Cuidados nos primeiros meses do bebê

· 19 de julho de 2018
Os cuidados nos primeiros meses do bebê são vitais para preservar a saúde da criança. No começo, os pais precisam fazer um grande esforço. No entanto, com o passar do tempo, essas diretrizes serão menos exigentes e meticulosas.

A maternidade é uma porta para grandes mudanças e transformações. De fato, implica a chegada de uma nova pessoa com necessidades particulares que dependerá inteiramente de você. Por isso é importante se preparar com antecedência e conhecer os cuidados essenciais nos primeiros meses do bebê.

Cuidado nos primeiros meses do bebê

Chegar em casa com um bebê recém-nascido causa emoções ambivalentes. Por um lado, estamos empolgadas em mostrar o lugar que será sua casa.

Por outro, podemos sentir medo e incerteza quando pensamos se seremos capazes de satisfazer às suas necessidades sozinhas.

É verdade que os pais não sabem tudo. É um processo que leva tempo para conhecer e entender seu filho, principalmente se levarmos em conta que cada bebê é diferente. No entanto, abaixo compartilharemos algumas orientações e conselhos sobre os cuidados nos primeiros meses do bebê.

Avaliações médicas

Assim que nasce, o bebê deve ser avaliado com o teste de Apgar, no qual suas condições vitais são avaliadas. Elementos como frequência cardíaca, choro ou respiração, tônus ​​muscular, resposta a estímulos e cor do corpo são levados em consideração. Dependendo dos resultados, os médicos estabelecerão os cuidados necessários para o seu desenvolvimento.

Recomendamos ler: Acabe com as cólicas do seu bebê

O primeiro dia em casa

Deixe o seu filho descansar durante os primeiros meses do bebê

Acredite ou não, o primeiro dia do bebê em casa é geralmente o mais difícil, já que você não tem o conselho do médico ou das enfermeiras. No entanto, seja previdente e pergunte a eles sobre tudo o que tiver dúvidas.

Dessa forma, você ficará um pouco mais calma e preparada. No entanto, abaixo compartilharemos alguns cuidados nos primeiros meses do bebê que podem ser úteis.

Saúde e Limpeza

Tente lavar bem as mãos com sabão e água antes de tocar no bebê para evitar infecções e doenças.

Evite manter contato com pessoas doentes. As defesas do seu filho ainda estão baixas, então a melhor medida é evitar a exposição aos vírus e bactérias.

O ambiente é importante

Mantenha um ambiente ventilado na casa. Isso inclui regular a temperatura evitando o calor excessivo. Você também deve manter os espaços limpos, pois poeira e fumaça podem afetar a saúde do bebê. Além disso, é aconselhável evitar ruídos que possam incomodar o bebê.

Os bebês são mais sensíveis à luz, portanto, evite fotografias com flash. Você também deve evitar o uso constante de celulares ou dispositivos eletrônicos na presença dele.

Amamentação

Dar de mamar é um dos cuidados mais importantes nos primeiros meses do bebê

Nesta fase, ainda deve ser provavelmente difícil para você alimentar seu bebê. Não se preocupe se ele ainda não comer com facilidade. Siga as instruções dadas a você no hospital. Ajude o bebê a acomodar o mamilo dentro da boca para não atrapalhar a respiração.

Você deve alimentá-lo, aproximadamente, cerca de 8 vezes por dia com demanda gratuita, sem permitir intervalos de mais de 4 horas entre cada entrada. No início, você não pode produzir leite, mas quanto mais o bebê sugar e esvaziar o peito, mais leite será produzido.

Conheça os Benefícios de dar papinhas de frutas para os bebês

Leite materno: rico em nutrientes

É importante que você amamente o bebê desde o nascimento. O primeiro leite materno que sai, conhecido como colostro, é mais consistente do que o que será produzido mais tarde.

Este leite é rico em proteínas e anticorpos que protegem o bebê de doenças e permitem que ele se nutra muito melhor. Você não deve esquecer de limpar os seios uma vez por dia com água e sabão neutro; isso é importante para evitar doenças bucais do bebê.

