“Ao convidar os amigos da escola para festa do seu filho, convide todos”

"Se você vai convidar os amigos da escola para a festa do seu filho, deve levar convite para todos os alunos da sala", desabafa mãe.
“Ao convidar os amigos da escola para festa do seu filho, convide todos”

Última atualização: 30 junho, 2022

Em um vídeo compartilhado no TikTok, Jess Martini, uma mãe australiana, deixou uma importante reflexão: ela acredita que as crianças que levam convites para festas de aniversário para a escola devem convidar todos os alunos da classe, independentemente de serem amigos próximos ou não, para evitar que algumas crianças se sintam excluídas.

No vídeo Jess diz: “É por isso que eu sempre digo: se você vai convidar os amigos da escola para a festa do seu filho, precisa levar convite para todos os alunos da sala. E caso não seja possível chamar todas as crianças, o convite deve ser entregue fora da escola. Porque na maioria das vezes as crianças que ficam de fora das festas são as que têm uma vida doméstica realmente muito difícil ou são aquelas que têm atrasos no desenvolvimento ou alguma deficiências. É triste”, explicou.

Ela também alerta para o caso da criança que geralmente é excluída das festas, explicando que os adultos e responsáveis têm que garantir que ela se sinta incluída naquele momento. Para Jess, já passou do momento de dar “lições” de desapontamento, ela afirma que precisamos nos aprofundar mais na hora de ensinar sobre bondade e inclusão.

"Se você vai convidar os amigos da escola para a festa do seu filho, deve levar convite para todos os alunos da sala", desabafa mãe.

Os comentários

Nos comentários, muitas pessoas contaram que frequentemente se sentiam excluídas durante a escola e agradeceram Jess por compartilhar essa mensagem. “Você nunca esquece quando é intencionalmente deixado de lado, principalmente quando você é o único que foi ignorado”, desabafou uma pessoa. “Sim, muitas vezes a vida não é justa. Mas por que alguém quer ser a pessoa que torna a vida injusta para uma criança?”, refletiu outro comentário.

“Nosso trabalho como pais é proteger nossos próprios filhos. Nosso trabalho como adultos é proteger todas as crianças, não apenas as nossas”, disse uma mãe. “Meu filho mais novo literalmente nunca foi convidado para uma festa, porque tem autismo. As outras crianças não gostam de estar perto dele”, lamentou outra pessoa.

Reflexão

Durante o período escolar, uma das coisas que as crianças mais adoram é comemorar aniversários, tanto os delas quanto de colegas. Por isso, poucas situações são tão complicadas no convívio social da infância do que essa.

Os pais devem pensar muito ao fazer festas e excluir colegas da lista de convidados. É possível entender que essa atitude muitas vezes está relacionada ao controle do custo da festa, mas, embora pareça uma boa solução, só quem teve um filho excluído sabe como isso dói.

Pode interessar a você...
Menino surpreende os convidados e a internet com pedido de aniversário: “Quero que todo mundo aqui seja feliz!”
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Menino surpreende os convidados e a internet com pedido de aniversário: “Quero que todo mundo aqui seja feliz!”

Descubra qual foi o pedido de aniversário do pequeno Pietro que comoveu seus familiares e também os internautas. Confira essa história!