Como reutilizar um borrifador: 6 coisas legais que você pode fazer

Reutilizar um borrifador pode nos economizar muito dinheiro, além disso, estaremos fazendo nossa pequena contribuição para cuidar do meio ambiente.
Como reutilizar um borrifador: 6 coisas legais que você pode fazer

Última atualização: 27 junho, 2022

A primeira coisa que muitos costumam fazer ao terminar o conteúdo de qualquer garrafa é descartá-la e comprar uma nova para substituí-la. Na verdade, há muitas coisas que você pode fazer para reutilizar um borrifador. Aqui vamos aprender como dar uma segunda chance antes de jogar fora.

A ideia é que possamos reciclá-lo para contribuir com o cuidado com o meio ambiente, por um lado, e economizar dinheiro, por outro. Nesse sentido, se você puder fazer seus próprios produtos e usá-los em uma dessas garrafas, notará a diferença de custo entre um comprado em loja e um feito em casa.

1. Faça seu próprio limpador multiuso

A primeira das ideias tem a ver com o famoso e amplamente utilizado limpador multiuso, que não deve faltar em nenhuma casa. Comprá-lo novo pode ser um pouco caro, então sugerimos que você tente fazê-lo em casa.

Além do seu frasco de spray, você precisará do seguinte:

Depois de misturar todos esses ingredientes, deixe-os repousar por algumas semanas e pronto. Tenha paciência porque vale a pena esperar.

Limpador caseiro.
Existem várias fórmulas para criar produtos de limpeza domésticos para todos os fins. Depois você os coloca no borrifador e já tem o aliado perfeito para o lar.

2. Prepare um limpador externo

A primavera e o verão convidam-nos a passar mais tempo no jardim desfrutando de dias agradáveis. Neste ponto, vamos preparar um limpador que é usado para móveis de exterior que os deixará impecáveis.

Com apenas 3 ingredientes terá um excelente limpador exterior:

  • 1 xícara de vinagre branco.
  • 2 xícaras de água.
  • 2 ou 3 doses de sabonete líquido para as mãos.

A única exceção que fazemos é que o sabonete que você usa tem que conter detergente (sulfato entre os ingredientes) para fazer efeito. Você mistura tudo e coloca a preparação em sua garrafa com atomizador. Pronto para o seu trabalho.

3. Crie um limpador de vidro caseiro

Este é um dos produtos de limpeza mais específicos que existem, já que o compramos para uma única utilização: limpeza de vidros e espelhos. Achamos que é uma boa ideia fazer o seu próprio e aprender a reutilizar um borrifador de forma eficiente.

Misture uma parte de vinagre branco, uma parte de água e algumas gotas de detergente de cozinha. A única recomendação é que você aplique no pano de microfibra e não na superfície que vai limpar. Outra sugestão é que você misture uma xícara de água pura com outra de álcool isopropílico e uma colher de sopa de vinagre.

4. Faça um aromatizador de ambiente

Manter os ambientes com um aroma agradável gera uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Embora esta receita possa ter as suas ervas e flores preferidas, deixamos-lhe esta ideia: leve ao lume o eucalipto, a alfazema e a luma ou flores de jazmim; quando esfriar, coloque a preparação em seu borrifador.

5. Faça um removedor de rugas para roupas

Se você não é fã de passar roupas, mas gosta de roupas sem rugas, pode experimentar esta solução com apenas 3 ingredientes para remover rugas das roupas.

Misture 2 xícaras de água, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 colher de chá de condicionador de cabelo em seu recipiente vazio. Pulverize esta preparação nas roupas, depois estique-as cuidadosamente e você notará como as rugas diminuem consideravelmente.

6. Prepare um herbicida natural

As ervas daninhas do jardim são um problema que parece não ter fim. Se você removê-las à mão, eles voltam aparecer. E os produtos químicos nem sempre são tão eficazes nem são bons para o meio ambiente. Esta é uma das melhores ideias que propomos para reutilizar os seus frascos de spray.

Misture e agite vigorosamente estes ingredientes em uma garrafa de 500ml:

  • 2 xícaras de vinagre branco destilado (ou vinagre de maçã ).
  • 2 colheres de sopa de sal de mesa.
  • 1 colher de chá de detergente líquido de cozinha.

Aplique esta preparação diretamente nas ervas daninhas e você notará como pouco a pouco as ervas daninhas murcham.

Vinagre de maçã para limpeza e ervas daninhas.
O vinagre de maçã é um produto com múltiplas aplicações. É usado em cosméticos e jardinagem.

Precauções antes de reutilizar o frasco de spray

Até agora, revisamos 6 ideias que você pode colocar em prática para dar outros usos a um recipiente de plástico com um atomizador ou borrifador, cujo conteúdo já foi finalizado. No entanto, é importante ter o cuidado de limpá-lo bem antes de recarregá-lo com outra preparação.

Como primeiro passo, se o conteúdo original do frasco tinha produtos fortes, recomendamos que, mesmo que o lave bem, não o recarregue com produtos que vai utilizar nos alimentos ou na pele. Além disso, lembre-se de que existem substâncias químicas que não podem ser misturadas umas com as outras, pois podem ser perigosas quando combinadas.

Finalmente, para limpar completamente as garrafas vazias, use água morna e sabão. Agite bem o recipiente e pressione o atomizador para certificar-se de que os restos restantes sejam completamente removidos.

Reutilizar um borrifador é cuidar do planeta

Esperamos que você possa aplicar algumas dessas ideias muito práticas e fáceis de fazer para prolongar a vida útil desses recipientes de plástico. Cada um dos produtos que sugerimos é feito de elementos que você certamente tem em casa, por isso são baratos de fazer.

Pode interessar a você...
3 ideias engenhosas para reciclar latas de alumínio
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 ideias engenhosas para reciclar latas de alumínio

Com essas idéias para reciclar latas de alumínio, você não vai querer se livrar de nenhuma delas. Ensinaremos como criar diferentes objetos



  • Equipo Vértice. (2011). Manipulación de productos químicos y de limpieza. Editorial Vértice.
  • Marcos, F. V. (1996). Prevención y control del riesgo de los productos químicos. Rev Esp Salud Pública70(4), 409-420.
  • Muñoz, F. R. (2021). El herbicida glifosato y sus alternativas.
  • Diaz Guzman, L. J. (2021). Reciclaje de botellas plásticas reutilizadas como mantas polares.
  • Ayala, M., Hernandez, M., & Loor, N. (2012). PROYECTO DE ECOEFICIENCIA RECICLAJE DE BOTELLAS PET. Revista de la Universidad Espíritu Santo UEES.
  • Gaibor, J. S. Q., & Ortiz, J. (2018). Ética En La Producción De Botellas Plásticas Y Su Contaminación Al Medio Ambiente. Revista Caribeña De Las Ciencias Sociales2018(9).