Conselhos para não acumular roupas no armário

4 de março de 2020
Acumular roupas não apenas diminui o espaço disponível no armário, mas também reduz os nossos níveis de energia. A seguir, compartilhamos algumas ótimas dicas para evitar o acúmulo de peças que não estão sendo usadas.

Marie Kondo e seus ensinamentos ultrapassaram fronteiras em todo o mundo. Se você decidiu reorganizar a sua casa, não perca os melhores conselhos para não acumular roupas no armário que vamos compartilhar a seguir.

Dicas para não acumular roupas no armário

Antes de começar, assegure-se de ter tempo suficiente, porque você vai precisar se dedicar bastante para fazer uma limpeza profunda no seu armário. Logo depois, coloque as mãos à obra com esses conselhos.

1. Esvazie o seu armário

Primeiramente, é importante observar quais peças você possui. Refrescar a memória em relação ao que você já tem ajudará a evitar compras impulsivas e terminar com duas ou mais peças iguais ou similares no fundo do seu armário.

2. Escolha bem as suas peças para não acumular roupas

Mulher revisando as roupas do seu armário
Seja crítico: você realmente usa aquela roupa ou a guarda apenas por nostalgia?

Desfaça-se de todas aquelas roupas que não fazem você se sentir bem, ou seja, que não lhe transmitem felicidade, que estão pequenas (ou muito grandes), desgastadas, ou que você não usa há muito tempo.

É momento de abandonar o “E se eu precisar…”. Por isso, doe as roupas que, por algum motivo, você não usa regularmente, sem pensar se você pode precisar dela em dois ou três anos.

Um truque para escolher roupas: pergunte-se se você se sente confortável e atraente com elas. A pergunta a ser feita é se você continua gostando da peça agora, e não quando a comprou.

Em resumo, cada peça de roupa que você mantiver no armário deve se adaptar ao seu estilo e ser funcional. Você precisa ter certeza de que vai usá-las regularmente.

3. Não hesite em reciclar roupas ou encontrar formas de reutilizá-las

Se a peça está rasgada e não tem conserto, retire-a do seu armário. Você pode levá-la para reciclar ou reutilizá-la em trabalhos manuais. Uma camiseta rasgada pode servir para fazer roupas para bonecas, costurar uma manta patchwork ou ser usada para decorar uma sacola de compras caseira.

Caso você seja habilidoso e goste de costurar, pode criar novas peças combinando várias que não usa mais. Em resumo, você só vai precisar de criatividade e imaginação.

Não perca: Diferentes formas de utilizar roupas velhas

4. Organize suas roupas adequadamente

Armário organizado
Ter um armário organizado é fundamental para não acumular roupas.

Para usar as roupas, é preciso vê-las! Por isso, recomendamos tirar o tempo necessário para organizar o seu armário de maneira que possa ver todas as peças que possui.

  • Evite os amontoados de roupa: colocar separadores ou caixas nas gavetas ajudará a organizar as peças corretamente. Dobre as peças em um formato pequeno, de forma que possa ver tudo que está disponível.
  • Pendure as roupas delicadas em cabides separadas por grupo. Caso falte espaço, é preciso fazer uma seleção. Você também pode conseguir mais espaço no armário unindo dois cabides com um anel de lata de refrigerante.
  • Guarde os sapatos em pares. Inclusive, é possível armazená-los em caixas com fotografias na parte frontal. Dessa forma, será mais fácil empilhá-los e ganhar espaço.

Você também pode gostar de ler: Dicas que funcionam para arrumar a casa.

5. Adeque o seu armário à estação do ano para não acumular roupas

Para que manter as roupas de inverno no armário durante o verão? Tire um dia para fazer mudanças de estação. As roupas que você não vai usar nos meses seguintes podem ser armazenadas em sacos selados. Dessa maneira, você vai poder visualizar melhor tudo que tem no armário.

6. Compre apenas aquilo que você realmente precisa

Mulher fazendo compras em shopping
Compre apenas aquilo que você realmente precisa.

Evite a tentação das promoções. Sabemos que, às vezes, parece que não podemos perder aquela oportunidade incrível. No entanto, é preciso modificar esses hábitos para não cair na mesma armadilha que já levou ao acúmulo em outras ocasiões.

Por isso, compre somente aquilo que você precisa e dê um presente a si mesmo de vez em quando, mas sempre tendo em mente que tudo que você comprar vai ser usado, ou seja, não vai ficar largado no fundo do armário.

Gostou dos nossos conselhos práticos para não acumular roupas no armário? O primeiro passo é mudar os seus hábitos! Com um pouco de força de vontade, você vai conseguir.

  • Kondo, Marie. The Life-Changing Magic of Tidying. RANDOM HOUSE USA INC, 2014.
  • Kondo, Marie. La magia del orden. Aguilar, 2018.
  • Kondo, Marie. La felicidad después del orden. Aguilar, 2016.