Como fazer o leite descer depois da cesárea?

· 11 de julho de 2018
Se você optar pela infusão de sementes de cominho, lembre-se de não tomá-la antes do parto, já que pode gerar contrações e complicar o trabalho do mesmo

A descida do leite depois de uma cesárea costuma ser uma das maiores preocupações das mães. De acordo com as experiências de cada mulher, podem haver variantes que afetam a quantidade de leite materno, mas o processo da lactação não tem relação com o tipo de parto.

Na verdade, o processo de lactação se inicia no momento que a placenta sai. Seja por parto vaginal ou por cesárea, quando a placenta sai se inicia a queda dos níveis de progesterona. No entanto, existem casos em que, antes do parto, a mãe produz e tem descida de leite materno.

O processo de lactação

Mãe que conseguiu fazer o leite descer depois da cesárea

Atualmente, os especialistas insistem que o processo de lactação não está relacionado com o tipo de parto ou com a sucção do bebê. Prova disso é o caso de mães que lamentavelmente perderam seus filhos e ainda assim o leite desce.

Quando o nível de progesterona diminui, dá lugar ao aumento da prolactina, o hormônio encarregado pela produção do leite materno. O processo demora umas 40 horas depois do parto. Isso explica por que o leite começa a descer pouco a pouco.

No entanto, é recomendado amamentar o bebê no momento do nascimento. Isso se deve principalmente aos benefícios que traz para o recém-nascido.

Por outro lado, a cesárea sim está relacionada com problemas de lactação, pelo fato de separar do bebê da mãe no momento do parto.

Aqueles neonatos que nascem de parto vaginal são colocados instantaneamente no peito da mãe. Isso não ocorre com os que nascem por cesárea. No geral, são enviados para um local com a enfermeira para esperar que a mãe se recupere da intervenção.

Saiba se É possível o parto normal depois de uma cesariana

Devemos ser persistentes para produzir leite depois de uma cesárea

O tempo que o bebê passa sem a mãe é vital para uma correta sucção de sua parte. Em vários casos lhes dão uma mamadeira como primeiro alimento. Isso gera no pequeno um aprendizado de sucção incorreto. É mais fácil sugar um bico de plástico do que o peito da mãe, este deverá aplicar força maior.

Colocar o bebê para mamar no peito da mãe ao nascer é o melhor. A dor que a mãe possa sentir e o pensamento de que o bebê está ficando insatisfeito podem ser razões para que surja a perturbação pela amamentação e as mães abandonarem a lactação.

Devemos, por isso, entender o processo natural dos hormônios e os fatores externos os quais estamos expostas. A persistência nestes casos é fundamental. A descida normal do leite pode se produzir entre o terceiro e quarto dia. A paciência e a perseverança serão chaves para produzir leite depois de uma cesárea.

Receitas para que o leite desça depois de uma cesárea

Como fazer o leite descer depois da cesárea?

 

Já determinamos que é pouco frequente o fato de não ter leite depois de uma cesárea. Algumas mulheres pensam que o choro de seus filhos acontece porque não estão secretando leite suficiente.

Se este for o seu caso, prepare estas receitas naturais para aumentar a produção de leite e trazer para o seu bebê os aportes nutritivos que precisa.

Sementes de tomilho

Um dos remédios mais conhecidos para produzir leite depois de uma cesárea é o consumo diária de pequenas porções de sementes de tomilho.

Sua eficácia se deve as propriedades do timol que está presente nestas sementes e que aumentam a secreção de leite materno.

Infusão de sementes de cominho

Consumir infusões a base de sementes de cominho aumenta a quantidade de leite materno.

Ingredientes

  • 2 colheres de sementes de cominho (30 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Modo de Preparo

  • Faça a decocção das sementes de cominho com o litro de água.
  • Recomenda-se beber uma xícara diária, especificamente depois do parto, já que pode produzir contrações ou perdas.

Perca O medo de fazer uma cesariana

Cataplasmas com folhas da árvore de rícino

Cataplasma de folhas de rícino ajudam o leite descer depois da cesárea

As folhas da árvore de rícino são amplamente reconhecidas por sua eficácia para descer o leite depois da cesárea.

Modo de preparo

  • Esquente as folhas diretamente no fogo e triture-as até formar uma pasta macia.
  • Espalhe a pasta entre duas gazes e aplique-as sobre os seios quando estiverem mornas.

Suco de cenoura

A cenoura é uma fonte de nutrientes e vitaminas essenciais para a mulher que está amamentando. Incluir este vegetal na dieta aumenta os níveis de ácido fólico, vitamina A e cálcio, o que assegura um aumento na produção de leite materno.

Consuma suco de cenoura com regularidade e desfrute de seus benefícios.