Curta mostra exatamente como começa um relacionamento abusivo

Curta mostra exatamente como começa um relacionamento abusivo

Última atualização: 19 maio, 2022

Todas as pessoas querem estar cercadas por pessoas que as valorizem em todos os momentos e as façam se sentir amadas. No entanto, às vezes elas não percebem que entram pessoas em suas vidas que só causam emoções negativas.

É uma realidade que há pessoas que a princípio se mostram diferentes do que realmente são para ganhar a confiança dos outros e prejudicá-los. Por causa disso, é importante conhecer alguém em profundidade antes de se relacionar.

Na maioria das vezes, a intenção dessas pessoas é se sentirem superiores e exaltar de forma egocêntrica tudo o que acontece em suas vidas. Portanto, a única coisa que elas esperam é conquistar o afeto dos outros para poder atacá-los depois.

No entanto, desde o primeiro momento eles elaboram um plano meticuloso que nem sempre é fácil de detectar. Assim, pode passar muito tempo no qual muitos comportamentos prejudiciais são negligenciados.

O pior de tudo é que quanto mais o tempo passa, mais o relacionamento tóxico vai se fixar. Como resultado, é fundamental que as pessoas analisem todos os comportamentos das pessoas ao seu redor e identifiquem as ações que colocam em risco o seu bem-estar.

casal problemático

Diante dessa importante necessidade de proteger a saúde emocional das pessoas, foi publicado um vídeo que ajuda a detectar o início de um relacionamento tóxico.

O curta

A DayOne, entidade americana interessada em proteger pessoas que sofrem algum tipo de abuso, criou um curta-metragem mostrando como as pessoas tóxicas agem. Isso foi com o objetivo de acabar com relacionamentos perigosos a tempo e proteger os sentimentos.

O vídeo tem uma duração total de 150 segundos em que são ilustradas situações específicas. O objetivo é que as pessoas sejam capazes de detectar cada uma das ações que não devem ser permitidas em nenhum momento.

Um dos primeiros sinais de alerta anunciados é que pessoas tóxicas fazem com que outras pessoas se distanciem de sua família e amigos. Isso porque no início elas lhes dão um amor abundante que as faz acreditar que não precisam de mais nada.

Em segundo lugar, depois de ganhar confiança incondicional, elas começam a mostrar ciúmes. Bem, elas procuram manipular a pessoa em todos os momentos para levá-la a fazer apenas o que elas dizem.

Além disso, elas as atacam o tempo todo e as fazem sentir nervosismo constante. Elas querem que outras pessoas as elogiem o tempo todo e concordem com elas mesmo quando estiverem errados.

Finalmente, elas fazem com que as pessoas se sintam culpadas apesar de não terem feito nada. Assim, todos os conflitos são atribuídos a outros para não parecerem fracos ou erráticos.

Lembre-se

É importante deixar claro que o amor nunca está relacionado ao sofrimento. Por isso, quando predominam momentos angustiantes, é preciso colocar o amor próprio acima de tudo e livrar-se da toxicidade.

Também é essencial entender que as pessoas que valem a pena fazem os outros se sentirem importantes. Por isso, se alguém apenas aponta erros, é um bom sinal para agir a tempo e proteger o bem-estar.

casal discutindo

Por fim, é essencial que as pessoas entendam que estar com alguém por hábito só as prejudica. Pois dessa forma, se permite que comportamentos prejudiciais continuem se reproduzindo dia a dia e não se consegue encontrar paz.

Pode interessar a você...
5 dicas para superar o sentimento de culpa ao terminar um relacionamento
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 dicas para superar o sentimento de culpa ao terminar um relacionamento

Você não sabe como lidar com o sentimento de culpa ao terminar um relacionamento? Neste artigo mostraremos algumas dicas para te ajudar. Descubra!



  • Gómez M. Maltrato psicológico [Internet]. Sevilla: Departamento de Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológico; 2006. [citado 06 de diciembre de 2021]