Como reagir depois de uma discussão com o meu namorado?

· 28 de junho de 2018
Algumas vezes não pensamos no que fazemos ou dizemos e isso repercute em nosso relacionamento. Nos sentimos culpados, tristes e angustiados e não sabemos como agir. Daremos algumas chaves para que você siga depois de uma discussão com seu namorado.

As brigas com o parceiro são algo do “dia a dia” e podem surgir por qualquer motivo. Algumas são mais complicadas do que outras pelo tema ao que se referem e é muito importante saber o que fazer durante e depois delas. Por isso, neste artigo responderemos suas dúvidas sobre como agir depois de uma discussão com o seu namorado.

Tive uma discussão com meu namorado: e agora?

É frequente se sentir culpada, triste e angustiada depois de discutir com o parceiro. Em ocasiões não sabemos bem como agir, o que fazer ou o que dizer. Estes são os erros mais comuns depois de uma discussão:

Veja também: 6 chaves para ser bem-sucedido como casal

1. Ignorá-lo

É verdade que se está com raiva não tem vontade de prestar atenção em seu namorado e nem de lhe dirigir a palavra, porém, quando isso acontece você não tem de se fechar e guardar todas as emoções e sentimentos. O melhor que pode fazer nestes casos é falar e pôr para fora o que você sente, para que não se transformem em uma carga em seu coração.

2. Repetir suas palavras

Quando estamos com raiva ou doídos, podemos dizer coisas que depois nos arrependemos. Se seu namorado disse alguma frase muito forte, que machucou muito, ou que você não gostou, diga a ele. Desta maneira o que ele disse não ficará rondando a sua cabeça por dias.

A distância é normal depois da discussão com o namorado

3. Continuar chateada por uma semana

“Depois de uma discussão com o meu namorado, fico de braços cruzados e com cara amarrada por horas, inclusive por dias”. Essa afirmação soa familiar? É preciso ter em conta que se você mantiver esta postura, será mais difícil se reconciliar ou chegar a um acordo. Além disso, a única pessoa que você estará machucando com isso será a você mesma e não a ele.

Recomendamos ler: Como evitar as brigas sem sentido no relacionamento

4. Se auto castigar

Isso também é muito frequente. Se sentir mal porque causou uma briga ou porque ao invés de solucionar as coisas “colocou mais lenha na fogueira”, não serve de nada. É necessário que ambos possam expressar o que sentem e aquilo que lhes incomoda.

Se ter discutido te deprime, pense que desta maneira, talvez, possam solucionar os problemas que têm e desfrutar de um relacionamento mais pleno.

5. Irem se deitar brigados

Apesar de, para alguns, ir dormir ajuda a se acalmar e se recuperar depois de uma briga, sempre é melhor solucionar as coisas o quanto antes. Se deixamos passar a noite toda, provavelmente a raiva vai passar, mas também haverá certos sentimentos, opiniões ou emoções que não serão ditos. E depois, será mais fácil expressá-los.

Mulher triste depois da discussão com o seu namorado

O que fazer depois de ter uma discussão com meu namorado?

Mais além da mudança de direção de suas ações e atitudes em relação a certas “falhas” típicas depois das brigas, também é interessante saber como agir nesse momento, ou seja, quando os ânimos são os melhores e os sentimentos estão à flor da pele. Preste atenção a estes conselhos:

1. Olhe para mais além da discussão

Ainda que você não acredite, em uma briga os dois discutem coisas totalmente diferentes ao tema da discussão. Pode ser que te pareça que o disparador da discussão tenha sido o dinheiro, a família ou a comida, mas por baixo disso há algo mais profundo.

Talvez a insatisfação no relacionamento, problemas no trabalho, muitas pressões ou traumas do passado nos levem a discutir disfarçando algo pontual.

2. Se olharem nos olhos

Inclusive, no pior momento de uma discussão, ou quando ela já acabou, é fundamental o contato visual. Dizem que “os olhos são o reflexo da alma” e talvez aquilo que a boca diz não é o que o olhar expressa. Para finalizar uma discussão às vezes basta que se olhem fixamente por alguns segundos.

3. Se aproximar

Outra maneira de se reconciliar de uma discussão é deixar de lado a distância física. Um abraço, um carinho ou simplesmente estar em contato “pele na pele’ pode ser o suficiente para diminuir as revoluções e proporcionar uma solução ao problema.

Se aproximar é, sem dúvidas, um “corte” na briga e é uma forma de demonstrar que, apesar de tudo, o relacionamento vem em primeiro lugar.

Homem querendo se reconciliar depois de uma discussão

4. Se desculpar

Muitas vezes é preciso deixar o orgulho de lado e saber em que momento que dizer “sinto muito” é o necessário para melhorar as coisas. As desculpas precisam ser sinceras e não uma tentativa de apagar o incêndio só com uma gota d’água.

Em ocasiões, a humildade diante de uma discussão pode ser de grande utilidade. Pense se vale mais ser orgulhosa ou ficar bem com o seu namorado. É verdade que os erros não são sempre próprios, mas se a relação realmente te interessa, seja você a dar o primeiro passo que permita a reconciliação.

5. Tomar ar fresco

Outra maneira de agir depois de uma discussão de casal é sair para dar um passeio. Dizem que é a melhor forma de clarear as ideias e reduzir a raiva. Talvez isso funcione para evitar que as coisas “fiquem maiores” e comece a jogar na cara algo que aconteceu há anos.

Lembre da regra de “não ir dormir zangada” já que a ideia de tomar um pouco de ar é para proporcionar uma reconciliação, não para se afundar mais na depressão ou na raiva. Ao voltar desse passeio, retomem a conversa. Talvez vejam as coisas de outra maneira.