Logo image
Logo image

Conheça diferentes padrões de beleza ao redor do mundo

20 minutos
A concepção de beleza nem sempre é igual para todos e, por isso, a individualidade é tão importante e deve ser respeitada.
Conheça diferentes padrões de beleza ao redor do mundo
Última atualização: 03 julho, 2023

Os padrões de beleza estão ligados à visão de mundo de cada cultura. Como as sociedades são diferentes umas das outras, eles também o são. Por isso, existem diversos padrões de beleza que nem sempre são compatíveis com os nossos.

Conheça alguns padrões de beleza estranhos ao redor do mundo

1. Tatuar as gengivas – Senegal

Não é segredo que as tatuagens são bastante populares em vários lugares ao redor do mundo. No Senegal, oeste de África, a moda entre mulheres é tatuar as gengivas de preto para ter um sorriso bonito. De acordo com elas, além de aparentar deixar os dentes mais brancos, o procedimento também protege as gengivas e elimina o mau hálito.

Some figure
Hive News

A tatuagem na gengiva é uma prática transmitida há gerações entre as senegalesas. Parece muito doloroso tatuar as gengivas, e imaginamos que, após o procedimento, é preciso passar um tempo evitando comer ou beber.

2. Tatuagens faciais – Nova Zelândia

Para os Maori, a tatuagem está ligada a um sentimento de orgulho e prestígio. As tatuagens faciais são predominantes e um sinal de beleza. Cada tatuagem tem seu próprio significado, ao mesmo tempo em que indica a posição de uma mulher na tribo e a qual tribo ela pertence.

Some figure
intuitive_moko/Instagram

É quase como usar uma etiqueta de identificação diretamente no seu rosto em todos os lugares que você vai. Deve ser conveniente, mas também às vezes frustrante, que todos saibam tudo sobre você.

3. Dentes manchados – China

Clareamento dental, nem pensar! Você acreditava que dentes perfeitamente brancos eram considerados bonitos no mundo todo? Em algumas áreas rurais da China, o oposto é verdadeiro. Não só eles não encorajam você a escovar os dentes, como até mesmo chegam ao ponto de incentivarem dentes escuros e enegrecidos. Existem certas tribos que tingem os dentes de uma cor enegrecida para parecerem mais bonitos.

Some figure
Wikipedia

Por exemplo, os dentes tingidos também podem significar que uma mulher é casada, e isso é um costume comum em algumas tribos. Pelo menos elas nunca mais precisam se preocupar em escovar os dentes novamente!

4. Pele vermelha – Namíbia

Existem algumas tribos que respeitam e vivem de acordo com as tradições de seus antepassados. Na tribo Himba, na Namíbia, as pessoas querem que sua pele seja mais vermelha.

Como a pele muitas vezes não tem naturalmente um tom vermelho, eles criaram uma pasta que é aplicada à pele diariamente. Existem algumas explicações para o uso do “Otjize”. Uma delas é a diferenciação entre homens e mulheres, já que eles não aplicam a pasta vermelha, exclusiva delas. A mistura também serve para proteger do sol e repelir os insetos.

Some figure
Yves Picq

5. Implante ocular – Países Baixos

Talvez você nunca tenha visto ou ouvido falar de algo assim antes, mas se você for para os Países Baixos, não se surpreenda com as pequenas formas dentro dos olhos das pessoas.

Some figure
US News

Implante ocular não é um termo muito comum, e se você não mora nos Países Baixos, provavelmente não terá ideia do que é isso sem fazer uma pesquisa no Google. Um implante ocular é um procedimento cirúrgico que implanta um pequeno pedaço de platina no olho da pessoa. Você pode até escolher o design e a forma que desejar.

6. Cabelo extremamente longo – Índia

Cabelos longos e grossos são marca registrada das indianas. O cabelo longo é valorizado em muitas culturas diferentes ao redor do mundo, sendo muitas vezes considerado um sinal de beleza e feminismo. Na Índia, essa tendência está enraizada na religião e na espiritualidade do hinduísmo.

Some figure
www.flickriver.com

Isso faz com que muitas mulheres deixem o cabelo crescer até comprimentos extremos. Na maioria das vezes, elas fazem isso apenas para doar o cabelo a um templo como uma oferta espiritual.