Além disso, é provável que nos primeiros dias de lactação você sinta dor ou inchaço nos seios. Não entre em pânico. Isso acontece devido ao aumento da produção de leite.

Apesar do desconforto, é necessário continuar alimentando o bebê, esvaziar os dois seios e consultar o médico para que ele recomende um remédio ou medicação.

O choro

No início, este é um dos indicadores dos bebês que mais assustam e estressam os pais. E não é estranho, já que você mal aprende a identificar o tipo de choro e o motivo do bebê.

Saiba que é muito provável que você escute seu bebê chorar constantemente durante os primeiros dias. Mas acalme-se: os bebês expressam suas necessidades dessa maneira.

Veja se ele está com fome, se você deve trocar a fralda, se está com sono, frio ou calor. Você verá que, pouco a pouco, você o conhecerá e aprenderá a detectar suas necessidades e satisfazê-las.

A temperatura

Embora os bebês tenham a mesma temperatura corporal que os adultos, as crianças são mais sensíveis. No começo, é um pouco difícil saber se ele está com frio ou calor.

Você pode descobrir isso tocando as mãos ou os pés do bebê. Se as mãos ou pés estiverem frios, você precisa aquecê-lo. No entanto, é aconselhável não o agasalhar demais. Nestas ocasiões, é muito útil prestar atenção ao senso comum ou, neste caso, ao pediatra.

O banho

Em alguns países, os bebês são banhados desde o nascimento. No entanto, em outras culturas, você espera até que o cordão umbilical caia e o umbigo esteja seco ou espere pelo menos uma semana. Portanto, independentemente do que você decidir, compartilharemos o cuidado nos primeiros meses do bebê em relação ao banho.

Banho de esponja

No caso de você optar por esperar, você pode limpá-lo com um banho de esponja duas ou três vezes por semana. Você precisa umedecer uma toalha ou esponja em água morna com sabão neutro (exclusivo para uso em bebê).

Mãe dando banho ao seu filho nos primeiros meses do bebê

Comece das áreas mais limpas (olhos) até às mais sujas (área da fralda). Para enxaguá-lo, pegue a toalha novamente com água morna limpa e remova o resíduo de sabão do corpo.

Banho de imersão

Caso escolha o banho de imersão, você pode usar um sabão neutro exclusivo para o bebê (nos meses seguintes, você pode usar xampu), uma esponja, um copo de água e uma toalha.

Não é necessário que ele tome banho diariamente. Na verdade, é melhor esperar cerca de dois ou três dias para preservar a acidez e a gordura natural que protege a pele do bebê, já que ela é muito delicada.

Para o nariz, aplique 2 ou 3 gotas de água fervida (já fria) para que o muco se solte e saia com um espirro. No caso das orelhas, não enfie cotonetes. Escolha usar uma da toalha úmida e limpa para limpar a área externa.

Além disso, a temperatura do ambiente deve ser agradável e a água deve estar entre 35 e 37 ºC. É importante não deixar o bebê sozinho em nenhum momento. Portanto, deixe todos os utensílios do banho à sua disposição para evitar distrações.

Roupas do bebê

É aconselhável usar roupas feitas inteiramente de algodão, evitando tecidos com fibras sintéticas. Para a lavagem, opte por um sabão especial ou neutro e lave muito bem para remover todos os restos dele. De preferência, lave as roupas do bebê separadamente.

Conclusões

Como você pode ver, o cuidado durante os primeiros meses do bebê é muito especial. Na verdade, nem todos os pontos deste artigo foram abordados em detalhes. No entanto, a limpeza é essencial, tanto a da mãe como a da criança. Dessa forma, impediremos que o bebê fique doente ou a pele fique irritada.

À medida que o bebê continua a crescer e a se desenvolver, as medidas de higiene mudam pouco a pouco e os cuidados também. No entanto, você deve ter paciência. Você verá que um bebê saudável é a melhor recompensa pelo seu esforço.

Se você já for uma mãe experiente, quais outros conselhos e cuidados para os primeiros meses do bebê você recomendaria?