Contribuições das vitaminas nas dietas
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
As vitaminas regulam nosso metabolismo
Já sabemos que com um metabolismo acelerado tendemos, de maneira mais fácil, a manter nosso peso ideal. Entretanto, nem sempre sabemos como fazer isso. Muito simples… É só incluir vitaminas na dieta!
Em particular, as vitaminas do grupo B são essenciais para quebrar os carboidratos, gorduras e proteínas. Isso ajuda nosso corpo a absorver os compostos de maneira mais eficiente.
Pode te interessar ler: Os riscos da deficiência de vitaminas.
Quando não consumimos as doses adequadas de vitaminas do complexo B experimentamos:
- Dores nas articulações
- Anemia
- Problemas de pele
- Danos nos nervos
As vitaminas nas dietas ajudam a manter as células saudáveis
Outro motivo para incluirmos vitaminas na dieta, pensando no caso da vitamina D, é que ela mantém saudável nossas células. É importante que lembremos que as células formam todo o nosso organismo
Entretanto, quando essas células não têm boas condições, perdem a capacidade de se repararem.
Devemos lembrar que as melhores formas de obtermos a vitamina D é com:
- A exposição a luz solar
- As sardinhas
- O salmão
- O atum
- Os ovos
A vitamina D também ajuda a evitar doenças crônicas. Claro que isso se, em conjunto, potencializarmos seus benefícios com um estilo de vida saudável que favoreça uma boa saúde. Mesmo assim, é uma boa alternativa para evitar o desenvolvimento de problemas sérios, como a diabetes.
As vitaminas na dieta ajudam a prevenir problemas cardíacos
Outro dos benefícios das vitaminas é que, na proporção correta, podem ajudar a evitar problemas cardíacos. Isso se deve porque as vitaminas A, C e E têm propriedades antioxidantes que reduzem a inflamação. A melhor forma de obtermos essas vitaminas é no consumo de frutas e verduras.
Por sua vez, a vitamina B3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol negativo no sangue. Por isso, se nosso médico nos indicar esta vitamina, é importante que a tomemos.
Devemos sempre lembrar das recomendações dos nossos médicos, porque os excessos não são bons. Um erro muito comum é tomar mais doses de vitaminas do que a recomendada. Quando fazemos isso, podemos arriscar a nossa saúde.
Mantenha a saúde dos ossos
Um dos benefícios mais importantes das vitaminas nas dietas é que nos ajudam a manter a saúde dos ossos. Com o passar do tempo, isso pode se traduzir em ossos saudáveis e sem indícios de osteoporose.
Para que isso ocorra, devemos nos assegurar de incluir vitamina D combinada com cálcio, fósforo e magnésio. Este grupo de elementos favorecem a fortificação ao dos ossos e ajuda a evitar os problemas associados com a idade.
Além disso, é importante que façamos exercícios suficientes. Esses nos ajudarão a fortalecer e deixar nossos ossos mais resistentes.
Leia também: Quem é mais propenso a ter deficiência de vitamina D?
Menos problemas associados à fertilidade
Se estivermos desejando ter filhos, é recomendável tomar suplementos vitamínicos. Nossa saúde reprodutiva depende de vários órgãos, hormônios e produções celulares. Por isso, uma dieta saudável facilitará o processo de fertilidade no momento certo.
As vitaminas que devem estar presentes são a C, E, B12 e o ácido fólico. Para complementar, os homens devem procurar incluir em sua dieta alimentos ricos em zinco. Este mineral melhora a qualidade do sêmen a capacidade dos espermatozoides de se mover, o que é complementar com os efeitos da vitamina B12.
A importância das vitaminas para a melhora do sêmen é que elas são necessárias para a composição de células e sínteses do DNA. Também ajudam a termos mais energia, e isso faz com que aumente nossa libido.
Gostaram? Acredita que há bons motivos para ficar de olho na quantidade de vitaminas na dieta que você escolheu? No caso que veja que sua dieta é muito restritiva, pergunte ao seu médico sobre quais são os melhores suplementos alimentares que você pode tomar. Basta apenas o consumo de uma a duas cápsulas ao dia para suprir qualquer deficiência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zittermann A, Pilz S. Vitamin D and Cardiovascular Disease: An Update. Anticancer Res. 2019 Sep;39(9):4627-4635
- Sozen E, Demirel T, Ozer NK. Vitamin E: Regulatory role in the cardiovascular system. IUBMB Life. 2019 Apr;71(4):507-515.
- Reid IR. Vitamin D Effect on Bone Mineral Density and Fractures. Endocrinol Metab Clin North Am. 2017 Dec;46(4):935-945.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.