11 dicas para arrumar a casa que funcionam

8 de janeiro de 2020
Você sente que sua casa está sempre cheia de coisas e bagunçada? Algumas dicas simples podem te ajudar a melhorar isso.

Às vezes, arrumar a casa pode parecer um trabalho sem fim. Por mais que você limpe e recolha, certamente sente que as coisas estão fora de lugar muito rápido, e sua casa está sempre desorganizada.

Realmente não existe uma estratégia única para organizar a casa, tudo depende da personalidade de cada pessoa. No entanto, existem alguns truques essenciais para todos e que você pode aplicar para arrumar sua casa e deixá-la mais confortável e em harmonia.

Antes de começar a arrumar a casa

A primeira coisa que você deve fazer é identificar as áreas da sua casa que mais te incomodam. Analise com cuidado e depois pense em qual solução você pode encontrar. Não tente organizar a casa inteira de uma só vez. Reserve um tempo para cada ambiente, resolva um por um, mesmo que demore vários dias.

Também é importante que você e sua família sejam fiéis às decisões, para não caírem no mesmo erro e desorganizar a casa novamente. Com essas considerações em mente, você pode aplicar as seguintes estratégias para organizar a casa.

1. Não guarde coisas que você não usa

Homem embalando em caixas para organizar a casa

Certamente você armazenou em um armário ou em caixas inúmeras coisas que não usa mais, mas espera usá-las novamente ou elas lhe trazem boas lembranças. Livros, enfeites, documentos, roupas velhas ou não usadas e até discos que você não ouve mais porque agora você só ouve música no seu celular.

Todas as coisas que você não usa mais e armazena em algum lugar estão ocupando um espaço que você pode usar para outra coisa ou que pode liberar para dar mais ar à sua casa.

Se algo estiver em uma caixa ou escondido em um armário por um longo tempo, certamente permanecerá lá por toda a vida. Você o verá apenas toda vez que tentar organizar a casa e voltará a guardar por meses ou anos. É melhor descartar.

Se te presenteiam ou você compra algo novo, livre-se do antigo imediatamente. Doe, presenteie ou jogue no lixo se não funcionar mais, mas não o guarde “apenas no caso de o novo quebrar”.

Também pode te interessar: Descubra como organizar brinquedos infantis com materiais reciclados

2. Coloque as coisas no mesmo lugar

Ganchos com chaves em forma de casa

Todos os dias, um grande número de objetos que cada membro da família traz consigo entra em sua casa. Das chaves e da carteira, até a compra, o correio ou a bolsa de trabalho. Encontre um local apropriado e fixo para tudo, não importa se eles o usará novamente quando saírem.

“Se você tem muitas coisas sem um lugar para estar, mais cedo ou mais tarde elas se acumulam e será impossível limpá-las”, diz Jennnifer Snyder, organizadora profissional da Neat as a Pin.

Coloque um gancho para as chaves da casa ao lado da porta ou uma prateleira para as correspondências e um porta-revistas. Não deixe tudo se acumular em uma mesa ou cadeira.

3. Armazene as coisas de acordo com a frequência de uso

Organize seus armários e gavetas de forma inteligente. O que você usa diariamente deve estar mais à mão. O que você usa muito raramente pode estar na prateleira do armário, que você só alcança com uma cadeira.

Mas, se você colocar as coisas de pouco uso próximas às de uso mais frequente, muito provavelmente precisará retirá-las constantemente para acessar as que você usa.

4. Divida suas gavetas e prateleiras

Usar uma divisória dentro das gavetas ajuda a mantê-las arrumadas.

Não acumule tudo em gavetas e prateleiras. Use divisões para separar as coisas. Isso permitirá que você faça melhor uso do espaço e não acumule algumas coisas em cima de outras.

Não deve haver uma única gaveta em sua casa que não tenha divisões“, diz Christopher Lower, autor do livro Sete etapas da organização.

5. Não use as mesas como depósitos

Mesa desorganizada

Uma das tentações mais frequentes em casa é colocar tudo sobre uma mesa. Embora a intenção seja fazê-lo provisoriamente, no final a mesa estará sempre ocupada. Coloque como regra que isso não pode acontecer nem por um minuto e, se não funcionar, bloqueie-a de alguma forma.

Julie Isaac, proprietária da Uncluttered Homes, recomenda colocar flores, pequenos enfeites ou até ter a mesa sempre posta com pratos e talheres, se for a sala de jantar, para enviar a mensagem de que essa mesa não é um armazém.

6. Não compre caixas de armazenamento até descartar tudo

Antes de comprar uma caixa ou móveis para guardar coisas, verifique se você já fez um trabalho de limpeza e eliminação completo e profundo.

Se você tiver mais espaço de armazenamento do que realmente precisa, certamente em pouco tempo acumulará muitas coisas desnecessárias e, a longo prazo, elas criarão outro caos na organização da casa.

7. Atribua tarefas na hora de arrumar a casa

Planner para organizar tarefas

Se você tem família e não tem ajuda diária em casa, atribua tarefas de limpeza a cada membro da família. Por exemplo, alguém deve recolher os pratos da mesa, outro lavá-los e guardá-los. Um limpa os banheiros, outro a cozinha. Todos são responsáveis ​​por deixar seu quarto organizado e as camas feitas todos os dias.

Esta regra deve ser rigorosamente respeitada. Se apenas um falhar, os outros terão uma desculpa para não fazer sua parte.

Pode lhe interessar: Discussões sobre quem limpa a casa

8. Recolha imediatamente após o uso

Um hábito confortável, mas ruim, é deixar as coisas para depois. O problema é que esse momento “depois” nunca chega. Por isso, peça aos seus filhos que recolham os brinquedos quando terminarem, não deixem a louça sobre a mesa depois de comer ou lavem os utensílios de cozinha ao mesmo tempo em que estiverem cozinhando.

Assim, as tarefas que você atribui a cada uma devem ser cumpridas instantaneamente, e não ficar para mais tarde.

9. Não acumule cabides

Cabides desorganizados

Toda vez que você traz roupa da lavanderia ou compra roupas novas, traz um cabide para pendurá-las. Portanto, sem perceber, você acaba com mais cabides do que roupas em seu armário fica cada vez mais apertado.

Por isso, devolva os cabides para a lavanderia ou procure locais de reciclagem para entregá-los.

10. Não use a garagem ou o sótão como depósito para tudo

Garagem desorganizada

Se você mora em uma casa com garagem ou sótão, é comum pensar que você sempre tem espaço nessas áreas para guardar coisas que não usa. Mas, com esse pensamento, você acabará congestionando-os e transformando-os naquele espaço desorganizado que você não quer.

Por isso, simplesmente remova coisas antigas, como recomendamos acima. A garagem e o sótão também fazem parte da casa, não os torne um armazém incômodo.

11. Tire um dia por ano para arrumar a casa

Mesmo se você aplicar as melhores estratégias para organizar a casa, é inevitável que algumas coisas saiam do lugar. Por isso, não importa se você sente que finalmente sua casa já está tão organizada como você sonhou.

Assim, uma vez por ano, reserve um dia para verificar e certificar-se de que não acumulou coisas desnecessárias, se as prateleiras e gavetas ainda estão organizadas e se tudo está no lugar.

Por fim, agora é a hora de começar a organizar a casa. Dê uma olhada crítica em sua casa e decida por onde deseja começar. Mãos à obra!