Conselhos sobre o uso de óculos de sol para crianças

9 de julho de 2019
Durante séculos, o ser humano foi capaz de desfrutar desta maravilhosa invenção. No entanto, hoje ainda pode haver dúvidas quanto ao seu uso.

Os óculos de sol para crianças não são simples artigos de moda, nem brinquedos. Infelizmente, há pais que tendem a colocá-los em seus filhos pelas razões erradas.

A verdade é que os óculos de sol são um excelente aliado para a proteção dos olhos contra os raios UV do sol. No entanto, se forem usados ​​indiscriminadamente, podem gerar certos problemas em crianças pequenas.

O importante é saber quando e como eles devem usar óculos de sol para evitar danos à visão. Descubra neste artigo.

Óculos de sol para crianças e o risco de fotofobia

Os óculos de sol para crianças são uma excelente proteção

Expor as crianças ao uso de óculos de sol desproporcionalmente em idade precoce pode gerar fotofobia no futuro.

A fotofobia é uma intolerância ocular exagerada à incidência dos raios solares. Em geral, este problema somente ocorre em pessoas com problemas de visão, albinos e pela presença de algumas doenças neurológicas.

Crianças acostumadas a usar óculos escuros quando não há luz excessiva podem desenvolver esse problema de forma permanente e prejudicial. É normal que as crianças tenham certos níveis de resistência ocular.

Leia também: Como escolher os óculos de sol conforme seu rosto?

Escolha de óculos de sol para crianças

Recomenda-se que os óculos de sol tenham as medidas adequadas para que não incomodem ou machuquem a região detrás das orelhas e o nariz.

Por outro lado, recomenda-se optar por óculos de sol para crianças que não tenham as lentes muito escuras.

Cada óculos tem um tipo de filtro que oferece mais ou menos bloqueio. Para as crianças, você pode usar os filtros número dois ou três que protegem e não alteram a visão.

Como hoje em dia quase todas as lojas vendem óculos de sol, é necessário saber quais são os que realmente têm proteção UV e quais não.

As crianças não devem usar produtos que não cumpram com as medidas estabelecidas pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

Da mesma forma, materiais como o vidro devem ser evitados e as armações devem ser inquebráveis para evitar lesões em caso de quedas ou acidentes.

Quando os óculos de sol devem ser usados?

O uso de óculos de sol para crianças deve ser moderado. Por um lado, os raios ultravioletas afetam as crianças, mesmo fora da temporada de verão. Entretanto, as crianças não devem usar óculos de sol durante o dia inteiro.

No entanto, o uso de óculos de sol para crianças é recomendado não apenas durante as férias de verão. Também é necessário usá-los ao ir à praia ou fazer caminhadas nas montanhas. Por outro lado, eles devem ser usados ​​durante passeios ao ar livre por longos períodos.

Os únicos ambientes que atenuam até certo ponto a incidência excessiva da luz são a neblina, a chuva e os dias muito nublados.

Escolha o modelo certo

Armações leves mas resistentes, modelos inquebráveis ​​e tiras ou borrachinhas na parte de trás são os mais adequados para que as crianças os mantenham por mais tempo. Nesse sentido, os metais leves e plásticos oferecerão resistência e conforto.

Mas, além disso, é necessário optar por um par de óculos que se adaptam à forma do nariz. Esta é a parte mais complexa porque o ideal é que nem apertem e nem fiquem frouxos.

Entretanto, por mais atraente que seja esse acessório, há crianças que não querem ficar com eles durante muito tempo. Portanto, os pais devem obrigar seus filhos a não retirarem os óculos. Para evitar que as crianças não queiram usar os óculos, o melhor é insistir para que escolham o modelo de que gostem e para isso, podem usar as seguintes estratégias:

Veja ademais: Como saber se os óculos de sol são bons?

Estratégias para que as crianças curtam seus óculos

Como escolher os óculos de sol para as crianças

A primeira coisa é entender que, se os óculos forem desconfortáveis, os baixinhos simplesmente não vão usá-los. Portanto, o momento da escolha é fundamental e deve ser feito com muito tato e cuidado. Você tem que fazer as crianças entenderem que os óculos são benéficos e úteis.

A segunda é evitar que os óculos sejam percebidos como uma imposição. Para isso, devemos recorrer às suas características físicas mais notórias e atraentes para gerar interesse e agrado.

Outra estratégia muito boa é lembrar à criança que muitos super-heróis e personagens importantes usam óculos. Alguns exemplos notórios são Harry Potter, Clark Kent, Cyclops (dos X-Men), entre outros.

Proteção contra doenças oculares

Outra forma de proteção é evitar a superexposição às horas de maior incidência solar. Do meio dia às 5:00 da tarde, é o período mais perigoso em que é importante proteger a sua visão.

Você já comprou óculos de sol para seus filhos?

  • INTERNATIONALES REVIEW OF OPHTHALMIC OPTICS. (2012). ESTÁNDARES SUNGLASS y Rx – Protección UV Revista Internacional de Óptica Oftálmica. https://doi.org/10.1111/dme.13685
  • NSMG Publicado En Salud visual. (2017). ¿Cómo elegimos las gafas de sol según nuestra edad?
  • Miller, D. (1998). Efectos perjudiciales de la luz sobre el ojo. Ciencias de La Optometría: Revista Trimestral de La Asociación de Antiguos Alumnos Del Centro Boston de Optometría.