5 remédios naturais para controlar os níveis de açúcar no sangue
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Se você já foi diagnosticado, controle seus níveis de açúcar no sangue a partir de agora. Só assim você poderá se sentir bem no dia a dia e prevenir complicações a médio e longo prazo.
Os níveis elevados de açúcar no sangue podem ocorrer quando o pâncreas não secreta insulina de maneira adequada ou quando há resistência a ela. É uma condição que pode interferir na saúde visual, renal e cardiovascular e que deve ser controlada.
Nesse sentido, a diabetes pode ser causada pela prática contínua de hábitos alimentares inadequados, embora também esteja associada ao sedentarismo, à obesidade e a fatores genéticos.
O mais preocupante é que não costuma se manifestar com sintomas contundentes em suas etapas iniciais e, devido a isso, é fácil que gere complicações no organismo.
Controle seus níveis de açúcar no sangue
A boa notícia é que, com a prática de hábitos saudáveis, bem como com o cumprimento das orientações do médico, é possível regular e controlar os níveis de açúcar no sangue. Somando a isso, existem certas medidas auxiliares, como os remédios naturais, que podem ajudar.
Dadas as propriedades diuréticas e de limpeza de seus componentes, vários remédios podem facilitar a regulação da glicose. Aqui estão algumas das opções.
1. Chá de folhas de goiaba
As folhas de goiaba são usadas na medicina natural graças ao seu alto teor de substâncias antioxidantes, como afirma essa tese realizada por pesquisadores da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, as quais favorecem o controle dos níveis altos de açúcar no sangue.
Seus extratos concentram um flavonoide conhecido como quercetina, que tem um efeito hipoglicêmico, como mostra esse estudo publicado em Horizonte Médico, realizado com animais, o que reflete a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
Ingredientes
- 5 folhas de goiaba.
- 1 xícara de água (200 ml).
Preparo
- Adicione as folhas de goiaba em uma panela e cubra com uma xícara de água.
- Deixe ferver durante 5 minutos e desligue o fogo.
- Espere que repouse em temperatura ambiente por alguns minutos, coe e consuma.
- Você pode beber uma xícara desse chá antes de cada refeição principal, mas nunca como substituição da refeição.
Descubra: 6 benefícios e propriedades da goiaba
2. Controle seus níveis de açúcar no sangue com uma infusão de sálvia
Acredita-se que os antioxidantes que o vinho de sálvia contém contribuam para regular os níveis de glicose no sangue, melhorando a utilização da insulina por parte do organismo, ou seja, pode ser um suplemento para a prevenção da diabetes, como aponta esse estudo publicado em British Journal of Nutrition.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sálvia (15 g).
- 3 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Coloque a água para ferver em uma panela.
- Adicione as folhas de sálvia quando a água atingir o ponto de ebulição.
- Deixe cozinhar em fogo baixo por 3 a 5 minutos.
- Após esse tempo, espere até que a bebida esfrie e coe.
3. Água de alcachofra e toranja
A água de alcachofra e toranja contém um glicídio conhecido como inulina, que favorece o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Essa bebida oferece fibra dietética e antioxidantes que, dentre outras coisas, regulam a quantidade de lipídios que se acumulam nas artérias. É isso que afirma essa publicação da Revista Cubana de Medicina General Integral.
Ingredientes
- 1 alcachofra (50 g).
- Suco de 2 toranjas (60 ml).
- 3 xícaras de água (300 ml).
Preparo
- Limpe e pique a alcachofra.
- Coloque uma panela com água para ferver. Adicione as alcachofras antes de atingir o ponto de ebulição.
- Deixe cozinhar até que as alcachofras estejam macias.
- Extraia o suco das toranjas e misture-o com a água de alcachofras.
- Tome a bebida 2 ou 3 vezes por dia, preferencialmente depois de comer.
4. Chá verde
O consumo regular de chá verde pode diminuir o risco de diabetes graças à sua capacidade de aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, melhorando as funções metabólicas, segundo essa pesquisa publicada em Chinese Medicine.
