Como conservar o leite materno

23 de janeiro de 2020
É importante conservar o leite materno de forma adequada para que não perca as suas propriedades mais importantes e esteja apto para o consumo, após ter sido extraído da mãe. O mais importante é cuidar das medidas de higiene e dos parâmetros de temperatura.

É muito importante aprender a conservar o leite materno para que o bebê sempre tenha esse alimento disponível, mesmo na ausência da mãe. A American Academy of Pediatrics acredita que esse é o único alimento realmente adequado durante os primeiros 6 meses de vida do bebê.

É muito conveniente que o bebê seja amamentado até os 12 meses de idade, e inclusive por mais tempo se a mãe ou a criança assim o desejarem. Para não privar o bebê desta comida valiosa é necessário conservar o leite materno da maneira correta para usá-lo quando necessário.

O fato de a mãe trabalhar ou estudar não significa que deva interromper a amamentação. Basta saber como manter o leite materno sem perder suas propriedades e dar ao bebê na mamadeira quando não estiver presente.

Recomendações gerais sobre o leite maternoMãe dando de mamar

O leite extraído do seio da mãe e adequadamente preservado mantém a maioria de suas propriedades sem nenhum problema. De qualquer forma, é muito melhor do que qualquer leite em pó. O mais importante, em qualquer caso, é que uma higiene adequada seja aplicada na extração e preservação do leite materno.

O fundamental é lavar bem as mãos antes de extrair ou manusear o leite. Além disso, os recipientes onde será armazenado devem ser muito bem lavados, com sabão e água quente. É muito importante rotular esses recipientes com a data da extração.

Para garantir a segurança, é adequado seguir todas as indicações de extração e armazenamento. O mais conveniente é depositar o leite em pequenos recipientes, pois isso facilita sua preservação e evita desperdícios.

Leia também: Mãe de primeira viagem: o que fazer com tantos conselhos

Onde e por quanto tempo armazenar

Existem dois tipos de recipientes para conservar adequadamente o leite materno. O primeiro é uma garrafa, ou um recipiente de vidro ou plástico, que possua uma vedação firme. O segundo é uma bolsa estéril, que também deve ser hermética.

Nos dois casos é apropriado armazenar apenas a quantidade que o bebê consome em uma refeição. Assim, se o bebê estiver acostumado a tomar 120 ml, o indicado não é depositar mais de 120 ml em cada recipiente. Nunca perca o rótulo com a data da extração.

O tempo de armazenamento depende da temperatura ao qual o leite é mantido. À temperatura ambiente é mantido em boas condições por 6 horas. Em uma geladeira portátil, acompanhada de bolsas de gelo, pode durar até 24 horas.

Se estiver localizado na parte de trás de uma geladeira, dura entre 3 e 8 dias. Se a garrafa ou o saco for depositado na parte de trás do freezer ou congelador, poderá ser armazenado por até 6 meses.

Métodos para conservar o leite materno

Leite materno no copo

Se o leite for usado nas próximas horas não há necessidade de refrigerá-lo, mas mantê-lo em um recipiente limpo, para protegê-lo da ação do meio ambiente. Caso deseje armazená-lo para ser usado dias ou semanas depois, deve necessariamente ser levado à geladeira.

Para preservar adequadamente o leite materno, as seguintes indicações devem ser levadas em consideração:

  • O leite materno deve estar frio antes de ser refrigerado.
  • Se for para ser usado nos dias seguintes, deve ser armazenado na parte traseira da geladeira, nunca nas portas da mesma.
  • Se for para ser usado nas semanas seguintes, é melhor congelar o leite materno. Isso deve ser feito no menor tempo possível, após sua extração.
  • Os recipientes não devem ser cheios com mais de três quartos de sua capacidade, pois o leite materno se expande quando congelado.
  • Os recipientes devem estar localizados na parte traseira do freezer ou congelador, porque a temperatura é mais consistente.

Saiba se: Você pode dar leite materno e leite de fórmula na mesma mamadeira?

Outras informações a serem consideradas

O leite materno armazenado tende a se separar em camadas. Antes de dar ao bebê é necessário agitar a mamadeira suavemente, pois se isso for feito com muita força, é possível que algumas propriedades deste alimento sejam alteradas.

O leite descongelado se mantém apto para o consumo por duas horas em temperatura ambiente ou 24 horas na geladeira. Depois de descongelado, não pode ser congelado novamente. A melhor maneira de descongelar é colocá-lo dentro da mamadeira em uma tigela com água morna. Você nunca deve descongelar o leite no microondas ou em água fervente.

Em conclusão, é muito comum que o leite mude um pouco sua cor e seu cheiro durante a refrigeração ou congelamento. Se todas as instruções para conservar o leite materno foram seguidas, não há com o que se preocupar. Se o cheiro for muito intenso, provavelmente não estará adequado para o consumo.

 

  • Lozano, G. B., & Antón, B. F. (2016). Aspectos prácticos de la extracción, conservación y administración de leche materna en el hogar/Practical aspects of expressing, storing and handling breast milk in the home. Acta Pediatrica Espanola, 74(7), E149.