Qual é o creme de legumes mais saudável?
Aqueles que gostam de comer sopas e cremes certamente já se perguntou em algum momento qual é o creme de legumes mais saudável para se tomar. Acima de tudo, quando se trata de perder peso (ou mantê-lo).
Enquanto muitas receitas tendem a ter um bom equilíbrio entre os grupos alimentares, sal e gordura, há muitas outras que são uma verdadeira “bomba” de calorias. Por isso, é importante levar em consideração seus ingredientes e forma de preparo antes de começar a consumi-los, sem nenhum tipo de precaução.
As receitas que incluem queijos gordurosos e até certos tipos de embutidos costumam ser bastante pesadas e, por isso, devem ser consumidas com moderação. Não devem constituir uma constante na dieta, mas sim uma opção esporádica.
O melhor é aproveitar as receitas que levam em conta os vegetais sazonais e têm bom valor nutricional, mas também são pobres em gorduras, carboidratos e sódio.
Por outro lado, é preciso levar em conta que o importante na hora de preparar cremes vegetais e conseguir um prato saudável é escolher ingredientes naturais, evitando os legumes congelados ou caldos de frango comerciais.
Portanto, o creme de legumes mais saudável é aquele preparado em casa, com quantidades moderadas de sal e gordura.
Como fazer um bom creme de legumes saudável?
Os ingredientes aditivos de natureza gordurosa acima mencionados podem ser substituídos por outros perfeitamente equivalentes e deliciosos. Assim, podemos escolher o azeite de oliva em vez da manteiga ou o azeite habitual e utilizá-lo em pequena quantidade. Além disso, usando feta ou tofu em vez de queijos gordurosos, você pode obter um efeito semelhante.
As bebidas vegetais, como o leite de coco, são um substituto perfeito do creme ou do leite de vaca. Já os pedaços de peixe ou frango são uma opção melhor do que os embrutidos processados.
Se você gosta do efeito crocante do pão torrado ou frito, o uso de oleaginosas e torradas integrais são boas alternativas.
Em vez de engrossar o creme, use batatas com o resto dos vegetais. Se a intenção é dar sabor ao creme, existem muitas ervas e temperos naturais ideais para isso, como coentro, cebolinha e manjericão.
Um creme de legumes nem sempre precisa de sal para ter um gosto bom. Na verdade, existem opções que nem precisam de uma pitada de sal, mas sim de alguma erva.
O alho, a pimenta, o suco de limão, o tomilho e a cúrcuma são temperos que podem ser usados para substituir o sal.
De acordo com especialistas do Instituto Geriátrico, as especiarias mais saudáveis são o cominho, o cravo, o anis-estrelado, o pau de canela, o gengibre, a mostarda, a cúrcuma, o endro e a pimenta.
Algumas receitas saudáveis de creme de legumes
As receitas de vegetais a seguir podem ajudá-lo a desfrutar de preparações deliciosas e saudáveis, além de inventar suas próprias versões com outros ingredientes. Vá em frente e experimente!
Observação importante: ao adicionar sal, é importante manter a moderação, conforme recomendado por especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Creme de abóbora
Para preparar esta receita, você precisa dos seguintes ingredientes:
- 1 alho-poró.
- Azeite de oliva.
- 2 dentes de alho.
- Cebola (10-15 g).
- 1 abóbora média.
- 1 batata ou 1 maçã madura.
- 6 xícaras de caldo de legumes.
- 1 frasco de iogurte natural (125 g).
- Condimentos: pimenta (a gosto), uma pitada de sal, coentro ou outras ervas.
- Opcional: um punhado de oleaginosas, queijo feta ou tofu.
Instruções para a preparação
- Descasque, tire a semente e corte a abóbora em pedaços pequenos.
- Em seguida, refogue os pedaços de abóbora no azeite e reserve.
- Em seguida, refogue a cebola picada, o alho-poró e o alho adicionando as ervas, o sal e a pimenta.
- Em seguida, adicione a abóbora e a batata ou maçã picada.
- Em seguida, adicione o caldo de legumes e cozinhe por 10 a 15 minutos.
- Adicione o iogurte e o restante dos ingredientes e bata tudo no liquidificador até ter uma mistura homogênea.
- Você pode decorar com algumas oleaginosas crocantes, queijo feta ou tofu e polvilhar com um toque de salsa fresca.
Creme de alho-poró
Esta receita pode ser apreciada tanto quente como fria.
Ingredientes
- 4 alho-poró
- Azeite de oliva.
- 1 cebola média.
- 1 frasco de iogurte natural (125 g).
- 4 xícaras de caldo de legumes (1 litro).
- Condimentos: pimenta e uma pitada de sal.
- 1 batata média ou uma maçã madura.
- Opcional: meio punhado de oleaginosas e um pouco de salsa fresca.
Preparação
- Lave e corte o alho-poró.
- Mais tarde, corte a cebola em tiras finas e refogue no azeite. Em seguida, adicione o alho-poró e a batata ou maçã picada.
- Continue refogando. Adicione sal e pimenta e o caldo de legumes.
- Deixe cozinhar e acrescente o iogurte. Bata no liquidificador e sirva colocando por cima as oleaginosas e a salsinha picada.
Creme de legumes
Ingredientes
- 2 alho-poró.
- 1 cenoura.
- Azeite de oliva.
- 1 abobrinha grande.
- 2 xícaras de espinafre (60 g).
- 1 frasco de iogurte natural (125 g).
- 4 xícaras de caldo de legumes (1 litro).
- Condimentos: pimenta e uma pitada de sal.
- Opcional: oleaginosas (a gosto), salsa picada (a gosto).
Preparação
- Refogue o alho-poró, a abobrinha e a cenoura, cortados em pedaços, no azeite.
- Enquanto isso, acrescente o espinafre igualmente cortado, o sal e a pimenta e continue refogando em fogo médio.
- Em seguida, despeje o caldo de legumes e cozinhe por cerca de 15 minutos.
- Como ponto final, adicione o iogurte e bata até atingir a consistência desejada.
- Na hora de servir , acrescente um fiozinho de azeite, as oleaginosas e a salsa polvilhada.
Sempre que puder, saboreie um bom creme de legumes
Os cremes de legumes podem ser muito variados e cada um proporciona um sabor e série de nutrientes específicos, por isso aproveite-os com frequência, pois são uma boa opção para complementar a sua dieta e confortar o seu estômago.
Lembre-se de que você deve sempre acompanhar esses cremes com outro prato, para não ficar com fome e cair na ansiedade de comer entre as refeições.
Se você quiser perder peso ou atingir uma meta específica, é recomendável consultar uma nutricionista para lhe dizer o que é melhor para você, dependendo das necessidades do seu organismo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Bendala Galán, M. (2006). Hispania y la romanización. Una metáfora: ¿crema o menestra de verduras? Zephyrus. Revista de Prehistoria y Arqueología.
-
Figueiredo, I. C. R., Jaime, P. C., & Monteiro, C. A. (2008). Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras em adultos da cidade de S??o Paulo. Revista de Saude Publica. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100007
-
García, C. (2014). Procesamiento de frutas y verduras. SAGARPA.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.