7. Lóbulos das orelhas esticados – tribo africana Masai

Esticar as orelhas é muito comum na tribo Masai. Lá eles realmente se esforçam para esticar os lóbulos da orelha com brincos. A tribo é famosa por seus lóbulos muito, muito alongados. Símbolo de status e coragem entre as tribos indígenas, o alargador de orelha é colocado ainda quando criança.

Some figure
Wikimedia Commons

O lóbulo da orelha alongado também é visto como um símbolo de status para muitas mulheres da tribo Masai. Quanto maior o lóbulo da orelha, maior o status social que ela deve obter.

8. Alargamento do nariz – Índia

Esse tipo de acessório é considerado bonito dentro da tribo Apatani. Modelado por esta mulher deslumbrante, você pode ver que essa tribo valoriza algo chamado plugue de nariz. É quase como um piercing inserido nas narinas. Pode ser posto só de um lado ou de ambos, e de tamanhos variados (mas quanto maior, melhor).

Some figure
flickr

Isso é semelhante ao alongamento do lóbulo da orelha na África. Se você remover o acessório do nariz, provavelmente haverá um grande buraco aberto, semelhante aos lóbulos das orelhas nas tribos africanas.

9. Piercings no rosto – Brasil

Tatuagens e piercings fazem parte da história desde as civilizações antigas, com diferentes significados. As mulheres dos clãs Yanomami, que podem ser encontradas na floresta tropical da América do Sul, são conhecidas por terem uma maneira única de mostrar a sua beleza. Elas são perfuradas com várias varas que se destacam da área da boca.

Some figure
Wikimedia Commons

Parece muito desconfortável ficar com essas varas constantemente salientes saindo da região da boca enquanto você está fazendo suas tarefas diárias, não é mesmo?

10. Bumbuns grandes – EUA

Os padrões de beleza mudam rapidamente na sociedade. Em um momento, o padrão de beleza é que os bumbuns sejam finos e pequenos (nos anos 1990, quanto mais plano, melhor). No entanto, apenas alguns anos depois, o exato oposto virou moda.

Agora, nos EUA, a maioria das pessoas quer aumentar o tamanho de sua parte inferior, com inspiração em Kim Kardashian e em todo o clã Kardashian.

Some figure
flickr

Além do bumbum grande, também é enfatizado ter uma cintura fina. A forma de ampulheta substituiu a forma de lápis que era popular nos anos 90 e 2000.

11. Pescoços esticados – Birmânia

Na Birmânia é comum alongar o pescoço. Embora você possa nunca ter considerado isso uma possibilidade, em muitas partes do mundo, é um dos traços de beleza mais desejados de uma mulher.

Some figure
Shutterstock

Se você não nasceu com a sorte de ter um pescoço naturalmente alongado e vive em um lugar como a Birmânia, existem dispositivos de alongamento de pescoço (como as joias na foto) que podem ajudá-la.

Isso também é bastante comum em muitas tribos africanas. Pescoços longos são conhecidos por serem um sinal de beleza e uma característica muito desejável para as mulheres.

12. Narizes grandes – Afeganistão

É engraçado como a ideia da beleza muda de um lugar para o outro ao redor do mundo. Embora a maior parte das pessoas aprecie uma forma de nariz muito específica como seu padrão de beleza, o Afeganistão está adotando a aparência local e incentivando as pessoas a manterem seus narizes maiores e mais formosos.

Some figure
Twitter / Radhika Sanghani

Nem todo mundo quer o mesmo nariz pequeno que é tão popular em muitas culturas neste momento. As mulheres afegãs fazem exatamente o oposto e, às vezes, até tentam fazer cirurgias para que seus narizes fiquem ainda maiores.

13. Cicatrizes intencionais – África Ocidental

Em muitas tribos africanas e na Nova Guiné é comum se marcar intencionalmente. Essas cicatrizes são consideradas marcas de beleza. São mais comumente encontradas em homens e são uma maneira de mostrar força e provar que ele é um guerreiro. Elas certamente nunca são escondidas dos outros.

 

Some figure
John Atherton

14. Pelos no corpo todo – França

As francesas estão usando as redes sociais pra compartilhar cliques em que revelam ter assumido seus pelos corporais num ato de empoderamento e liberação feminina.

