Você pode dar leite materno e leite de fórmula na mesma mamadeira?

2 de janeiro de 2020
Dar ao bebê leite materno e de fórmula em uma mesma mamadeira pode ser favorável para a sua alimentação. Porém, é necessário considerar alguns fatores antes de optar por uma lactação mista.

Há momentos em que é necessário dar leite materno e de fórmula em uma mesma mamadeira para complementar a alimentação do bebê. Esta pratica é conhecida como amamentação mista.

Embora as novas mamães possam ter dúvidas sobre essa prática, a verdade é que a mistura desses dois tipos de leite não precisa ser necessariamente prejudicial.

Embora seja permitido misturar os dois leites, é melhor oferecer ao bebê primeiro um e depois o outro. Isso se deve a uma razão muito importante: o leite materno é uma fonte de alimento única e crucial para a sua saúde e desenvolvimento.

Ele é rico em vários nutrientes e isso é mais do que comprovado por especialistas em saúde, que indicam o seguinte:

Evidências científicas apoiam a superioridade do leite materno na alimentação do recém-nascido e do bebê durante os primeiros seis meses de vida. Após essa idade, eles devem receber alimentos complementares enquanto continuam com o leite materno até 2 anos ou mais.

Como saber se o bebê está ingerindo a quantidade necessária de leite materno?

Mãe dando de mamar

A seguir mencionaremos alguns sinais que te permitirão saber se o seu bebê está ingerindo todo o leite materno que precisa:

  • Quando seu bebê tem menos de 1 mês de nascido, você o está amamentando e suas fezes são assiduamente de cor mostarda.
  • Se ele suja de 6 a 8 fraldas por dia, está consumindo a quantidade de leite materno necessário.
  • Durante o primeiro mês de nascido de seu bebê, você deve amamentá-lo entre 8 a 12 vezes ao dia. Se você cobre essa quota ou pelo menos chega perto, então está produzindo leite materno o suficiente para o bebê.

Acredite ou não, seu bebê vai chorar mesmo quando estiver bem alimentado. Portanto, haverá momentos em que o choro não indicará que ele está com fome ou que não se alimentou adequadamente, mas que simplesmente deseja contato com a mãe.

Quando é necessário misturar o leite materno e o de fórmula?

Mamadeira com leite materno e leite de fórmula

Se você notar que o seu bebê tem um peso, crescimento ou um ritmo de alimentação muito diferente ao do resto dos bebês, o melhor será levá-lo ao pediatra.

A seguir, revelaremos algumas situações pelas quais você deve procurar um especialista:

  • Se você notar que o seu bebê perde muito peso. Ao nascer, é normal que os bebês percam um pouco de peso. Porém, no quinto dia já devem começar a recuperá-lo novamente, aumentando pelo menos 28 g por dia.
  • Se o seu bebê estiver muito inquieto ou muito quieto a maior parte do tempo. Não é saudável nenhum extremo.
  • Se o seu bebê não sujar pelo menos 6 fraldas por dia.

O mais recomendável é esperar pelo menos o primeiro mês de vida do seu bebê para começar a complementar sua alimentação entre o leite materno e o de fórmula.

Os especialistas apontam que esse tempo deve ser esperado para o bebê criar um hábito alimentar e a mãe estabelecer uma boa produção de leite materno.

Como o bebê responderá se você decidir dar leite materno e de fórmula na mesma mamadeira?

Bebê tomando leite materno e leite de fórmula

Se você começa a dar leite materno e de fórmula na mesma mamadeira, a primeira coisa que pode acontecer é que seu bebê comece a recusar a ingerir o leite materno. Sugar da mamadeira significa muito menos empenho para o bebê do que sugar do peito.

O leite de fórmula flui muito mais rápido e em maior quantidade pela mamadeira. O que quer dizer que se o seu bebê for guloso, definitivamente, vai preferir tomar da mamadeira. Outra mudança importante que você começará a notar é que ele já não terá necessidade de se alimentar com tanta frequência.

Ele ficará cheio depois de tomar o leite materno e de fórmula. Isso acontece porque o leite de fórmula demora muito mais para ser digerido do que o leite materno. O que também mudará é a cor das fezes do seu bebê, de cor mostarda mudará para um tom mais escuro. Além disso, terá um odor mais forte.

Seu bebê também defecará com menor frequência. Você deve prestar atenção se o seu bebê começar a vomitar ou defecar com sangue, logo depois de você ter misturado o leite materno com o de fórmula na mamadeira. Neste caso, leve-o ao pediatra o quanto antes.

Conclusão

Então, o leite materno e a fórmula podem ser administradas na mesma mamadeira? Sim, mas é aconselhável consultar o pediatra e avaliar o caso antes de tomar uma decisão.