Conheça os 100 aniversários de casamento de acordo com os anos de casamento

Você sabe em que ano e por que são celebradas as bodas de papel, cristal, prata ou ouro? Cada aniversário de casamento tem seu próprio significado, e contaremos sobre eles no artigo a seguir.
Conheça os 100 aniversários de casamento de acordo com os anos de casamento

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 23 abril, 2025

Quando um casal chega ao primeiro ano de casamento, é comum que comemorem para relembrar aquela noite especial. Porém, a passagem do tempo fortalece e marca diferentes etapas do relacionamento. Isso se traduz em diversos motivos para comemorar aniversários de casamento todos os anos.

Celebrar este evento entre amigos e familiares, nomeadamente os 15, 25 e 50 anos de casamento, é uma tradição antiga que vem do Império Romano. Depois, difundiu-se no território da atual Alemanha, na época medieval, para se espalhar pela Europa e América.

Naquela época, as mulheres eram agraciadas com uma coroa de prata e uma coroa de ouro nas datas que hoje levam esse nome. Mas você sabia que todos os aniversários de casamento têm nome e significado?

Como são nomeados os 100 aniversários de casamento?

Desde o primeiro ano com as bodas de papel, até ao centenário com as bodas de osso, cada aniversário tem um elemento ou material associado. A ideia geral é que esses elementos se tornem mais fortes com o tempo, sejam mais resistentes e duráveis, aludindo ao fortalecimento do vínculo. A seguir, vamos conhecer em detalhes os 100 anos de casamento.



Ano 1: bodas de papel

O primeiro aniversário de casamento é muito especial, pois comemora uma noite única que ainda está presente. No entanto, está associado ao papel como uma folha em branco onde ainda há muito para escrever. Você pode comemorar e relembrar o casamento com algumas dessas ideias.

Ano 2: bodas de algodão

Material macio, mas adaptável, à medida que se espera que a relação evolua. Ainda frágil devido ao pouco tempo de existência do vínculo. No entanto, o algodão é a base na confecção de inúmeras peças de vestuário e artigos. Isto se traduz na oportunidade de construir um casamento forte e duradouro.

Ano 3: bodas de couro

Essa consolidação começa a ser percebida nos três anos, e se reflete em um material mais sólido e durável. Também ligado ao vestuário e à manufatura, o couro oferece maior resistência, a mesma coisa que o casamento vem ganhando.

Ano 4: bodas de linho

Versátil e flexível, o linho é um material confortável para esta etapa do vínculo. Por se tratar de um tecido, costuma ser utilizado para fazer presentes como roupas ou decorações.

Ano 5: bodas de madeira

A madeira simboliza maior solidez e força no casamento. Quando chega o quinto ano, é comum que muitos casais comemorem com amigos e familiares. Assim como acontece com o linho, você pode idealizar presentes com esse material.

Ano 6: bodas de ferro

Representa força e resistência. Também está associado ao perfume, aliando a sensibilidade que a convivência exige.

Ano 7: bodas de lã

A lã é calor, proteção e ternura, mas se combina com o cobre, que simboliza durabilidade e elegância. Um casamento no sétimo ano começa a ser caracterizado por elementos diversos. O amor inicial se mantém, enquanto cresce em dureza.

Ano 8: bodas de bronze

Maior resistência e durabilidade no elo. O oitavo ano centra-se na força do relacionamento, crescendo cada vez mais na iminente pré-década como uma aliança.

Ano 9: bodas de barro

Material humilde e moldável. Simboliza a construção do relacionamento ao longo do tempo. Além disso, é uma base sobre a qual se pode construir o futuro, tal como o algodão.

Ano 10: bodas de alumínio

Maior adaptabilidade para um vínculo em constante crescimento. Brilho, durabilidade e resistência o caracterizam. A primeira década do casamento abre espaço aos metais.

Ano 11: bodas de aço

Marca a solidez e a resistência de um casamento que já atravessa a primeira década de existência. Neste período, os metais vão se tornar cada vez mais resistentes e valiosos.

Ano 12: bodas de fios

Simboliza a construção do vínculo e também a durabilidade: com o fio você pode continuar fazendo o vínculo. O que está quebrado pode ser consertado.

