Como tratar as aftas na boca com remédios caseiros

26 de abril de 2019
As aftas ou úlceras na boca são um problema muito comum e molesto. Por isso, o importante é saber como tratá-las de maneira natural.

As aftas são muito molestas e dolorosas. Geram um obstáculo para comer, engolir e falar. Como algo tão pequeno pode ocasionar um dano tão grande? Felizmente podemos tratar as aftas com remédios caseiros.

Sendo assim, se você sofrer com este problema frequentemente, continue lendo este artigo porque apresentamos 7 soluções para tratar as aftas da boca.

7 remédios caseiros para tratar as aftas

Mulher revisando aftas

As úlceras bucais ou aftas são chagas pouco profundas que têm a forma circular como de pequenas crateras. Formam-se na língua ou na parte interna dos lábios ou bochechas. Em geral surgem por estresse, alergias, feridas ou mudanças hormonais. Aparecem da noite para o dia sem que percebamos mas demoram muitos dias para desaparecer.

Para acelerar o processo de cicatrização das úlceras bucais você pode usar estes remédios caseiros:

1. Água salgada

Um dos remédios mais simples e fáceis de obter para tratar as chagas na boca é a combinação de água e sal. A água salgada age como um desinfetante natural, que aliás, funciona como um enxaguante bucal muito efetivo. Você pode preparar uma solução muito potente da seguinte maneira:

Ingredientes

  • 1 xícara (15 g) de sal marinho
  • 1 colher (15 g) de sal natural
  • Meia xícara (125 ml) de água

Preparação

  • Aqueça a água até que fique morna.
  • Acrescente as colheres de sal e misture tudo.
  • Faça bochechos de água por 30 segundos, cuspa e repita o processo até terminar a preparação da xícara.
  • Logo depois, enxágue com água morna

Leia também: 6 usos da água com sal que você vai adorar

2. Bicarbonato de sódio para tratar as aftas

Outra solução prática para eliminar as aftas da boca é o bicarbonato de sódio. Como este produto possui uma base alcalina, neutraliza os ácidos que estão presentes na boca e geram estas molestas úlceras. Aliás, as seca quase que imediatamente. Por outro lado, limpa a boca, matando as bactérias presentes na cavidade bucal.

Ingredientes

Preparação

  • Esquente a água até que esteja morna.
  • Acrescente o bicarbonato e misture bem
  • Enxágue a boca várias vezes com a solução.

Depois de realizar este processo, você deve enxaguar a boca novamente com água natural ou água doce. O bicarbonato de sódio acelera o processo de cicatrização da afta quase que imediatamente.

3. Manjericão

Manjericão para tratar as aftas

O manjericão é utilizado como um ingrediente natural e eficaz dentro do mundo da odontologia, já que entre as suas propriedades, se encontra a antimicrobiana. Por isso, pode ajudar a combater e prevenir as infecções.

Para tratar as chagas da boca com este remédio natural, você pode simplesmente comê-lo e incluí-lo na sua dieta regular como prevenção das infecções bucais. Também podemos realizar um enxágue bucal fervendo as folhas em um pouco de água.

Ingredientes

  • ½ xícara (80 g) de folhas de manjericão
  • 4 copos (1 litro) de água natural

Preparação

  • Ferva a água com as folhas de manjericão
  • Deixe repousar e guarde a preparação na geladeira
  • Realize gargarejos ou enxágue a boca duas vezes por dia.

Esta infusão permitirá acelerar o processo de eliminação das chagas. Além disso, você pode usá-la como um enxaguante bucal de maneira habitual para prevenir. Sempre é melhor prevenir que remediar!

4. Chá de camomila para tratar as aftas

chá de camomila para tratar as aftas

A camomila possui propriedades antissépticas que funcionam muito bem para tratar aftas na boca. Aliás, também podemos usá-la como modo de prevenção para a formação das chagas.

Ingredientes

  • 1 saquinho de chá de camomila ou 2 colheres (30 g) de camomila
  • 1 xícara (250 ml) de água

Preparação

  • Primeiramente, coloque os saquinhos ou as colheres de camomila para ferver com a água até que fique amarelada, da cor da camomila.
  • Deixe esfriar
  • Realize então bochechos e cuspa.

Se você preparar a infusão com flores de camomila do seu jardim, deverá esperar até que estejam secas.

5. Babosa ou aloe vera

As propriedades da babosa possuem um valor regenerativo na pele que funcionam para muitas doenças e moléstias, como por exemplo, as que produzem as chagas na boca.

Com o gel desta planta, você pode acelerar o processo de cicatrização e acalmar a dor.

Felizmente é muito fácil de conseguir e de processar. Para usá-la como remédio caseiro para tratar as chagas na boca, você deve fazer o seguinte:

Ingredientes

  • Babosa ou aloe vera

Preparação

  • Corte uma folha de babosa. Extraia o gel com uma colher.
  • Seque bem a área em que se encontra a chaga.
  • Aplique o gel diretamente sobre a lesão.

Este processo pode resultar um pouco incômodo, mas deve repetir-se todas as vezes que for necessário. É muito importante que você realize bem o processo de limpeza da babosa já que ela contém toxinas que devem ser muito bem eliminadas.

Isso certamente também vai te interessar: 6 remédios caseiros fabulosos à base de aloe vera (babosa)

6. mel

Usos do mel para problemas bucais

Certamente o mel é o remédio mais doce que você encontrará para tratar as chagas da boca. Graças às suas propriedades antibacterianas, que se encontram em seu estado natural, o processo de cura pode se acelerar.

Para usar este produto como remédio caseiro para eliminar as aftas da boca, coloque um pouco sobre a área afetada, devidamente seca e limpa. E pronto!

7. Óleo de coco para tratar as aftas

O óleo de coco é um dos remédios mais antigos aplicados para tratar as aftas da boca, porque o coco possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação e a dor.

Para usar este remédio caseiro e natural sobre a afta você só precisa limpar bem a boca, aplicar um pouco com o dedo e deixar atuar durante alguns minutos. Logo depois, pode retirar o produto com água até que não fique nenhum resíduo na boca.

Então, você se anima a experimentar esses remédios naturais?

Continue com a gente porque nos próximos artigos temos mais dicas para a sua saúde e bem-estar.