Decoração de casamento: 10 dicas

31 de outubro de 2019
Ainda que alguns conselhos gerais precisem ser adaptados na decoração de casamento, o certo é que os pequenos detalhes são os que farão a diferença e deixarão a marca pessoal dos noivos.

Um dos temas mais falados entre os convidados é a decoração de casamento. Esta acaba sendo um reflexo dos gostos do casal e do tipo de evento que tenham decidido compartilhar com seus entes queridos. Além disso, cabe destacar que, dentro dos preparativos, tudo tem sua própria importância.

É bom dedicar tempo suficiente em seu planejamento para que, no final, o resultado seja satisfatório. Por outro lado, é conveniente que ambos os noivos expressem suas ideias e participem ativamente em cada uma das fases do planejamento.

Ainda que existam pessoas que não dão muita importância à decoração, é importante que o parceiro possa expressar sua opinião e colabore com o outro, para evitar que um só assuma toda a responsabilidade.

10 dicas para a decoração de casamento que todos devem seguir

Muito além dos enfeites florais, velas ou demais elementos que são utilizados para as decorações, estas dicas farão a diferença na hora de decorar.

1. Não subestimar sua importância

Coisas que não podem faltar em um casamento

A decoração do casamento não deve ser deixada para o final. De fato, todos os detalhes devem ser preparados com antecipação para poder testá-los. Dessa forma, se não combinarem tão bem como imaginava com as luzes ou o resto do lugar, há tempo de mudá-los.

2. Para uma boa decoração de casamento, é importante escolher o estilo

Toda a decoração no casamento deve estar no mesmo nível que o resto dos elementos que a compõe. Principalmente, deve ser do agrado dos noivos, já que são eles que devem se sentir identificados.

As cores, os enfeites, os modelos e a distribuição são definidos pelos protagonistas. O bom é que muitos salões já contam com seus próprios recursos, dessa maneira, podem servir como base. Sempre é bom esclarecer, desde o começo, o que se busca e como o desejam.

Descubra: Casamento dos sonhos: 7 inspirações

3. Menos é mais

Muitas vezes, ver tantas coisas belas confunde e se cai no erro de colocar tudo o que é encontrado. No entanto, é bom lembrar que a decoração de casamento é um detalhe importante, mas que não deve opacar os próprios protagonistas.

Tampouco é questão de fazer do lugar um mostruário de elementos decorativos. Muito menos que a quantidade de objetos obstaculize os livres movimentos de qualquer convidado. Às vezes, estar rodeado de tantos elementos luxuosos gera o medo de quebrar algo e estragar o evento.

4. Contextualizar a decoração de casamento

Conforme for a estação do ano em que for realizada a cerimônia, é possível criar uma decoração especial. Incorporar alguns itens temáticos é original e divertido quando o ambiente o permite.

Dessa forma, alguns se atrevem a usar as diferentes nuances de cores naturais ou a utilizar espaços ao ar livre. É importante que tudo, desde a entrada até os interiores, mantenha o equilíbrio.

5. Na decoração de casamento, a iluminação conta

Flor para casamento

Talvez, tenha visto em revistas ou um conhecido tenha aconselhado sobre algum detalhe que viram em alguma ocasião e tenham gostado. Seja como for, sempre é preciso fazer um teste com as luzes do lugar. Não é bom ignorar que os efeitos visuais dos objetos mudam conforme a luz refletida.

Brincar com diversos elementos como luminárias pendentes, candelabros ou velas sempre é de bom gosto. Além disso, no mercado encontramos criações luminosas muito originais para adaptar a todos os estilos.

6. Destinar um orçamento

É importante determinar o orçamento que será destinado à decoração para negociar com os fornecedores. Além disso, existem muitas ideias econômicas que podem ser realizadas manualmente reciclando objetos.

Ademais, concordar desde o início quanto e no que gastar permite uma melhor organização. Ainda, o ideal é fazer um documento com as anotações do que desejam e os custos.

Leia este artigo: Planejar um casamento: quando começar?

7. Não perder a calma

O casamento é um dos melhores momentos da vida das pessoas e os preparativos não precisam ser causa de estresse. Desfrutar da organização de cada fator do casamento é primordial, por isso é bom manter a calma.

  • Se algo se tornar complicado ou provocar um mal-estar, recomenda-se deixá-lo de lado e buscar outra alternativa. 

Conclusão

A decoração do casamento é primeira imagem que os convidados da festa têm, mas não é tudo. Cada detalhe é relevante e impactante, mas o principal são os noivos e seu amor.

Estar juntos e atentos a cada passo da organização é a base para que tudo saia bem. Principalmente, para que cumpra as expectativas do casal.