O que podem indicar as pequenas protuberâncias nos mamilos?

A saúde do nosso corpo é fundamental, e é necessário estarmos atentas diante de qualquer mudança que possa existir, para poder assim prevenir um dano permanente.

Você já notou algumas protuberâncias nos mamilos? Não sabe o que significam? Descubra todos os detalhes a seguir.

No desenvolvimento de uma mulher, seu corpo experimenta uma grande variedade de mudanças. Elas podem aparecer ou desaparecer com o passar do tempo, muitas vezes sem que ela sequer note.

Essas variações podem ser mais frequentes na região dos seios. Por isso, torna-se necessário aumentar ainda mais a atenção diante de qualquer tipo de anormalidade que possam apresentar, tais como:

  • Acne
  • Suor
  • Nódulos
  • Rigidez
  • Sensibilidade
  • Mamilo invertido
  • Sinais e protuberâncias nos mamilos

Ainda que vários desses sintomas não impliquem um risco para a saúde, é bom se informar e procurar tratá-los antes que ocorram danos irreversíveis.

Por isso, se alguma vez você se perguntou o que indicavam as pequenas protuberâncias no mamilo, neste artigo falaremos sobre as respostas, não perca!

O que são exatamente as protuberâncias nos mamilos?

Mulher tocando os seios

Essas saliências são melhor conhecidas como tubérculos de Montgomery, e aparecem continuamente na vida das mulheres e dos homens.

Os tubérculos de Montgomery são pequenas glândulas secretoras mamárias que se localizam tanto na auréola quanto no bico do peito.

Qual é a sua função?

Os tubérculos de Montgomery são conhecidos por terem funções antibacterianas.

Esses tubérculos produzem óleos naturais que se encarregam de controlar o pH e proteger o mamilo de qualquer tipo de infecção.

Além disso, também mantêm os mamilos lubrificados e em bom estado diante de qualquer situação que possa afetá-los.

É normal ter protuberâncias nos mamilos?

Mulher segurando a alça do sutiã

Todos os seres humanos têm entre 4 e 28 desses tubérculos localizados ao redor de toda a sua auréola ou mamilo, e eles variam de tamanho de acordo com cada pessoa.

Quando surgem?

Estes tubérculos não aparecem de um dia para o outro. Encontram-se nas auréolas e nos mamilos, em todo momento, desde nosso nascimento.

Os tubérculos de Montgomery podem variar de tamanho ou espessura dependendo do processo no qual a pessoa se encontre, tal como:

  • Gravidez: Preparam os mamilos desde o primeiro trimestre de gravidez para a produção de leite, tornando possível a alimentação dos bebês.
  • Mudanças hormonais: Protegem o mamilo com seus óleos naturais.
  • Estresse: Assim como ocorre com sinais no rosto, eles podem ficar mais perceptíveis com a influência do estresse.
  • Menstruação

Nesses casos, podem se fazer notar mais facilmente e também ao tato. No entanto, esses tubérculos ou “protuberâncias” não são sensíveis, nem causam dor.

Da mesma forma, no momento em que esses processos terminam, os tubérculos voltam ao seu tamanho normal.

Que cuidados devemos ter com as protuberâncias nos mamilos?

Mulher segurando base do sutiã

Apesar desses tubérculos serem naturais, é preciso ter cuidado para não afetar suas funções e manter o mamilo o mais protegido possível.

1. Mudar o sutiã

É importante mudar de sutiã quando se tornar perceptível que os seios começam a crescer e os tubérculos começam a aparecer ou aumentar de tamanho. Assim, evitaremos as irritações e danos ao mamilo.

  • A saúde de seus seios será prejudicada se você os oprimir, portanto, recomendamos mudar de sutiã quando começar a notar que está apertado.

Para as mulheres que estão grávidas, cujos seios estão mais sensíveis, é importante usar sutiãs naturais, sem aros metálicos ou peças que possam afetá-los.

2. A higiene é fundamental

Mulher na banheira usando escova

A região dos seios pode apresentar muito suor, secreção e acne, por causa das temperaturas e do movimento.

É importante higienizar os seios com um sabonete de pH neutro para evitar assim a alteração das glândulas mamárias e os tubérculos de Montgomery.

Isso não só manterá a região limpa e livre de bactérias, como também ajudará a eliminar o suor, as secreções e a acne. Além disso, evitará o crescimento acelerado dos tubérculos.

É importante destacar que estes tubérculos não geram nenhum perigo: pelo contrário, só trazem benefícios.

Seguindo esses conselhos, você evitará qualquer dano na região e conseguirá manter a saúde de seus seios e mamilos.

Recomendados para você