Nos últimos anos, o padrão de beleza ocidental comum corresponde à remoção de quase todos os pelos do corpo. No entanto, alguns países ignoram essa tendência e mantêm sua própria beleza.

Some figure
jeannedaheuiller/Instagram

Adeus depilação! Em alguns países europeus, principalmente na França, é comum que as mulheres deixem a maior parte de seus pelos naturais do corpo intactos (assim como os homens). Os pelos das axilas e das pernas não precisam ser removidos para que as mulheres sejam consideradas bonitas.

15. Manter o peso extra – Mauritânia

Na Mauritânia, quanto mais gordo, melhor. É um sinal de riqueza e boa sorte. Peso significa riqueza, e as pessoas esperam que você o mostre.

Some figure
pixabay.com

Se você for muito magro para a Mauritânia, as pessoas podem pensar que você é muito pobre e não tem acesso a comida suficiente.

16. Dentes afiados e pontiagudos – Indonésia

O padrão de beleza dos dentes mais comumente conhecido é branco, reto e limpo. Mas, na Indonésia, eles têm uma escolha única de beleza dentária. Para eles, quanto mais afiado o dente, mais bonito o visual. Como isso não ocorre naturalmente, a maioria das mulheres lixa os dentes para ficarem assim.

Some figure
Amino

Essa prática realizada por algumas mulheres de tribos da Indonésia, de cinzelar os dentes para que pareçam afiados, não é coisa para fracos. Mesmo que possa ser doloroso lixar os dentes, ainda assim, isso é considerado padrão.

17. Bronzeado artificial – EUA

Os americanos gostam de ter a pele bronzeada. No entanto, é preciso ter cuidado para não ir longe demais. Nos anos 2000, quando os bronzeados artificiais viraram tendência, bronzeadores em spray e camas de bronzeamento viraram uma necessidade para todos.

Some figure
@miaxmon/Twitter

As pessoas são conhecidas pelas horas que passam ao sol apenas para obterem um pouco de brilho de verão. O aspecto mais interessante dessa tendência é que, na maioria das vezes, é bastante óbvio que o bronzeado é artificial, pois não parece muito realista.

18. Monocelha – Tajiquistão

Aquilo que a gente abomina no Brasil e chama de taturana, no Tajiquistão é símbolo de beleza e pureza feminina! Quando se trata de padrões de beleza ocidentais, geralmente quanto menos pelos, melhor.

As pessoas passam horas moldando suas sobrancelhas e garantindo que nenhum pelo esteja fora do lugar. No entanto no Tajiquistão não é necessariamente esse o caso. As pessoas valorizam o excesso de pelos faciais, especialmente quando se trata de sobrancelhas.

Some figure
Wikimedia Commons

Esse padrão de beleza serve para homens e mulheres, pois ambos almejam uma sobrancelha completa. As crianças pequenas são conhecidas por até mesmo passar lápis para formar uma monocelha, se ainda não tiverem uma.

19. Ataduras de cirurgia plástica – Irã

As pessoas costumam guardar segredo sobre suas cirurgias plásticas. Elas costumam se manter muito silenciosas e discretas. No entanto, em alguns lugares, como no Irã, as pessoas querem mostrar as ataduras da sua cirurgia plástica.

Em vez de se esconderem em seus quartos por semanas após um procedimento, elas ostentam as ataduras com orgulho em todos os lugares que vão. Isso é bastante surpreendente, não é mesmo?

Some figure
eBaum’s World

As cirurgias plásticas no nariz são populares no Irã, especialmente entre jovens e mulheres. Muitas pessoas querem narizes retos, então fazem a cirurgia.

20. Bochechas perfuradas – Tailândia

 Na Tailândia, os nativos usam um tipo especial de piercing que é popular para homens e mulheres: o piercing na bochecha. Embora pareça bastante doloroso, especialmente dependendo do tamanho do piercing (como o retratado nesta foto), ainda assim não é algo incomum.

Some figure
Wikimedia Commons

Os habitantes locais explicaram que a atitude de furar as bochechas faz parte de um processo de purificação. É usado para mostrar devoção religiosa. Embora não seja exclusivo das pessoas religiosas, é um sinal comum entre elas.