Ano 13: bodas de renda

Tecido elegante e estético que atribui estas características ao casamento. Está ligado ao esforço da confecção manual. Também com criatividade, trabalho e atenção aos detalhes.

Ano 14: bodas de marfim

Quatro atributos são transferidos do marfim para um vínculo que já acumula vários aniversários de casamento:

  • Pureza.
  • Beleza.
  • Fidelidade.
  • Integridade.

Ano 15: bodas de cristal

Relacionado à transparência e honestidade que o relacionamento exige para chegar a esse estágio. Embora o cristal seja um material muito estético, ele também esconde uma fragilidade que pode ser transferida para esta fase da relação.

Ano 16: bodas de hera

Expressa o crescimento espiritual em uma nova etapa do casamento. A hera é uma erva com usos tradicionais na medicina natural e associada à cura, o que lhe confere um caráter sagrado.

Ano 17: bodas de alhelí

As metáforas com as plantas continuam, já que o alhelí representa a lealdade na adversidade. Além disso, existem exemplares em diversas cores, que podem simbolizar as diferentes etapas pelas quais a união já passou.

Ano 18: bodas de quartzo

A relação volta a ganhar firmeza com um material natural e resistente. Este mineral está associado a um lado estético devido à sua transparência e forma. Embora pareça frágil por fora, é muito resistente.

Ano 19: bodas de madressilva

Planta trepadeira que inaugura a segunda década de aniversários de casamento através da união e da solidariedade. A madressilva cresce, supera obstáculos e é muito versátil.

Ano 20: bodas de porcelana

Três características identificam a porcelana da segunda década de casamento: beleza, elegância e fragilidade. O vínculo alcançou os dois primeiros, mas cuidando do quão frágil o amor pode ser.

Ano 21: bodas de carvalho

Outro material de origem natural: a madeira de carvalho marca as bases sólidas sobre as quais se constrói a ligação. Na Grécia Antiga estava ligado ao deus Zeus, portanto, está associado à justiça e à moralidade.

Ano 22: bodas de cobre

Representa a proteção mútua e o trabalho de ambos para chegar a esse estágio. Além de ser um mineral essencial ao planeta, é um nutriente fundamental para a saúde humana. E essa importância lhe confere um caráter protetor.

Ano 23: bodas de água

O elemento mais importante para a vida representa a transparência e a vitalidade que um relacionamento exige. Deve fluir como água para levar a um vínculo saudável.

Ano 24: bodas de granito

Pedra resistente que marca um novo período de fortalecimento. É a rocha mais dura utilizada na construção, o que está associado ao momento de casamento mais forte até agora.

Ano 25: bodas de prata

Um dos aniversários de casamento mais importantes e celebrados. Muitos casais consagrados chegam ao casamento em prata, material nobre, puro, elegante e resistente que simboliza esses atributos no vínculo.

É comum comemorar em salões de festas com a presença de todos os entes queridos. Embora um presente de prata possa ser caro, muitas pessoas combinam seus presentes para dar um colar, brinco ou pulseira nesta ocasião única.

Ano 26: bodas de rosas

O casamento ultrapassa o quarto de século com beleza e romantismo. Materiais brilhantes e resistentes são reduzidos para dar lugar à beleza natural.

Ano 27: bodas de azeviche

Mineral especial pela sua escassez e estética. Representa proteção graças à sua força e tradição ligada a este atributo.

Ano 28: bodas de âmbar

Amber caracteriza um dos aniversários de casamento emoldurados pela força do amor com que chegamos até aqui. É um elemento relacionado à boa energia e à beleza, que também remete ao prazer sexual.

Ano 29: bodas de granada

O período anterior à terceira década é caracterizado por uma paixão rejuvenescedora. A sua cor particular confere ao vínculo um carácter único.

Ano 30: bodas de pérolas

Elegância e beleza são atributos centrais nas pérolas. Essas qualificações também estão relacionadas à experiência. Portanto, é uma forma de homenagear a longevidade do vínculo.