Vale mencionar também que o chá verde é uma bebida que previne a obesidade, uma das causas principais dos desequilíbrios nos níveis de açúcar.
Ingredientes
- 1 xícara de água (100 ml).
- 1 colher de chá verde (5 g).
Preparo
- Coloque uma xícara de água para ferver.
- Adicione o chá verde.
- Deixe a bebida repousar por 8 minutos, coe e beba.
- Você pode tomar uma xícara de chá em jejum, todos os dias.
Talvez você tenha interesse: O chá verde ajuda você a perder peso? Descubra!
5. Infusão de feno-grego
De acordo com alguns estudos, como essa publicação do Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, o feno-grego pode ser um bom suplemento para prevenir a diabetes tipo 2 em pessoas com pré-diabetes devido à menor resistência à insulina.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de sementes de feno-grego (30 g).
- 2 xícara de água (200 ml).
Preparo
- Coloque uma xícara de água para esquentar e adicione as sementes de feno-grego.
- Deixe a bebida repousar a noite toda e, na manhã seguinte, triture as sementes.
- Coe a mistura.
- Você pode tomar a água de sementes de feno-grego em jejum, 3 vezes por semana.
- Depois, você pode tomar café da manhã como sempre e seguir normalmente sua rotina.
Lembre-se: controle seus níveis de açúcar no sangue
Lembre-se de que, embora essas bebidas sejam feitas a partir de ingredientes naturais e sejam capazes de fornecer alguns benefícios, não devem ser encaradas o como tratamento principal ou como uma cura para alguma doença.
Em qualquer caso, são simplesmente uma ajuda complementar a um estilo de vida baseado em hábitos saudáveis e consistentes, e sempre após consultar um médico sobre o que é mais favorável para você.
Da mesma forma, deve-se ter em mente que, além de ingerir qualquer um desses remédios, é imprescindível evitar o consumo de açúcar refinado em todas as suas apresentações. Em vez de recorrer a doces, é melhor aumentar a ingestão de alimentos frescos, como frutas e vegetais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Diabetes Association. (2017). 2. Classification and diagnosis of diabetes. Diabetes care, 40(Supplement 1), S11-S24. https://care.diabetesjournals.org/content/diacare/40/Supplement_1/S11.full.pdf
- Inocente-Camones, M. A., Guija-Poma, E., Zarzosa-Norabuena, E., Loja Herrera, B., & Ponce-Pardo, J. E. (2015). Efecto hipoglicemiante de los extractos acuoso y etanólico de Psidium guajava L.(Guayaba) en ratas diabéticas inducidas por aloxano. Horizonte Médico, 15(2), 41-48. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1727-558X2015000200007&script=sci_arttext&tlng=en
- Palomino Pacheco, M. (2006). Propiedades antioxidantes y prooxidantes de Psidium guajava L.(guayaba). http://cybertesis.unmsm.edu.pe/bitstream/handle/cybertesis/2576/Palomino_pm.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Lima, C. F., Azevedo, M. F., Araujo, R., Fernandes-Ferreira, M., & Pereira-Wilson, C. (2006). Metformin-like effect of Salvia officinalis (common sage): is it useful in diabetes prevention?. British Journal of Nutrition, 96(2), 326-333. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16923227
- Cabrera Llano, J. L., & Cárdenas Ferrer, M. (2006). Importancia de la fibra dietética para la nutrición humana. Revista Cubana de Medicina General Integral, 22(4), 0-0. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252006000400011
- Chacko, S. M., Thambi, P. T., Kuttan, R., & Nishigaki, I. (2010). Beneficial effects of green tea: a literature review. Chinese medicine, 5(1), 13. https://cmjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/1749-8546-5-13
- Gaddam, A., Galla, C., Thummisetti, S., Marikanty, R. K., Palanisamy, U. D., & Rao, P. V. (2015). Role of Fenugreek in the prevention of type 2 diabetes mellitus in prediabetes. Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, 14(1), 74. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4591578/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.