Croquetes de tofu e abobrinha pobres em calorias
O ingrediente estrela nos croquetes de tofu é um alimento de origem chinesa rico em proteínas e outros nutrientes como os oito aminoácidos essenciais. E não só é capaz de substituir os derivados lácteos, mas também os ovos, por isso é um ingrediente muito apreciado para os veganos. Confira a receita!
Croquetes de tofu e abobrinha
Ingredientes para o recheio
- Azeite de oliva
- 1 abobrinha
- 2 cebolas médias
- Condimentos: sal, alho fresco.
- 1 colher de chá de noz-moscada (5 g)
- 3 colheres de sopa de maisena (45 g)
- 6 xícaras de espinafre (cerca de 250 g)
- 1 bloco de tofu firme (aprox. 350 g)
- 2 colheres de sopa de tomate seco hidratado (30 g)
- 1 colher de chá de ervas provençais (5 g)
- 2 colheres de sopa de pinhão cru (30 g)
- 2 colheres de sopa de levedura de cerveja (30 g)
- 1 ½ xícaras de bebida de soja (375 ml)
Ingredientes para a massa
- Opcional: 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico (30 g)
- Pão ralado (a quantidade necessária)
- Água morna
Não perca: Anéis de cebola recheados com carne moída
Preparo
- Em primeiro lugar, pré-aqueça uma frigideira em fogo alto, levemente untada com um pouco de azeite.
- Logo, lave e escorra as folhas de espinafre. Depois corte-as.
- Depois, descasque e pique a cebola em pedaços (menores possível) e faça o mesmo com os dentes de alho.
- Por outro lado, coloque os dois ingredientes na panela com um pouco de óleo e comece a dourá-los.
- Ademais, descasque e pique a abobrinha em pequenos dados. Quando estiverem prontos, leve-os à panela e polvilhe por cima as ervas provençais.
- Adicione o sal e o tomate aos ingredientes e abaixe a chama do fogo (fogo médio). Dois minutos depois, adicione os pinhões. Mexa os ingredientes constantemente para que os sabores se misturem bem.
Continue pelo preparo do tofu
- Finalmente, adicione o espinafre e cubra a panela. Desta forma, conseguirá fazer com que as folhas sejam reduzidas em pouco tempo e integradas à mistura.
- Por outro lado, prepare o tofu. Corte-o em cubos pequenos e leve-os ao processador de alimentos junto com a bebida de soja, a levedura de cerveja e o amido de milho.
- Posteriormente, processe em velocidade média por alguns minutos para obter uma massa homogênea com certa flexibilidade. A ideia é pegar um tipo de creme que não seja muito líquido ou muito grosso.
- Assim que a massa estiver pronta, adicione-a à panela e mexa tudo. Agora adicione a noz-moscada e deixe que tudo cozinhe durante mais 5 minutos.
- Logo em seguida, desligue o fogo e retire a panela para deixar que a receita descanse à temperatura ambiente.
- Por outro lado, misture a água, a farinha de grão de bico e o pão moído em uma tigela.
- Logo depois que a massa esfriar por completo, pegue a mistura e forme croquetes. Antes de colocá-los para fritar (em azeite de oliva) passe-os pela farinha e pronto!
Descubra: 4 receitas deliciosas com soja
Dicas finais
Caso a massa tenha ficado muito grossa, para corrigir, será necessário adicionar um pouco mais de bebida de soja. Não é necessário recorrer a qualquer outro ingrediente para esse fim, pois, de outra forma, o resultado pode variar.
Por outro lado, é preciso esclarecer que esta receita é pensada para servir como um acompanhamento para um total de 3 ou 4 convidados. Se forem mais, será necessário aumentar proporcionalmente as quantidades dos ingredientes.
Os croquetes de tofu podem ser apreciados com outros tipos de verduras. Por exemplo, também podemos prepará-los com cenouras cruas raladas, alho-poró, cebolinha, pimentão, berinjela, abóbora e até mesmo cogumelos. Outra opção é incluir todos os tipos de legumes em pequenas quantidades, para que o croquete fique ainda mais rico em nutrientes, mas isso dependerá do nosso gosto.
Vá em frente e prepare estes croquetes e verá que não vai perder para o sabor do tradicional croquete de batata. Pelo contrário, esta alternativa irá ajudá-lo a ampliar e variar o seu menu de uma maneira fácil e, sem dúvidas, muito bem equilibrada. O mais importante é cozinhar bem o tofu, para que seja mais fácil de digerir.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Messina M. (2016). Soy and Health Update: Evaluation of the Clinical and Epidemiologic Literature. Nutrients, 8(12), 754. doi:10.3390/nu8120754 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5188409/
- Barrett J. R. (2006). The science of soy: what do we really know?. Environmental health perspectives, 114(6), A352-8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1480510/
- Martínez-Valdivieso, D., Font, R., Fernández-Bedmar, Z., Merinas-Amo, T., Gómez, P., Alonso-Moraga, Á., & Del Río-Celestino, M. (2017). Role of Zucchini and Its Distinctive Components in the Modulation of Degenerative Processes: Genotoxicity, Anti-Genotoxicity, Cytotoxicity and Apoptotic Effects. Nutrients, 9(7), 755. doi:10.3390/nu9070755 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5537869/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.