Ano 31: bodas de ébano

É uma madeira densa e pesada. Ao mesmo tempo, é fácil de polir, sólida e durável, adjetivos que caracterizam um vínculo tão longo.

Ano 32: bodas de cobre

Neste ponto, alguns materiais começam a se repetir, como o cobre, que serve para simbolizar a durabilidade, agora de outra etapa.

Ano 33: bodas de estanho

Um elemento natural que pode ser tão firme quanto adaptável, característica necessária em um relacionamento duradouro. Representa adaptabilidade às mudanças de estágio.

Ano 34: bodas de papoula

Planta ligada ao amor e à união. No relacionamento, simboliza a paixão ao longo dos anos, assim como o descanso e a tranquilidade necessários para chegar a essa fase.

Ano 35: bodas de coral

Depois de tanto tempo, são necessárias a simbiose e a comunhão que fazem sobreviver os corais marinhos. Conjunto de organismos que formam cadeias tão grandes que podem se transformar em recifes.

Ano 36: bodas de sílex

Elegância, solidez e resistência equiparam esta rocha a 36 anos de casamento. Devido a essas características, é muito utilizado na construção civil, o que proporciona outro tipo de fundação para um vínculo tão longo.

Ano 37: bodas de pedra

Se falamos de resistência, nada é mais firme que a pedra. Talvez o elemento mais reconhecido e utilizado para qualquer tipo de construção humana.

Ano 38: bodas de jade

O jade, além da resistência e durabilidade, tem um valor baseado na beleza e na elegância. Por outro lado, está associado à proteção e à prosperidade.

Ano 39: bodas de ágata

Outro mineral precioso que se identifica com paz e abundância. Também com o equilíbrio entre os pensamentos individuais, os conjuntos com o parceiro e o mundo externo.

Ano 40: bodas de rubi

A etapa das pedras preciosas continua com uma das mais cobiçadas. O poderoso vermelho do rubi mantém a beleza num material resistente, ligado à paixão e à pureza.

Ano 41: bodas de topázio

Simboliza alegria, criatividade e pureza. Muitas pessoas associam o topázio ao equilíbrio e à paz interior.

Ano 42: bodas de jaspe

Limpeza e equilíbrio estão ligados a esta pedra preciosa vermelho-violeta. Acredita-se que pode ajudar a combater situações negativas e que proporciona clareza às decisões.

Ano 43: bodas de opala

Este mineral resiliente representa alegria, lealdade, pureza e espiritualidade. Todas características fundamentais para chegar a um estágio tão avançado da união conjugal.

Ano 44: bodas de turquesa

A cor turquesa é usada para invocar proteção e boa sorte. Além disso, é símbolo de felicidade, busca constante em mais de quatro décadas de casamento.

Ano 45: bodas de safira

Uma das pedras mais ligadas ao amor. As bodas de safira representam a virtude e a sabedoria de ter chegado a tal ponto.

Ano 46: bodas de madrepérola

A madrepérola convoca mais uma vez firmeza e resistência num vínculo já fortemente estabelecido. Do ponto de vista espiritual, representa renovação, mente aberta e criatividade.

Ano 47: bodas de ametista

Ligada à paz e à harmonia, a ametista é uma pedra que representa o equilíbrio espiritual alcançado por esta instância avançada.

Ano 48: bodas de de feldspato

Este mineral precioso, presente na maioria das rochas do planeta, representa a juventude e o renascimento do relacionamento. Uma renovação necessária à medida que se aproxima o meio século de união.

Ano 49: bodas de zircão

A beleza do zircão está ligada à longevidade, pois é um dos minerais mais antigos da Terra. Alude à experiência de um casamento às vésperas de meio século.

Ano 50: bodas de ouro

Chegamos a um dos aniversários de casamento mais importantes e celebrados! Chegar a meio século de união não é para todos, por isso merece uma comemoração com todos os entes queridos que acompanharam o casal.

Existem muitas ideias para celebrar bodas de ouro, mas o importante é se divertir e renovar os votos de amor. A esta altura, a experiência e a sabedoria podem instruir os mais jovens sobre o significado de um vínculo extenso.