21. A forma de pera – Brasil

No Brasil, a forma de pera (também conhecida como a “forma de violão”) é considerada a forma de corpo ideal para se ter, e muitas mulheres se esforçam para conseguir isso. Elas querem bumbuns maiores e peitos menores.

Some figure
the_other_mk/Instagram

Assim como em muitos países, ser excessivamente magro não é um sinal de beleza.

22. Dentes tortos – Japão

No Japão, os dentes tortos são bem vindos. Os japoneses acreditam que dentes tortos dão um ar mais “juvenil” para as mulheres e já tem até clínica especializada no país para entortá-los.

Enquanto por aqui as pessoas gastam fortunas em busca de dentes brancos e perfeitos, no Japão as coisas são um pouco diferentes. Dentes tortos são considerados fofos e atraentes, e inúmeras pessoas fariam qualquer coisa para desalinhar seus dentes perfeitamente retos. Talvez alguém deva criar uma empresa para aparelhos reversos.

Some figure
Japan Today

Realmente pode ser uma excelente oportunidade de negócios: ajudar as pessoas a recuperarem seus dentes tortos ou, pelo menos, eliminar a necessidade de aparelhos ortodônticos. Se você já usou aparelho no passado, poderia simplesmente deixar seus dentes voltarem a ser tortos.

23. Olhos anormalmente arregalados – partes da Ásia

Os asiáticos sofrem muita pressão por terem olhos pequenos. A pressão dos padrões de beleza ocidentais sobre o resto do mundo (Hollywood é parcialmente responsável por isso), fazem com que muitos países asiáticos desenvolvam o desejo por olhos maiores e mais próximos do formato ocidental.

A Coreia do Sul e o Japão, juntamente com muitos outros países da Ásia, valorizam olhos maiores, considerados uma característica muito desejável. Essa também é uma característica difícil de mudar se você não nasceu com ela.

Some figure
min_seo_hee/Instagram

Algumas cirurgias permitem que as pessoas mudem a forma de seus olhos para fazê-los parecer maiores, mas são caras e não muito comuns. 

24. Testas grandes – partes da África

Em muitas tribos africanas, a testa grande não é uma preocupação. Se a sua linha do cabelo começar a recuar, melhor ainda! Essa é considerada uma das características mais bonitas que uma pessoa pode ter. Algumas pessoas não poupam esforços para isso.

Some figure
Fulani News Media/Facebook

Muitas mulheres tribais removem partes de seus cabelos para que suas testas pareçam mais proeminentes ou mais altas. Elas são conhecidas por remover intencionalmente seções inteiras da linha do cabelo.

25. Pintura corporal feita de giz – Etiópia

Pinturas corporais com diferentes padrões e símbolos têm sido parte da tradição de muitas culturas africanas. Essas expressões simbólicas, ornamentais e artísticas praticadas por ambos os sexos são um recurso estético para parecer mais atraente.

Some figure

A pintura corporal com giz branco é comum na tribo Caro da Etiópia. Homens e mulheres são conhecidos por decorar seus corpos com esses motivos semelhantes a teias de aranha para se apresentarem como os mais belos da aldeia.

26. “Pele de vidro” – Coreia do Sul

Uma pele bem cuidada e um rosto sem rugas são aspectos valorizados em praticamente todas as culturas. As pessoas em todo o mundo compram inúmeros cremes e gastam horas em rotinas de cuidados com a pele.

Na Coreia do Sul, as pessoas levam as coisas ao extremo na busca pela “pele de vidro”. As mulheres coreanas possuem uma pele de dar inveja: é perfeita e luminosa! É chamada de pele de vidro pelo fato de não ter poros abertos, de estar sempre fresca, brilhante e ser quase transparente.

 

Some figure
Skin Treats

Com o objetivo de alcançar e manter esse nível de pele perfeita, dizem que as mulheres implementam um regime de cuidados com a pele que inclui dez etapas. Isso soa não apenas demorado, mas muito caro!

27. Pele ultra pálida – China

Enquanto no Brasil uma pele bronzeada é sinônimo de saúde e beleza, na China, quanto mais branca, melhor. A ideia dos orientais é que a exposição ao sol envelhece a pele, causando manchas e rugas indesejáveis.

