção também ajuda

Acreditar que essas opções naturais por si só nos ajudarão a superar a dependência à nicotina é um grande erro. É importante ter intenção, fazer com vontade e estar ciente de que haverá muitos momentos em que a ansiedade surge.

Nesses casos, devemos recorrer a nossa força de vontade e nos apoiar nos recursos mencionados. Acreditar que, graças a eles, poderemos superar a dependência é algo vital para que isso realmente aconteça.

Parar de fumar não é fácil. Por isso, também recomendamos evitar os locais que possam fazer com que você caia de novo nesse hábito com facilidade. Por exemplo, quando for a um bar, não vá para a área de fumantes. Isso pode te ajudar.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e confiamos que, em breve, você supere sua dependência à nicotina para parar de fumar por completo. O que mais está te atrapalhando? Você chegou a fumar, mesmo sem perceber?

  • Beck, A., Newman, C. F., & Wright, F. D. (1999). Terapia cognitiva de las drogodependencias. Barcelona: Paidós.
  • Guangcheng, Z., & Siming, F. (1997). Antioxidation of Pueraria lobata Isoflavones (PLIs)[J]. Journal of Chinese Medicinal Materials7.
  • Pérez Cruz, Nuvia, Pérez Cruz, Hayvin, & Fernández Manchón, Eduardo J.. (2007). NICOTINA Y ADICCIÓN: UN ENFOQUE MOLECULAR DEL TABAQUISMO. Revista Habanera de Ciencias Médicas6(1) Recuperado en 01 de mayo de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-519X2007000100006&lng=es&tlng=es.