8 curiosidades sobre as doenças do dia a dia

12 Julho, 2020
Surpreenda-se com algumas curiosidades sobre as doenças mais comuns que você certamente não conhecia!

O corpo e a mente humanos ainda guardam inúmeros segredos que a ciência não foi capaz de revelar. No entanto, ao longo dos anos, os pesquisadores conseguiram descobrir muita coisa sobre as doenças do dia a dia.

Neste artigo, queremos compartilhar com você algumas dessas curiosidades. Temos certeza de que você vai se surpreender! Está preparado? Então, vamos lá!

Curiosidades sobre as doenças do dia a dia

1. Quando você tiver 75 anos, terá sofrido pelo menos 150 resfriados

O resfriado é uma das doenças do dia a dia
Cada pessoa pega de 2 a 5 resfriados por ano.

Diferentes estudos concluíram que cada um de nós geralmente pega de dois a cinco resfriados por ano. Se considerarmos a expectativa de vida atual no Brasil (cerca de 76 anos), cada um de nós terá sofrido mais de 150 resfriados ao longo da vida.

2. O vírus do resfriado não é só um!

Existem mais de 200 vírus que podem causar o resfriado comum. Por esse motivo, o corpo humano nunca desenvolve resistência a essa doença. Entre os vírus mais comuns que causam resfriados estão os rinovírus e os coronavírus.

Leia também: O coronavírus não é transmitido pelo ar, de acordo com a OMS

3. As crianças podem ter até 12 resfriados em um ano!

Os pais podem confirmar que isso é verdade. Quantas vezes uma criança pega um resfriado, fica bem durante dois dias e volta para casa da escola com o nariz escorrendo novamente?

4. Um quarto das pessoas com resfriados não apresenta sintomas

Todos nós conhecemos os sintomas dos resfriados, afinal, esta é uma das doenças mais comuns. No entanto, nem todos sabemos que algumas pessoas podem estar infectadas com um dos vírus do resfriado e não ter tosse, espirro ou muco.

5. Um espirro pode chegar a 60 km por hora!

Os espirros podem contagiar várias pessoas
A velocidade do espirro pode ser comparada à de um galgo!

A realidade é que medir a velocidade do espirro não deve ser fácil, mas é isso que os especialistas calculam. 60 km/h é a velocidade em que um galgo corre! Aliás, acredita-se que, às vezes, um espirro possa exceder essa velocidade e as gotas de saliva derramadas podem cair a até cinco metros de distância!

6. Os vírus das doenças do dia a dia podem sobreviver em várias superfícies

Ao espirrar, espalhamos o vírus ao nosso redor e ele pode permanecer ativo em diferentes superfícies. O vírus da gripe, por exemplo, sobrevive cerca de 24 horas, e o vírus do resfriado até sete dias! Agora você entende por que é tão importante cobrir a boca com a parte interna do cotovelo ao espirrar? Assim, você evita infectar os outros.

Descubra: Gripe ou resfriado? Principais diferenças

7. A gripe está em constante evolução

Criança com febre
Todos os anos surgem novas cepas da gripe.

A gripe é uma das doenças do dia a dia que mais sofremos ao longo de nossas vidas. Certamente você sabe que existem três tipos de influenza: A (é a mais virulenta e afeta humanos e pássaros), B (é a mais comum e afeta apenas humanos) e C (é menos comum e afeta humanos e animais).

No entanto, todo ano aparecem novas cepas de cada tipo de influenza. Por esse motivo, as vacinas nem sempre conseguem nos proteger e acabamos ficando doentes.

8. No século passado, houve várias epidemias de gripe

Hoje, a gripe é uma das doenças do dia a dia à qual não dedicamos muita atenção. No entanto, como já vimos, ela é extremamente contagiosa através da saliva, e também pode causar complicações como a pneumonia.

  • A gripe espanhola durou de 1918 a 1919 e afetou 40% da população mundial, matando aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo todo. Uma curiosidade? Apesar do nome, não se originou na Espanha, mas nos Estados Unidos.
  • A gripe asiática se originou na China em 1957 devido à mutação do vírus sofrida por patos selvagens em combinação com uma cepa humana.
  • A gripe de Hong Kong deixou aproximadamente um milhão de mortos. Graças aos avanços científicos, uma vacina foi desenvolvida para evitar mais perdas humanas.
  • A gripe suína de 1976 causou mais de 12.000 vítimas e gerou pânico entre a população, já que o vírus era semelhante ao da grande epidemia de 1918.
  • A gripe aviária teve seu primeiro surto em Hong Kong em 1997. O vírus foi identificado como H5N1 e, após ser controlado, reapareceu em 2003 na Ásia e na Europa.

Como você pode ver, embora saibamos como agir contra as doenças do dia a dia, existem muitos dados que não conhecemos. Você se surpreendeu com essas curiosidades?

  • Medical News Today. All about the common cold. https://www.medicalnewstoday.com/articles/166606.php
  • Jamaica Hospital. How long can viruses live outside the body? https://jamaicahospital.org/newsletter/?p=1423
  • BBC News. (2009). La gripe en el último siglo. https://www.bbc.com/mundo/internacional/2009/04/090427_gripe_pandemias_historia_mes
  • Medline Plus. Gripe. https://medlineplus.gov/spanish/flu.html
  • Medline Plus. Resfriado. https://medlineplus.gov/spanish/commoncold.html