Some figure
Shutterstock

Caso você já tenha visto pessoas da China andando com um guarda-sol em um dia quente de verão, esse padrão de beleza pode ser a explicação do motivo. Na China, ao contrário de muitos países ocidentais, as pessoas querem uma pele pálida. Os chineses chegam até ao ponto de venderem produtos de beleza com um agente clareador leve para manter a pele clara.

28. Pele manchada de cúrcuma – Índia

Na Índia, a cúrcuma é usada tanto na comida quanto na pele (muito comum). Ela pode ser encontrada em todos os lugares. O que você provavelmente também notou é que ela mancha tudo. Se você derramar um pouco do arroz com cúrcuma na sua roupa, não tem como tirar e sua camisa ficará amarela para sempre.

Some figure
www.bollywoodshaadis.com

Mas podemos usar a cúrcuma na pele? As máscaras faciais de cúrcuma são muito populares na Índia, o que inevitavelmente deixa a pele um pouco manchada de amarelo. No entanto, não se preocupe, porque lá isso é considerado bonito!

29. Cabeça raspada – partes da África

A África possui uma cultura multifacetada e com diferentes tradições culturais. Em alguns lugares do continente, o penteado mais bonito é aquele em que todo o cabelo é raspado. Uma cabeça careca é um sinal de beleza e muitas vezes é considerada mais bonita do que aquelas com cabelos longos.

Some figure
Wikipedia

Parece bem prático, não é mesmo? Certamente facilita a manutenção do cabelo no dia-a-dia.

30. Olheiras – Japão

Esqueça os corretivos! Até a ascensão da Geração Z, as olheiras eram consideradas uma das piores coisas que uma pessoa poderia ter. No entanto, no Japão é sinônimo de beleza. Eles consideram um avermelhado ou rosado sob os olhos como uma bela característica. As mulheres até colocam blush nessa área buscando esse visual.

Some figure
nomakenolife

Esse look de maquiagem é literalmente conhecido como o look “doentio” no Japão.

31. Lábios supergrossos – EUA

Lábios carnudos e bem definidos são considerados sinônimo de beleza e sensualidade pela a maioria das pessoas. Nos últimos anos (também parcialmente graças ao clã Kardashian), existe uma tendência generalizada de ter lábios volumosos.

Some figure
@OnlineChiquis/Twitter

“Quanto maior, melhor”, mas como nem todo mundo nasce com lábios enormes, muitas pessoas recorrem ao botox, preenchimentos labiais e cirurgias, que hoje em dia são muito populares. Inúmeras celebridades adotaram esse visual, criando o padrão geral de beleza para o resto da sociedade.

32. Tatuagens de henna – Índia

A cultura indiana é composta por diversos elementos visuais. São cores, formas e aromas que se destacam no ambiente. Isso não é diferente quando pensamos na tradicional tatuagem de henna. É bastante comum vê-la nos braços, nas mãos, pés e nas costas das pessoas, principalmente durante as celebrações e as grandes comemorações. Mas cada desenho tem um significado e indica algo para o povo hindu.

Some figure
admin.bigglobaltravel.com

Esse é um padrão de beleza muito positivo, pois é inofensivo, artístico e temporário. É ótimo para pessoas que querem uma tatuagem, mas não conseguem escolher o design que querem ter permanentemente em seus corpos.

33. Dentes perfeitos – EUA

sorriso perfeito virou uma prioridade na vida da maioria das pessoas por diversos motivos, incluindo a pressão estética gerada pelo mundo dos famosos. Isso porque, atores e atrizes exibem um sorriso invejável no cinema, televisão e internet.

Nos Estados unidos, os ortodontistas têm um fluxo grande de trabalho. Não há escassez de crianças que precisam endireitar os dentes, e como dentes perfeitos, retos e brancos são importantes na cultura americana, essa é uma escolha de carreira bastante certa.

Some figure
Andres Rodriguez/Flickr

Ao contrário de alguns dos outros países desta lista, os EUA acham que dentes brancos perfeitos e não afiados são a imagem da beleza. O clareamento e o alisamento dos dentes são muito populares por lá.

34. Rosto em forma de coração – Coreia do Sul

Não existe uma forma específica de formato de rosto nas maiorias das culturas. Mas as coreanas, por sua vez, recorrem à cirurgia plástica para ter o rosto em forma de coração. O desejo de ter um rosto em forma de coração é tão forte que, mesmo em uma curta visita ao país, você notará que existem inúmeras ofertas de cirurgias que criam esse rosto moldado.