Claro, quem participa de um evento dessa magnitude tem a possibilidade de dar um presente que contenha ouro.

Anos 51 a 59: bodas naturais

A década seguinte identifica aniversários com elementos naturais, como plantas, minerais preciosos e alguns animais. Eles representam o que há de valioso e único em um relacionamento que persistiu ao longo do tempo.

  • 51. Bodas de camélia.
  • 52. Bodas de turmalina.
  • 53. Bodas de cerejeiras.
  • 54. Bodas de zibelina.
  • 55. Bodas de esmeralda.
  • 56. Bodas de lápis-lazúli.
  • 57. Bodas de azaleia.
  • 58. Bodas de bordo.
  • 59. Bodas de visão.

Ano 60: bodas de diamante

Se você pensava que a sabedoria de um casal e a maturidade de um relacionamento eram vastas nas bodas de ouro, o diamante representa mais uma década. Dura e resistente a ponto de ser quase inquebrável, esta pedra transmite beleza e pureza.

O diamante costumava ser associado ao 75º aniversário, mas mudou quando a Rainha Vitória do Reino Unido celebrou o seu jubileu de diamante. Isso ocorreu em 1897, altura em que foi adotado o costume de associar este elemento ao sexagésimo aniversário.

Os presentes mais comuns geralmente incluem diamantes em anéis, brincos ou pulseiras.

Ano 65: bodas de platina

Mais um dos aniversários de casamento mais celebrados pela força e persistência que um vínculo de 65 anos implica. Neste caso, fica claro que o casal compartilhou toda a sua vida ou boa parte dela, motivo que é comemorado com amigos e familiares.

Já a platina é uma alusão a vários atributos em conjunto, como adaptabilidade, resistência e durabilidade, todos elementos essenciais para um relacionamento longo.

Ano 70: bodas de titânio

Nem todo casal comemora 70 aniversários de casamento. Um deles foi o da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip do Reino Unido. Em 2017, com 91 e 96 anos respectivamente, eles se tornaram o primeiro casal na história da realeza britânica a conseguir isso.

O titânio simboliza uma jornada de companheirismo, num vínculo tão leve quanto resistente.

Ano 75: bodas de brilhantes

Uma coleção dos atributos que todas as pedras preciosas têm para representar três quartos de século de casamento. Beleza, resistência, durabilidade, resistência, elegância e resiliência são alguns deles.

Ano 80: bodas de castanho

Para os próximos 5 anos é designado o antigo castanheiro, cujo fruto foi importante para o desenvolvimento da vida na história europeia. Representa a imortalidade de um vínculo quase inquebrável.

Ano 85: bodas de mármore

Este material elegante e resistente está relacionado com um aniversário inusitado, já que é preciso ter muita longevidade para consegui-lo. Na verdade, de acordo com o Guinness World Records, o casamento mais longo registrado na história parou aqui.

Trata-se do vínculo forjado pelo casal americano Herbert e Zelmyra Fisher. Eles foram casados por 86 anos e 290 dias, até que a morte os separou em 2011, quando Herbert morreu aos 105 anos.

Ano 90: bodas de alabastro

Outro mineral elegante, branco e compacto, embora com uma certa fragilidade que pode simbolizar a passagem do tempo. No Cristianismo, está associado ao amor e à generosidade.

Ano 95: bodas de ônix

Esta instância de casamento, ainda inatingível segundo registros históricos, é representada por uma bela pedra marrom opaca. Como valores místicos, está ligado à absorção e transformação de energias negativas.

Ano 100: bodas de ossos

Por fim, o centenário de casamento está associado ao osso, elemento resistente e transcendental da vida humana. Você acha que alguém conseguirá chegar a este aniversário?



Os aniversários de casamento ficam mais fortes com o tempo

Os elementos escolhidos para cada aniversário procuram representar as mudanças no vínculo. À medida que o relacionamento se fortalece, ele também se torna adaptável e quase inquebrável. Um casamento prolongado passa por vários estágios que deve superar para sobreviver.

Se você conhece casais que celebram aniversários de casamento, não hesite em guiar-se pelos elementos associados a cada ano para homenageá-los com um presente correspondente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.