Usos e efeitos colaterais do confrei

11 Outubro, 2020
O confrei é uma planta usada como adjuvante para tratar feridas superficiais e doenças nas articulações. Quando ela deve ser evitada? Quais são os seus efeitos colaterais? Descubra a seguir!

O confrei (Symphytum officinale) é uma planta perene que foi usada para vários fins medicinais ao longo da história. Pertence à família Boraginaceae e cresce na forma de um arbusto em terras de países da Europa, Ásia e América do Norte.

Na medicina tradicional, geralmente são utilizadas as raízes e as folhas da planta. Na verdade, em países como o Japão, ela é conhecida como knitbone e é usada para entorses musculares, contusões e feridas superficiais. O que as evidências dizem sobre ela? Continue lendo para descobrir.

Usos comuns do confrei

Em primeiro lugar, é importante observar que o confrei é uma daquelas plantas que deve ser usada com cautela. Embora alguns estudos apoiem suas propriedades medicinais, também existe um alerta sobre a presença de compostos tóxicos, como alcaloides pirrolizidínicos, que podem fazer mal à saúde.

Na verdade, alguns países proibiram a venda de preparações orais de confrei e a Food and Drug Administration (FDA) também não as aprovou. Portanto, o melhor é evitar completamente o seu consumo e usar o confrei apenas de forma tópica, em casos específicos.

Dores nas costas

Por si só, a raiz de confrei não demonstrou eficácia contra as dores nas costas. No entanto, em um estudo publicado na Phytotherapy Research, os cremes com raiz de confrei foram úteis para acalmar as dores na parte superior e inferior das costas.

Especificamente, parece que a aplicação desse produto na área afetada, por cinco dias, diminui a sensação de dor e a tensão. No entanto, mais estudos ainda são necessários para comprovar esses efeitos.

Homem com dor nas costas
Usar o confrei para as dores nas costas pode ser útil se ele for combinado com cremes tópicos.

Leia também: Rotina de ioga para aliviar a dor nas costas

Entorses

Evidências preliminares sugerem que o uso tópico de tratamentos com extrato de confrei pode melhorar a mobilidade e diminuir a dor ocasionada por entorses. Os efeitos da sua aplicação por duas semanas já foram comparados aos do gel de diclofenaco.

Osteoartrite

Em uma pesquisa publicada no Journal of Chiropractic Medicine, a aplicação de formulações de confrei tópico ativo foi útil contra os sintomas de osteoartrite do joelho. Especificamente, a fórmula da pomada combina:

  • Extrato de confrei.
  • Ácido tânico.
  • Gel de aloe vera.
  • Óleo de eucalipto.
  • Óleo de olíbano.

Em um período de 6 a 12 semanas, as pessoas que usaram esse remédio 3 vezes ao dia experimentaram uma redução da rigidez e da dor. O efeito foi maior do que naquelas que usaram um creme placebo.

Efeitos colaterais do confrei

No momento, devido às descobertas sobre seus compostos tóxicos, os remédios orais à base de confrei não são recomendados. Suas substâncias químicas, como alcaloides pirrolizidínicos, podem causar danos ao fígado, problemas pulmonares e câncer, de acordo com as evidências.

No entanto, embora seu uso tópico seja considerado seguro em pequenas quantidades e ocasionalmente, tem sido sugerido que alguns de seus agentes tóxicos podem passar através da pele. Por esse motivo, seu uso em feridas abertas é desaconselhado. Além disso, não deve ser usado em grandes quantidades ou por mais de 6 semanas.

O confrei é totalmente contraindicado para:

  • Mulheres grávidas e que estão amamentando.
  • Queimaduras e feridas graves.
  • Doença hepática.
  • Tratamentos com acetaminofeno, amiodarona, fluconazol, itraconazol, entre outros.
Cuidados com o uso de plantas medicinais durante a gravidez
O confrei é contraindicado durante a gravidez.

Não deixe de ler: Plantas abortivas proibidas durante a gravidez

Qual é a dose segura?

Com base nas pesquisas mencionadas, existem várias dosagens padrão que podem ser consideradas seguras ao usar confrei. Apesar disso, é sempre importante seguir as recomendações do fabricante, farmacêutico ou médico.

  • Em caso de dores nas costas, podem ser aplicados 4 gramas de pomada com extrato de raiz de confrei a 35%, 3 vezes ao dia, 5 dias na semana.
  • Para entorses, 2 gramas de pomada com extrato de confrei a 35% são suficientes, 4 vezes ao dia, durante 8 dias.
  • Como adjuvante contra os sintomas da osteoartrite, a dose é de 2 gramas de pomada com extrato de raiz de confrei a 35%, 3 vezes ao dia, durante 3 semanas. Também pode ser uma dose de 3,5 gramas de creme com extrato de confrei, ácido tânico, gel de aloe vera, óleo de eucalipto e óleo de olíbano. Esta última opção é usada 3 vezes ao dia, por até 12 semanas.

Em caso de overdose de confrei, procure atendimento médico imediatamente. A consulta médica também é imprescindível caso o paciente apresente alguma doença e pretenda utilizar produtos com extratos vegetais.

  • Salehi B, Sharopov F, Boyunegmez Tumer T, et al. Symphytum Species: A Comprehensive Review on Chemical Composition, Food Applications and Phytopharmacology. Molecules. 2019;24(12):2272. Published 2019 Jun 18. doi:10.3390/molecules24122272
  • Pabst, H., Schaefer, A., Staiger, C., Junker-Samek, M., & Predel, H.-G. (2012). Combination of Comfrey Root Extract Plus Methyl Nicotinate in Patients with Conditions of Acute Upper or Low Back Pain: A Multicentre Randomised Controlled Trial. Phytotherapy Research, 27(6), 811–817. https://doi.org/10.1002/ptr.4790
  • Frost, R., MacPherson, H., & O’Meara, S. (2013). A critical scoping review of external uses of comfrey (Symphytum spp.). Complementary Therapies in Medicine, 21(6), 724–745. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2013.09.009
  • Smith DB, Jacobson BH. Effect of a blend of comfrey root extract (Symphytum officinale L.) and tannic acid creams in the treatment of osteoarthritis of the knee: randomized, placebo-controlled, double-blind, multiclinical trials. J Chiropr Med. 2011;10(3):147‐156. doi:10.1016/j.jcm.2011.01.003
  • Moreira R, Pereira DM, Valentão P, Andrade PB. Pyrrolizidine Alkaloids: Chemistry, Pharmacology, Toxicology and Food Safety. Int J Mol Sci. 2018;19(6):1668. Published 2018 Jun 5. doi:10.3390/ijms19061668