Some figure
girlstyle.com

A maneira mais comum de dar às mulheres essa aparência tão desejada é a cirurgia plástica completa em seus queixos para deixá-los mais pontiagudos, criando a forma perfeita do coração.

35. O look natural – França

As francesas usam a maquiagem de forma sutil, com a intenção de que pareça que “acordaram assim mesmo”. Esse é um padrão de beleza que a maioria das pessoas ficará feliz em adotar, já que é simples para o dia a dia. O look natural e sem maquiagem é muito apreciado na França e é incentivado como a escolha comum para a maioria das mulheres.

Some figure
camillevergnes/Instagram

Isso vem do amor da cultura francesa por abraçar a singularidade das pessoas com suas belezas naturais. Esperamos que esse padrão de beleza se popularize no resto do mundo muito rapidamente.

36. Narizes finos – Coreia do Sul

O padrão de beleza sul coreano vai em direção ao ocidente: rosto pequeno e delicado, olhos grandes, nariz fino e arrebitado, sorriso perfeito, cintura fina e corpo esbelto, além de uma pele branca.

Some figure
imgur.com

Na Coreia do Sul, quanto mais fino for o nariz, melhor. Junto com a pálpebra dupla e os olhos grandes, você pode notar que muitas dessas características são influenciadas pela aparência ocidental.

As coreanas buscam um perfil de nariz mais fino, muitas vezes usando objetos que apertam o nariz. Se esse aperto realmente funciona ou não é um assunto muito debatido.

37. Piercing por todo lado – EUA

Na atualidade, o piercing é um acessório que mostra a personalidade de quem usa, principalmente, dependendo do local do furo. Em diferentes países em todo o mundo, piercings de todos os tipos são bastante populares.

Nos EUA, os piercings faciais, em geral, são bastante comuns e populares em todos os lugares. Piercing na orelha, piercing na sobrancelha, piercing no nariz… você escolhe! Algumas pessoas também acham que quanto mais, melhor.

Some figure
tianna.jade/Instagram

Embora isso não seja um requisito para que uma pessoa seja considerada bonita nos EUA, é muito comum, e certamente ajuda a fazer com que uma pessoa seja considerada mais atraente. Os jovens adultos muitas vezes querem obter piercings apenas para parecerem mais modernos ou durões.

38. Pálpebras duplas para olhos mais largos – Coreia do Sul

Os padrões de beleza coreano são bastante rigorosos. As garotas coreanas creem que os olhos maiores e mais abertos são muito mais bonitos e, para consegui-los, são capazes de cometer loucuras como colar as pálpebras e recorrerem à cirurgia plástica. No entanto, um pouco de fita adesiva é o método mais comum usado pela maioria das pessoas.

Some figure
www.pexels.com

39. Sobrancelhas rabiscadas – EUA

A sobrancelha confere personalidade aos rostos das pessoas e fazem toda a diferença na expressão facial. No entanto, existem alguns padrões que chamam a nossa atenção.

Se você pensou que a sobrancelha do Tajiquistão era um padrão de beleza único, veja a foto abaixo. Não está claro se as pessoas ficaram entediadas com as sobrancelhas naturais ou se honestamente acham que esse design parece bonito.

Some figure
@NikitaDragun/Twitter

Esse tipo de sobrancelha é muito usado nos EUA entre as blogueiras e influenciadoras de beleza e moda. Essa é certamente uma daquelas tendências que as pessoas vão olhar para trás e se encolher quando pensarem no que costumavam fazer apenas para parecerem modernas ou bonitas.

40. Dentes cinzelados – partes da África

A Indonésia não é o único lugar que valoriza uma forma particular de dentes. A modificação intencional dos dentes é bastante comum em muitas tribos africanas.

Em algumas delas, a prática do cinzelamento dentário é bastante comum para as mulheres. O procedimento, que é bastante doloroso, ocorre todos os anos e garante que os dentes da mulher sejam bonitos para determinada cultura.

Some figure
photogallery.indiatimes.com

Além disso, o processo de cinzelamento de dentes mostra o status de uma mulher e a faz parecer mais bonita. Mas quem disse que beleza precisa gerar dor?

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.